Agência de SEO é um nicho que está crescendo no mercado brasileiro. A maioria dos usuários da Internet não sabem, mas a internet é um campo de batalha, ou melhor dizendo, literalmente uma guerra entre empresas.
Os anunciantes e estrategistas digitais, geralmente uma agência de marketing digital, competem numa guerra implacável para chamar a atenção dos consumidores.
O “ranking” das páginas nos motores de busca é hoje a chave para a visibilidade digital das empresas, para aumentar a sua notoriedade e para desenvolver o seu volume de vendas.
Essa necessidade abriu as portas para um novo mercado, que viveu um grande aumento irresistível nos últimos anos, aparecer nos resultados da busca orgânica, e deu lugar a um termo que rapidamente se tornou essencial, a agência de SEO.
O Marketing digital no geral gera muito resultado, mas sem dúvidas, o marketing orgânico é uma das melhores formas de conquistar clientes.
SEO, um mercado em crescimento
Em 2020, as vendas no e-commerce conquistaram US $ 110 bilhões (Forbes) e a maior parte disso tem influência do SEO.
No entanto, esse mercado tem uma particularidade, para a grande maioria das pessoas, ele não existe, porque não sabem ainda o que se trata, principalmente no Brasil.
Quando eles digitam uma consulta no Google e os resultados aparecem, os usuários da Internet estão longe de imaginar toda a maquinaria complexa que acontece por trás de uma estratégia de SEO.
Esta estratégia é uma referência natural: um conjunto de alavancas para operar para colocar com sucesso um link “orgânico” (em oposição existem links “pagos” de publicidade e relatados como “anúncios”) na primeira pesquisa de resultados, com base em uma estratégia cuidadosamente implementada – geralmente por uma agência de SEO.
Invisível para os usuários da Internet, a referência natural constitui um horizonte imediato para um grande número de anunciantes.
O SEO continua a ser a forma mais eficaz de garantir um lugar no topo dos resultados dos motores de busca e a única forma de as empresas ganharem visibilidade.
É simples o porquê, se não estiver na primeira página do Google, um site simplesmente não existe.
As estatísticas mostram que os cinco primeiros links naturais concentram mais de 83% dos cliques no desktop e 74,5% no celular, sabendo que só o primeiro deles reúne 36% dos cliques no desktop e 33% no celular.
Com as mudanças nas necessidades e demandas dos consumidores, essa necessidade só cresceu com o tempo, abrindo caminho para um mercado dinâmico no qual fornecedores específicos entraram.
Para atingir este objetivo de visibilidade, cada vez mais anunciantes confiam sua estratégia de SEO a especialistas, “SEOs”.
Mas embora as grandes empresas tenham a opção de criar suas próprias equipes de SEO, a maioria delas recorre à terceirização – especialmente por meio de uma agência de SEO.
O boom das agências de SEO
A consequência dessa necessidade crescente é o boom experimentado pelas agências de SEO nos últimos anos.
Hoje, o setor tem cerca de dez grandes players (cada agência de SEO nesta categoria tem várias dezenas de funcionários),
Nesse contexto mais do que favorável, uma estrutura qualitativa e inovadora tem todas as chances de crescer rapidamente.
As razões do sucesso da agência de SEO
Essa estrutura de agência oferece uma vantagem significativa, o agrupamento de habilidades. Estas empresas estão organizadas de forma a dispor do know-how necessário para responder a todas as questões digitais que as empresas enfrentam.
E não apenas em termos de referencia natural, os serviços oferecidos cobrem campanhas publicitárias, estratégias sociais e inbound marketing.
Eles também podem garantir o acompanhamento constante dos projetos, independentemente de movimentações internas.
Basicamente, se uma empresa é seguida por um estrategista de SEO dedicado e este tira uma folga, o funcionário que vai tomar conta dos processos é facilitado pela existência de processos de negócios claramente identificados, nas quais vistas pelos programas de SEO.
As grandes agências de SEO têm dezenas de SEOs experientes, num setor que evolui tão rapidamente e de forma tão imprevisível, como o referencial natural.
Cada indivíduo torna-se o elo de uma cadeia de valor tanto mais sólida porque pode contar com competências pessoais aprofundadas.
Em vez de se concentrar apenas na aquisição de tráfego (o que por si só não faz muito sentido), eles utilizam suas diferentes habilidades internas para desenvolver estratégias gerais para melhorar a qualidade do tráfego.
E permitir que as empresas otimizem outro indicador muito mais valioso, a taxa de conversão.
É por isso que a agência de SEO se tornou a parceira preferida dos anunciantes, tendo em vista as evoluções do Google, que complicam cada vez mais o jogo de posicionamento de páginas da internet, isso não vai mudar!