Origem do Concreto armado
O concreto é algo extremamente comum para todo trabalhador da área da construção civil, sendo um dos materiais mais utilizados pelo mundo, dessa forma temos como obrigação saber mais informações sobre ele, quando surgiu, como foi feito e suas principais vantagens e desvantagens.
Um dos primeiros vestígios desse aglomerante na natureza, foram encontrados em Israel na década de 70, por geólogos, que encontraram nessa mistura calcário e argila xistosa, esse é o cimento natural que os primeiros homens utilizaram.
A utilização desse composto ganhou importância quando o homem sentiu a necessidade de moradia, cansados de viver em cavernas, iniciaram uma revolução que dura até hoje, para construir suas próprias casas.
Foi no império romano que tudo começou a se desenvolver, eles descobriram uma cinza vulcânica chamada pozolana que misturada com cal, obtinha um aglomerante que endurece sob a água.
Avançando um pouco mais tudo isso, em 1824 Joseph Aspdin inventa o cimento portland, queimando o calcário e argilas altamente moídas e misturadas em alta temperatura, até que o gás carbônico fosse retirado.
O material obtido era moído, desde então este componente sofreu poucas mudanças.
Foi então em 1850 que o francês Joseph Louis Lambot fez a primeira publicação, sobre o chamado “Cimento armado”, inicialmente utilizado na fabricação de uma canoa de concreto.
O que é concreto armado?
Para entender o que é concreto armado, primeiramente devemos entender o que é concreto:
Concreto: É uma mistura de brita, cimento, água e areia.
O cimento em contato com a água proporciona uma reação química, desta maneira é formado uma pasta resistente que adere os fragmentos de areia e brita.
Resistência do concreto armado
O concreto puro tem grande resistência à compressão, mais tem uma grande falha quando se trata de resistência à tração, dessa forma o uso do aço se torna relevante pois quando adicionado é formado o concreto armado, melhorando sua capacidade de resistir aos esforços de tração.
Vantagens
- Apresenta boa resistência na maioria das solicitações;
- As técnicas de execução são bem conhecidas;
- Proporciona boa trabalhabilidade;
- Baixo custo;
- Resistência ao fogo;
- Estruturas feitas com o mesmo podem ser moldadas em diferentes formatos.
Desvantagens
- Seu peso específico é extremamente elevado;
- Adaptações ou reformas, em muitos casos são complicados;
- O tempo de execução é maior que outros meios de construção;
- Gera muitos resíduos e lixo na obra;
- São necessários formas para fazer o molde de peças
Dimensionamento de estrutura de concreto armado
Para que uma estrutura feita com concreto armado apresente um bom custo benefício e segurança, é necessário que seja dimensionado por um profissional, neste caso um Engenheiro calculista.
O calculista irá dimensionar a estrutura levando em consideração aspectos como resistência, relação custo/benefício.
O engenheiro calcula os esforços que à estrutura será exposta durante sua vida útil, com base nessas considerações ele determina o tamanho da bitola do aço a ser utilizado em cada ponto específico.
Determina também os elementos que compõe uma estrutura, como lajes, vigas, sapatas, blocos de fundação, etc.