Quanto a Odontologia, é bem comum vermos pessoas confusas quanto a essa especialização. Muitos possuem interesse em se especializar na área, mas não possuem a noção necessária para efetivarem essa escolha.
A decisão de qual graduação fazer é sempre complicada, já que se trata da nossa atuação definitiva no mercado de trabalho.
A Odontologia não se resume apenas ao aparelho ortodôntico e é um dos setores mais abrangentes em atividade atualmente. Veja o perfil necessário para um dentista e as diversas vertentes da Odontologia.
O perfil profissional de um odontologista
Assim como em demais áreas da saúde, o perfil de um dentista se assemelha as qualidades solicitadas ao atendimento de pacientes.
Além dos conhecimentos técnicos necessários para atuar na profissão, é de grande importância que esse profissional seja humanista, empático, possua sensibilidade quanto ao sofrimento alheio e goste de ajudar.
A Odontologia como sendo uma prática científica e profissional transformada à medida que a tecnologia evolui, é constantemente imersa a novas técnicas de tratamentos.
Com isso, o profissional dessa área deve está em constante estudo, se especializando cada dia mais e se tornando cada vez mais qualificado.
Portanto, para crescer profissionalmente como um Odontologista, é preciso ser ágil, estudioso e atualizado quanto as novas informações da área.
Valorização do mercado
A Odontologia, em conjunto a Engenharia, Medicina e o Direito, é uma das profissões mais tradicionais e, também por esse motivo, se trata de uma das mais respeitadas e valorizadas intelectualmente.
Outro motivo é a alta demanda do mercado, já que atua quanto a assistência básica a saúde bucal a todas as idades.
Com essa visão, a Odontologia não é apenas respeitada, mas como extremamente necessária ao mercado.
Entretanto, a busca por excelência é uma das características para se estabelecer e se manter no mercado, visionando o melhor para os pacientes e o público em potencial.
As principais especializações na Odontologia
Por se tratar de um campo amplo de atuação, há uma multiplicidade de especializações que se diferenciam na forma do serviço oferecido ou na faixa etária do público-alvo.
A escolha da especialização vai ser realizada majoritariamente de acordo com os gostos, aptidões, e metas profissionais do que quanto a área em si, uma vez que todas as vertentes possuem a demanda do mercado nos dias de hoje.
Endodontia
A Endodontia possui como princípio a ação preventiva, a vistoria clínica e o tratamento de problemas referentes à região interna dos dentes, como lesões na raiz e na polpa.
O especialista realiza o tratamento de gretas, de danos, cáries que atingem zonas mais fundas e da sensibilidade acentuada.
Ortodontia
A Ortodontia é a vertente que visa o alinhamento dos dentes e a correção de problemas de oclusão. Os procedimentos são realizados com o uso do aparelho ortodôntico e oferecem uma melhor estética ao sorriso e diversos benefícios a saúde bucal.
Implantodontia
O profissional da Implantodontia é especializado no procedimento de implantes dentários, instrumento tecnológico visionado para pacientes que sofreram a perda de dente.
Esse especialista vai realizar procedimentos cirúrgicos para o encaixe desses mecanismos, assim como a efetivação de enxertos ósseos, além dos diagnósticos e do planejamento minudenciado.
Odontologia Estética
A Odontologia Estética se preocupa com a aparência, com o formato do sorriso, e assim, com a harmonia facial e a melhora da autoestima dos pacientes.
Esse profissional vai trabalhar com demais procedimentos estéticos como: facetas de porcelana, lentes de contato, clareamento dental, gengivoplastia, etc.
Odontopediatria
A Odontopediatria é uma especialização restringida ao público infantil e, por esse motivo, possui desenvoltura para lidar com suas particularidades, podendo tratar até mesmo da dentição dos bebês.
Odontogeriatria
Essa vertente é voltada especialmente ao público idoso, atendendo e tratando os demais problemas dentários que atingem a terceira idade.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial
É a especialização que abrange principalmente o ambiente hospitalar no tratamento de danos que agridem os tecidos e os ossos da face.
Quais são as especialidades mais lucrativas dentro da odontologia?
Como percebido, são várias as possibilidades e oportunidades dentro da Odontologia, mas caso ainda esteja em dúvida, leve em conta as que são mais requeridas e de maior necessidade no momento atual. Nos dias de hoje, as áreas de maior crescimento e inovadoras são a Odontologia Estética e a Implantodontia.
A justificativa é que em tempos em a valorização da beleza se vê tão forte, as pessoas estão gradativamente recorrendo a procedimentos estéticos para renovarem sua aparência e autoestima.
Com isso, há a grande procura e a maior tendência de lucratividade.
A Odontopediatria e a Odontogeriatria também possuem relevância no mercado, pois com o crescimento da expectativa de vida populacional, essas especializações possuem uma tendência de expandirem o seu mercado no futuro.
As vertentes mais tradicionais como a Ortodontia e a Endodontia também são boas opções já que estão sempre em necessidade.
Perspectivas de carreira
Assim como a Odontologia possui uma variedade de possibilidades de especializações, assim também é com as possibilidades de se erguer na carreira.
Após garantir o diploma e o registro no Conselho Regional de Odontologia no seu respectivo estado, o dentista pode trabalhar em um consultório próprio, em uma clínica particular, em hospitais particulares, no setor público, nas universidades e até mesmo em empresas e escolas.
Desse modo, com essa demasia de informações se é necessário analisar todas as oportunidades e requisições com calma.
Uma vez que você não se encaixa no perfil de um profissional graduado em Odontologia, não perca 5 anos em algo que não se identifica.
Ao mesmo tempo que o retorno de um dentista possa ser bem vantajoso após certo tempo, durante o processo de formação há uma série de gastos que precisam ser supridos.
Recomendação de Leitura: Mitos e verdades sobre o aparelho dentário invisível