Você sabia que nós brasileiros ficamos conectados à internet por mais de nove horas por dia? Foi o que uma pesquisa feita pelas empresas Hootsuite e We Are Social apresentou.
Com tanta conexão e os acontecimentos dos últimos anos, como a pandemia, nossa migração para o mundo digital aconteceu rapidamente. Tudo isso fez com que o e-commerce entrasse na onda e apresentasse um crescimento cada vez maior.
E com tantos concorrentes investindo em maneiras de atrair novos clientes, como gerar tráfego para o seu e-commerce? Nós vamos ajudar você a resolver essa questão, separamos algumas dicas para ajudar você a gerar tráfego para seu e-commerce e aumentar suas vendas!
O que é tráfego para e-commerce
Antes de falarmos sobre as dicas, é importante entender o que é o tráfego para e-commerce e como ele funciona.
Basicamente tráfego é o fluxo de visitas em determinada página da web. Ou seja, é a movimentação que sua loja virtual precisa para conseguir vender.
Quanto mais movimento, mais chance de vendas fechadas.
Para que isso aconteça, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas, como o investimento em tráfego pago e estratégias de tráfego orgânico.
Vamos falar sobre todas e quais são as melhores maneiras para aplicá-las.
Tráfego orgânico
A grosso modo, o tráfego orgânico é todo aquele que não demanda investimento financeiro direto.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tráfego orgânico não é gratuito. Isso porque, apesar de não ser necessário investimento em mídia paga, elaborar e aplicar uma estratégia de tráfego orgânico é trabalhoso e leva tempo.
Por isso, quando se inicia uma estratégia de tráfego orgânico, os resultados começam a surgir entre seis meses e um ano.
O principal pilar do tráfego orgânico para e-commerce é o conjunto de técnicas chamado de Search Engine Optimization, ou SEO.
Resumidamente o SEO é uma junção de várias estratégias para colocar seu site nas melhores posições de mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
Otimizar seu e-commerce para SEO é necessário por uma série de motivos, entre eles está o fato de que a grande maioria dos usuários se detém na primeira página de resultados dos mecanismos de busca, e a segunda é que as primeiras posições são extremamente disputadas.
Isso acontece porque os mecanismos de pesquisa realizam uma análise criteriosa de todas as páginas indexadas na Web e colocam os conteúdos ordenados de acordo com sua percepção de relevância.
Descrição dos produtos
Uma das principais formas de otimizar o seu e-commerce para SEO é descrever seus produtos de forma inteligente. Nunca use a descrição padrão enviada pelo fornecedor ou fabricante pois dessa forma estará abrindo mão de uma de uma série de benefícios.
Desse modo, entre algumas das melhores práticas para realizar a descrição dos seus produtos estão:
Otimize a descrição para SEO por meio da utilização de palavras-chave com alto volume de buscas relacionadas ao seu produto. Além disso, busque repetir a sua palavra-chave de modo a representar entre 1% e 3% do total de palavras da página.
Por exemplo, se a sua página contém 1000 palavras, repita a palavra-chave relacionada ao produto entre 10 e 30 vezes.
Mas lembre-se de ser sempre natural e inserir a palavra-chave de maneira que realmente faça sentido, do contrário os mecanismos de busca penalizam a página por spamming.
Fora isso, realize a descrição de maneira criativa, expondo mais do que apenas os atributos técnicos do item, busque expor os benefícios e vantagens relacionados à utilização do produto,
Crie um blog para seu e-commerce
Independente de qual seja a atividade da sua empresa, criar um blog e alimentá-lo com conteúdos educativos e construtivos é uma das melhores maneiras de gerar tráfego para e-commerce.
Basicamente o blog funciona para demonstrar autoridade em sua área de atuação. Por exemplo, se você comercializa eletrônicos pode fazer postagens em seu blog sobre tecnologia.
Desse modo, a percepção do público a respeito da expertise do seu e-commerce no segmento se torna mais positiva.
Além disso, postar em um blog no seu e-commerce faz com que o Google também enxergue seu site como relevante, visto que os usuários buscam soluções para problemas relacionados à sua área de atuação.
Tráfego pago
Enquanto no tráfego orgânico os resultados demoram um pouco a começar surgir, no tráfego pago eles são praticamente instantâneos.
Isso acontece porque ao investir em anúncios pagos a plataforma utilizada coloca a página escolhida em evidência, independentemente dos fatores de ranqueamento dos mecanismos de busca.
Para que essa estratégia funcione, é preciso pensar em um plano de mídia, definindo quais serão os objetivos e como alcançá-los. Existem uma série de ferramentas disponíveis para realizar anúncios pagos, cada uma com suas particularidades. Falaremos um pouco das principais a seguir.
Facebook Ads
No Facebook Ads é possível criar diversos tipos de mídia para anúncios, como em fotos, vídeos e textos.
Ele também oferece a possibilidade de segmentação do público, onde você pode definir a exibição do seu anúncio com base em interesses, gênero, idade, profissão, status de relacionamento, localização e muito mais.
Instagram Ads
Correlato ao Facebook Ads, o Instagram Ads é excelente para aproveitar o apelo visual do Instagram. Também possibilita fazer anúncios em vários formatos como stories, reels e até no IGTV.
Google Ads
Essa é a plataforma mais utilizada para anúncios. Com o Google Ads é possível anunciar na rede de pesquisa, no YouTube, em aplicativos e sites parceiros do Google Adsense.
Há também a possibilidade em segmentar o público definindo sua localidade, gênero, faixa etária e outros, mas o principal recurso do Google Ads é a compra de palavras-chave, que possibilita que seu anúncio apareça para usuários que buscam por um termo específico.
A ferramenta também possibilita testes A/B para validar quais estratégias estão sendo eficazes e quais não. Dessa maneira você pode saber o que melhorar, caso necessário.
Continue acompanhando nosso blog e encontre mais temas como esse!