Desde que a Era da Informação se tornou evidente com a evolução da tecnologia, o Marketing Digital foi uma das áreas que encontrou um espaço significativo e com propriedade para auxiliar diversos setores e, com isso, vem despontando como ferramenta crucial para marcas diversas.
A sociedade se encontra cada vez mais envolvida por diversos equipamentos eletrônicos que possuem acesso à internet. Existem os óbvios, que foram feitos para esse tipo de serviço, como computadores, notebooks, tablets e celulares.
Entretanto, há muitos aparelhos que estão se adaptando ao longo do tempo, e permitem a automatização além de ambientes profissionais, como linhas industriais e centros comerciais, alcançando os espaços residenciais. Com isso, itens domésticos, por exemplo, também passaram a estar conectados.
Dessa forma, as empresas passaram a enxergar uma nova oportunidade de oferecer produtos e serviços diretamente ao público-alvo. Ou seja, utilizando o marketing digital exatamente de acordo com as características de cada pessoa, de forma mais direcionada e adequada.
Isso é válido por meio meio de softwares dedicados, presentes em diferentes eletrodomésticos, como televisores, geladeiras, por exemplo, além de assistentes virtuais que ganham cada vez mais espaço no dia a dia de famílias
Empresa preparada para comunicação abrangente
Falar com o público-alvo está cada vez mais fácil, tamanha é a acessibilidade disponível pelos meios digitais ao alcance das pessoas, empresas e sociedade
Por isso, uma marca precisa preparar um planejamento de marketing digital que proponha uma comunicação abrangente, igualitária e que reúna a nata da publicidade tradicional com o que a tecnologia oferece e mantém ao alcance de todos.
Vale lembrar que as mídias tradicionais de divulgação, como TV, rádio, jornais e revistas ganharam novos modelos nos meios digitais, com plataformas de áudio e vídeo, portais de notícias e as redes sociais, e podem estar conectadas por meio de outras tecnologias (como os sistemas smart ou mesmo uso de qr code, por exemplo).
Os modelos se mesclaram, permitindo um amálgama entre as mídias para que as empresas possam aproveitar melhor o tradicional e o moderno.
Sendo assim, vale se preparar conhecendo 8 dicas que podem ser implementadas dentro de um planejamento de marketing digital eficiente e atrativo.
1. Aplique a estratégia de inbound marketing
Essa estratégia também é conhecida como marketing de atração pelas características propostas desde o início, realmente visando atrair os leads, como são chamados os potenciais clientes, para prestar atenção a uma marca, um produto ou um serviço.
As bases do inbound marketing são:
- Atrair;
- Converter;
- Vender;
- Reter.
Essa aplicação deve ser proposta em ações que atraem os leads, com ferramentas automatizadas que ajudam na execução e mensuração conforme os objetivos são atendidos dentro do aumento de interesse apresentado.
Quando uma empresa tem a necessidade de fazer a locação de chiller para empregar no escopo industrial disponível para climatização de equipamentos, passa a fazer uma pesquisa ampla sobre potenciais fornecedores e produtos disponíveis no mercado.
Por isso é importante ressaltar que o inbound marketing não está relacionado apenas ao consumidor direto. Nesse contexto, o mercado B2B (Business To Business), em todos os segmentos produtivos e operantes em diferentes situações entra em ação..
2. Blog e site fazem parte da divulgação
Para alcançar o nível de excelência no inbound marketing, é preciso compreender que sempre haverá espaço para investir em conteúdos que precisam ficar disponíveis para o público-alvo.
Caso um galpão industrial tenha a necessidade de fazer a renovação do Laudo CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento) para garantir o auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB), é preciso encontrar informações sobre as medidas que devem ser tomadas.
Sendo assim, um blog com artigos técnicos sobre as dimensões do galpão, que precisam ser a partir de 750 m², com ao menos 12 metros de altura, ou então maior, garante a divulgação de forma correta e acessível.
Um site com dados essenciais faz parte da estratégia de marketing digital, pois o espaço ocupado no mundo virtual impede que a concorrência tenha destaque.
3. Compreenda o funil de vendas e jornada de compra
Toda vantagem proposta para o lead é uma maneira de garantir a atenção de produtos e serviços disponíveis em uma loja virtual, um e-commerce ou um marketplace.
A oferta de brindes personalizados para empresas que querem reforçar a marca junto ao público-alvo está estritamente relacionada ao funil de vendas que o lead atravessa, fazendo da jornada de compra algo prazeroso, apesar de oneroso.
Isso é, um brinde pode atrair a atenção para um produto ou serviço, e isso servir de estímulo para que a compra seja concretizada com sucesso, elevando o marketing digital a um patamar diferente das estratégias tradicionais e conciliando a experiência digital ao meio físico.
4. Desenvolva um conteúdo relevante ao público
Para que as pessoas possam disponibilizar tempo e atenção para uma marca, é preciso oferecer um conteúdo direcionado ao público-alvo e bem planejado.
As estratégias de marketing digital contam com técnicas únicas, como a prática de SEO (Search Engine Optimization), em que as palavras-chave servem para otimizar o motor de busca de plataformas digitais.
Nesse ponto é importante destacar que se for preciso que uma serralheria informe seu público que tem à disposição chapa de alumínio composto ACM preço baixo e produto de qualidade, isso deve ser apresentado em textos, podcasts ou mesmo vídeos explicativos.
As ideias podem ser apresentadas nesses diferentes formatos, para alcançar o maior número possível de público. O uso de palavras-chave pode ser destacado, por exemplo, com a aplicação de hashtags (#) nas redes sociais.
5. Invista em anúncio pago em diferentes plataformas
A prática de SEO ajuda no engajamento de um mesmo público interessado em determinados assuntos, seja procurando produtos, serviços, ou qualquer outro modelo de negócio relacionado à internet.
A proposta é que os blogs, sites e redes sociais, cada uma com características e funções próprias, tenham acessibilidade, engajamento e tráfego de usuários.
Entretanto, as empresas que fazem Laudo pericial ambiental, por exemplo, devem fazer investimento em anúncios pagos nessas diferentes plataformas.
Esse tipo de custo pode entrar no orçamento do planejamento de marketing digital, dentre outros valores que são necessários, como o desenvolvimento de sites ou acompanhamento e alimentação das redes sociais.
6. Nunca se esqueça das redes sociais
As redes sociais tomaram a vida de internautas de tal forma a partir dos anos 2000, que nos dias atuais é difícil dissociar o que ocorre na vida de uma pessoa com o que está publicado nas redes sociais.
Muitas plataformas estão disponíveis, com funcionalidades e objetivos que podem ser personalizados de acordo com cada usuário.
Para as empresas, estar nesse ambiente é uma forma de expandir o marketing digital, podendo ser encontrado desde marcas que trabalham com elevador de carga Belo Horizonte para o setor industrial, até a divulgação de produtos e serviços nos mais variados segmentos.
Uma empresa que dispensa uma rede social pode estar perdendo muitos seguidores, leads que podem se transformar em clientes ou que contribuíram de forma “voluntária” com o marketing digital a partir do compartilhamento de conteúdos relevantes. Ou seja, perde-se oportunidades de negócio.
7. Saiba quais são os objetivos SMART
Por se tratar de uma estratégia recente, em comparação com a própria história da publicidade, o marketing digital utiliza acrônimos que visam aplicar técnicas como SMART, que visa o emprego de inteligência ou esperteza.
Esse acrônimo da palavra inglesa é formados pelas seguintes iniciais:
- Specific – Específico;
- Measurable – Mensurável;
- Attainable – Atingível;
- Realistic – Realista;
- Time-bound – Prazo definido.
Quando a equipe responsável pelo chão de fábrica de uma indústria, a compra de ferramenta acionada torno CNC pode ser realizada observando o marketing digital aplicado pelas empresas que vendem esse tipo de produto.
Com isso, é importante garantir que os indicadores sejam inteligentes, ou SMART, para que os anúncios possam alcançar o público-alvo de maneira acertada e os objetivos sejam atingidos com qualidade.
8. Técnica de SEO ajuda na visibilidade
As plataformas de busca estão presentes nas redes sociais, mas a página de pesquisa do Google é uma das mais acessadas em todo o mundo.
Para se destacar nos resultados, é preciso aplicar técnicas de SEO e se manter em evidência sobre os produtos e serviços oferecidos.
Dessa forma, quem trabalha no setor da construção civil, por exemplo, e oferece plataformas verticais para construção de prédios e edifícios, pode utilizar palavras-chave que chamam a atenção dentro do marketing digital.
Isso permite o destaque contínuo nos resultados que aparecem nas plataformas de busca, mantendo o posicionamento em alta e garantindo autoridade sobre o assunto e ajudando na visibilidade de blogs empresariais e sites corporativos.
Conclusão
A visibilidade alcançada a partir do emprego dessas dicas de marketing digital em uma empresa eleva de forma significativa, impactando também no faturamento.
As estratégias digitais adotadas rendem um marketing de atração, por vezes personalizado, em outros momentos se torna uma expressão coletiva que garante engajamento e retenção dos consumidores.
Tudo isso explorando todo o potencial proposto por meio de ferramentas essenciais:
- Inbound Marketing;
- Mídias sociais;
- Técnicas de SEO;
- Tráfego pago.
É muito importante reconhecer que o potencial da internet é infinito, porém é preciso manter sempre o bom senso e a criatividade em todos os momentos.
Isso torna os produtos e serviços mais acessíveis, aumenta o interesse do público e ganha popularidade significativa, gerando relevância e confiança.
A definição de uma persona ideal pode se moldar ao longo do tempo, conforme a mudança de hábito da própria sociedade e das novas melhorias que podem ser implementadas dentro do marketing digital.
Tudo torna ainda mais imprescindível apostar na inovação que o marketing digital oferece, sem esquecer que as estratégias podem, e devem, mudar ao longo do tempo conforme interesses e necessidades percebidas.