O jogo é arriscado para qualquer um. Para crianças adultas e adultos jovens, pode ser especialmente perigoso. O jogo do seu filho pode ter começado inocentemente com jogos online ou raspadinhas. Os jogos de azar na Internet tornam este passatempo mais acessível do que nunca – por isso não é nenhuma surpresa como é fácil para o seu filho se deixar envolver pela emoção do jogo.
Se o seu filho ou filha tem dedicado cada vez mais tempo e dinheiro ao jogo, seja online ou offline, você tem o direito de se preocupar. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre os perigos do jogo para adultos e jovens.
Por que o jogo é viciante?
A maioria das pessoas não considera os vícios de processos, como o jogo, na mesma categoria dos transtornos por uso de substâncias. Embora seu filho possa não estar ingerindo uma substância viciante, o vício do jogo ainda é uma doença cerebral.
Quer se trate de drogas, álcool ou jogos de azar, aqueles que lutam contra o vício não são necessariamente viciados em uma substância ou atividade. Eles são viciados na maneira como essas coisas os fazem sentir. O cérebro libera sinais químicos de uma forma que faz as pessoas desejarem aquela droga ou atividade. Como resultado, o jogo pode ser tão viciante quanto os opiáceos ou o álcool.
A acessibilidade do jogo torna o vício ainda mais arriscado. Os jovens não precisam mais ir ao cassino para satisfazer seus desejos. Os jogos de azar online colocam o vício do seu filho ao seu alcance – literalmente. Mas é importante ressaltar que você pode jogar slots grátis em slotarchive.org/pt/ não há necessidade de gastar dinheiro, todos jogam para se divertir.
Como posso impedir que meu filho ou filha jogue?
Em última análise, você não pode forçar seu filho ou filha a parar de jogar. No entanto, a sua aprovação ou desaprovação continua a ser uma das influências mais fortes na vida do seu filho. Quer seu filho seja um jovem ou um adulto totalmente independente, sua opinião, valores e experiência são importantes. Você pode orientá-los e incentivá-los a buscar ajuda quando notar um problema.
Como ajudar alguém com um problema de jogo
Se você notar um comportamento preocupante, como tempo excessivo e inexplicável na Internet ou cobranças incomuns no cartão de crédito, seu filho pode ter problemas com jogos de azar. Aqui estão três etapas fáceis que você pode seguir para resolver esse problema de frente:
Confrontar: Tenha uma conversa honesta com seu filho sobre suas preocupações. Reafirme os valores de sua família e diga-lhes abertamente que suas ações são inaceitáveis. Eles podem sentir um enorme alívio, pois sem dúvida lutaram com a vergonha e o fardo do peso esmagador do seu vício.
Seu filho quer saber que, apesar de tudo, você o ama. Deixe-os saber que você irá acompanhá-los para obter ajuda, mas que eles devem parar com seus comportamentos prejudiciais de jogo.
Conselho: Como o jogo é uma doença, o tratamento especializado pode ser a única forma de ajudar o seu filho a parar e aprender técnicas para controlar o seu comportamento.