Com a chegada do inverno, a prática de esportes, sobretudo ao ar livre, tende a ter um menor número de adeptos. Além disso, há um dilema: quais roupas devem ser usadas?
Em vez de culpar o frio por deixar de se exercitar, o melhor é usar roupas adequadas, como moletom e legging, e continuar praticando a atividade com o objetivo de melhorar seu desempenho.
Quais roupas usar para praticar esportes no inverno?
Veja, a seguir, algumas dicas em relação ao uso de roupas para praticar esportes no inverno.
Vista-se em camadas
Vestir-se em camadas significa colocar ou tirar roupas de acordo com a necessidade. A primeira camada é chamada de segunda pele, uma das peças mais importantes na lista de roupas para praticar esportes no inverno. Isso porque, como o próprio nome diz, a segunda pele forma uma camada extra no corpo, isolando o calor mantendo-o aquecido.
Geralmente, esse tipo de roupa é confeccionado em um tecido que favorece a retenção de calor do corpo. No entanto, vale ressaltar que é muito importante que esse tecido também seja respirável para dissipar o suor.
Já a segunda camada é a peça que fica à mostra e ajuda a manter o corpo aquecido. Em relação às blusas, o moletom ou o soft são as melhores opções para praticar esportes no inverno. Em relação às calças, além do moletom e da legging, outros tecidos mais leves também dão conta do recado, como o poliéster e a seda.
A camada externa ou terceira camada, pode ser uma jaqueta corta-vento que, como o próprio nome sugere, ela tem o poder de bloquear a entrada do vento nas outras peças de roupa.
Não se esqueça de aquecer as extremidades
Algumas pessoas esquecem da importância de manter as extremidades do corpo aquecidas, como pés, orelhas e mãos. Manter essas partes aquecidas é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo.
Nos dias mais frios, é indicado se proteger com luvas, meias grossas de algodão, gorros, etc. Tudo isso para manter você aquecido e deixar a prática do seu esporte predileto mais agradável.
Calças
Nos dias mais frios, é importante manter as pernas aquecidas, mesmo se você estiver habituado a usar somente bermudas. Nesse momento é que entra a legging, o moletom e as calças térmicas, que já podem ser encontradas no mercado com facilidade.
As calças térmicas coladas ao corpo para manter a temperatura corporal, sendo as peças ideais para serem usadas como segunda pele. Elas possuem um tipo de isolamento térmico que elimina a umidade e facilita a transpiração.
Tecidos tecnológicos
A tecnologia já é algo real nas produções das roupas e, quando se trata de roupas adequadas para praticar esportes no inverno, ela é muito bem-vinda. Haja vista os tecidos tecnológicos usados pelos atletas, como o modelo felpado interno, que combina o elastano e a poliamida, deixando a roupa bem leve e com uma excelente regulação térmica.
Além disso, ele protege a pele contra os possíveis danos que os raios ultravioletas (UVB e UVA) podem causar e possuem tratamento antibacteriano, que impede que o mau cheiro causado pelas bactérias se espalhe.
Outro tecido que aparece na lista dos tecnológicos é o neoprene. Ele é emborrachado, impermeável e flexível, sendo um grande aliado dos esportes aquáticos — especialmente surf e natação.
Por fim, vale ressaltar que mesmo que você não more no exterior, é necessário ter cuidado com o choque térmico. Por esse motivo, é importante agasalhar-se após manter o corpo aquecido durante a prática esportiva em um ambiente fechado. Assim, seu organismo irá se adaptar aos poucos à temperatura mais baixa.