É possível economizar tempo e dinheiro na hora de cozinhar
Com a pandemia, muitos tiveram de se virar para preparar as próprias refeições e conciliar com a rotina de trabalho ou de estudos.
Mesmo sem muito tempo disponível para tanto, é possível preparar pratos práticos e rápidos, mantendo uma alimentação caseira e saudável. Preparar todas as refeições da semana de uma vez também pode ajudar.
O planejamento começa desde as compras. Não é necessário ter todas as refeições em mente quando for ao supermercado.
Pode-se investir em alimentos versáteis que são possíveis em diversas receitas. Por exemplo, batatas podem ser usadas como acompanhamento ou em um caldo verde.
Para os mais criativos, o importante é ter produtos frescos diversificados para criar o menu da semana.
Já em casa, o ideal é manter a pia sempre limpa e organizada. Uma pilha de louça suja é desmotivadora para começar o preparo de uma nova refeição.
Também ajuda já ir lavando o que não vai usar mais enquanto faz o preparo. Se já cortou os ingredientes, pode lavar a tábua e a faca e tirar do caminho.
É bem importante deixar os grãos de molho para diminuir o tempo de cozimento dos mesmos. Com o gás de cozinha aumentando de preço, qualquer racionamento é válido.
Assim, economiza-se tempo e dinheiro. Enquanto os grãos cozinham, dá para adiantar outras preparações.
Outra dica é usar a mesma panela para cozinhar legumes para receitas diferentes. O importante é salvar tempo e pensar no menu de forma global, e não prato a prato.
O mesmo acontece com o forno. É possível usar o forno para vários ingredientes ao mesmo tempo.
Separar os utensílios certos ajuda o preparo. Também é fundamental separar todos os ingredientes que serão usados e fazer o mise en place que aparece em diversos programas de culinária na TV, que é a organização dos itens já cortadinhos e preparados para a receita.
Se for preparar as refeições de toda a semana, é essencial colocar na geladeira o que será consumido nos próximos três dias, mas congelar as refeições que serão feitas mais para frente.
É possível já congelar as combinações juntas ou separadas. O benefício de congelar separado é poder escolher variações diferentes.
É válido também fazer o pré-preparo de alguns pratos. Por exemplo, preparar um bom molho para salada para ser consumido nos próximos dias e separar os elementos frescos já cortados em potes diferentes. Assim, só precisa montar o prato na hora de forma prática e rápida.