A alfaiataria é um setor da moda que se originou com objetivo de atender somente o vestuário masculino. Entretanto, atualmente é um tipo de roupa que caiu na graça das mulheres, deixando de ser somente uma alternativa sóbria e séria para o ambiente de trabalho. Desse modo, além de ser tendência nas passarelas, peças de alfaiataria vêm ganhado cada vez mais espaço no street style feminino.
No entanto, pode ser que ainda haja dúvidas sobre o que realmente distingue um item de alfaiataria dos demais estilos. Se antigamente, esse tipo de corte era restritamente feito sob medida pelos alfaiates, hoje em dia com os avanços na indústria da moda é possível implementar esse design em grandes produções de peças com tamanhos padronizados.
O que não mudou, todavia, são os requisitos necessários para desenvolver esse artigo com qualidade. Uma boa peça de alfaiataria conta tecidos mais estruturados como linho, lã fria ou gabardine, mas principalmente um caimento alinhado geralmente com elementos como forro, costuras invisíveis, recortes e pences que contribuem para o ajuste perfeito.
Sendo assim, não dá para negar que peças de alfaiataria sempre proporcionam refinamento e sofisticação em qualquer visual. Contudo, o que pode ser um conceito não tão difundido é o fato de que há muitas maneiras de incorporar itens com esse corte nas suas produções que vão muito além daquela estética tradicional do terninho clássico. Por isso, temos a seguir algumas ideias de como usar artigos de alfaiataria seja em ocasiões descontraídas ou então naquelas mais formais.
Peças de Alfaiataria
Blazer
O blazer é um verdadeiro item curinga do guarda-roupa feminino, uma vez que ele pode ser adicionado em cima de qualquer peça para dar uma sofisticada no visual, até mesmo uma simples t-shirt. São muito versáteis, ficando bem com artigos totalmente despojados e informais como croppeds, jeans e tênis ao mesmo tempo que podem fazer parte do traje social completo.
Dessa forma, é uma ótima opção para encontrar aquele equilíbrio perfeito em produções no estilo casual chic, aliando conforto e elegância. Um visual seguindo essa estética que ficou em alta recentemente, sendo reproduzido por diversas fashionistas, foi o combo blazer e biker shorts, item proveniente do sportswear. Em vista disso, é sempre bom ter pelo menos um blazer no armário, mesmo que seja apenas para dar um up naquele look mais basiquinho.
Colete
Já foi o tempo em que o colete de alfaiataria era considerado uma peça antiquada, visto que o seu ar mais formal pode ser facilmente quebrado quando utilizado junto a itens descontraídos. Ainda que, esse artigo seja combinado com uma camisa por baixo é possível trazer uma pegada mais moderna com o restante da produção ou então optar por adicioná-lo por cima de camisetas e blusas que já possuem essa cara mais atual.
No entanto, uma alternativa super estilosa e diferenciada para compor o colete no visual é utilizá-lo como blusa sem nada por baixo. Essa é uma maneira muito sofisticada, apropriada inclusive para ocasiões mais solenes, mas que não deixa o look ficar sóbrio demais. Isso é um exemplo de que utilizando a criatividade e fugindo do óbvio conseguimos encontrar novas maneiras de usar itens que às vezes podem ficar esquecidos no armário.
Shorts
Um short alfaiataria, por outro lado, é um item muito prático e fácil de combinar com outras peças. Elegante, como todos os artigos com esse estilo de corte, ele já possui um design um pouco mais descontraído devido ao seu comprimento curto. Embora isso, entretanto, não impeça que seja uma ótima opção para um visual de trabalho naqueles dias mais quentes contanto que haja cuidados para não desrespeitar o dress code da empresa.
Para looks casuais do dia a dia, ele é uma ótima alternativa ao short jeans, que é sempre muito despojado, sendo, dessa forma, apropriado somente em situações bastante informais. O modelo de alfaiataria, no entanto, é tão confortável e prático quanto ele, mas se adequa a mais situações. Logo, seja com abotoamento ou amarração, colorido ou neutro, estilo bermuda ou mais curto, há de existir um modelo que agrade o seu gosto pessoal.
Saia
Em contrapartida, a saia de alfaiataria pode ser uma peça bem séria ou então mais despojada dependendo do modelo e de seu comprimento. A mídi, por exemplo, é muito utilizada para visuais profissionais sóbrios, enquanto uma minissaia cai super bem em um look informal, especialmente quando combinada com uma blusa descontraída como um cropped.
Da mesma forma, a saia de alfaiataria feita a partir de tecidos mais grossos como o tweed é um verdadeiro clássico do outono/inverno, formando uma bela dupla com botas. Contudo, se o clima de sua cidade não propicia o uso de itens tão pesados, é preferível optar por materiais mais finos como linho ou crepe para poder aproveitar sua peça o ano todo.
Calça
A calça de alfaiataria é um clássico que se reinventou nos últimos tempos, visto que hoje em dia é bastante comum ver o item ser utilizado em produções com uma vibe bem street. Já que modelos com um design mais descontraído como uma clochard junto a itens com uma pegada urbana resultam em um visual muito moderno e atual, hype entre as gerações mais novas.
O estilo tradicional, mais alinhado, todavia, se mantém uma opção atemporal e elegante para ocasiões que exigem um grau maior de formalidade como o local de trabalho. Ao mesmo tempo que alguns cortes e modelagens são bastante versáteis, transitando bem em diversos ambientes, apenas com uma variação na produção. Desse modo, é só escolher o tipo de calça de alfaiataria que atende as suas necessidades e desfrutar sua peça ao máximo.
Terno
Nenhum outro visual confere tanta sobriedade e seriedade quanto um terno no estilo clássico. Para quem, no entanto, não tem como objetivo criar essa imagem formal, existem opções mais despojadas e menos tradicionais. Modelos com cores chamativas ou com uma modelagem bastante oversized podem, inclusive, passar uma ideia de irreverência, porém sem perder a imponência que o conjunto traz para o visual.
Esse é um item que talvez não seja tão essencial para o guarda-roupa de algumas mulheres, principalmente para aquelas que não tenham necessidade de utilizá-lo para o trabalho. Mas que não deixa de ser um traje que proporciona muito poder e sofisticação, por isso, quem nunca sequer experimentou um terno pode ser que o resultado lhe surpreenda, virando algo parte do seu guarda-roupa cotidiano.