Você sabe quando é o aniversário da poupança ou está fazendo suas retiradas em qualquer dia do mês? Se você não conhece essa data, pode estar perdendo dinheiro, pois os rendimentos da caderneta só são contabilizados 30 dias depois da aplicação.
Entenda a seguir o que é a data de aniversário da poupança e porque você só deve retirar dinheiro nesse dia.
O que é data de aniversário da poupança?
A data de aniversário da poupança é o dia em que o valor investido rende de fato. Esse momento acontece a cada 30 dias. Ou seja, quando você deposita um valor na caderneta de poupança, a rentabilidade sobre ele só será paga depois de um mês.
Por exemplo, se a poupança está rendendo 0,5% ao mês e você depositou R$ 100 no dia 15 de abril, só vai receber o rendimento de R$ 0,50 no dia 15 de maio. Ou seja: se você resgatar o dinheiro antes desse prazo, não terá rentabilidade alguma.
Por isso, é importante conhecer a data de aniversário da conta poupança e planejar corretamente suas retiradas. Em outros investimentos de renda fixa, isso não acontece, pois a rentabilidade começa a ser contabilizada assim que você aplica o dinheiro.
Como saber a data de aniversário da conta poupança?
Você pode consultar a data de aniversário da sua poupança no extrato da sua conta, emitido pelo banco. O sistema funciona de forma diferente de acordo com a instituição financeira.
Por isso, é fundamental verificar seu extrato para entender as datas e planejar melhor os seus investimentos. Um detalhe importante é que as datas de aniversário que caem em sábados, domingos e feriados são transferidas para o próximo dia útil. Embora os rendimentos sejam calculados contando todos os dias, eles só constam no saldo em dias úteis.
O que acontece se tirar o dinheiro da poupança antes do aniversário?
Se você tirar o dinheiro da poupança antes do aniversário, ficará sem nenhuma rentabilidade. Ou seja, você não vai perder dinheiro, mas também não vai ganhar um centavo pela sua aplicação — o que não faz sentido, já que o objetivo é ter algum retorno financeiro.
Logo, o ideal é sempre se programar para retirar o valor na data de aniversário exata da poupança. Assim, você não perde a rentabilidade do mês anterior e nem parte da rentabilidade do mês seguinte.
Além disso, para facilitar a organização da poupança, é indicado fazer os depósitos em uma data fixa do mês. Muitos bancos oferecem a possibilidade de programar aplicações automáticas, para que o valor seja depositado todo mês no mesmo dia sem que você precise se lembrar.
Nesse caso, o melhor é configurar as aplicações para um dia próximo à sua data de recebimento de salário.
Por que a poupança não é a melhor escolha?
A poupança é o investimento com menor rentabilidade entre todas as opções da renda fixa, que é a categoria cuja rentabilidade é definida no momento da aplicação. Além disso, a questão da data de aniversário dificulta ainda mais o planejamento e pode causar a perda de rentabilidade diante do menor descuido.
Muitas pessoas escolhem a conta poupança por falta de conhecimento sobre o mercado financeiro, já que existem investimentos de baixo risco e liquidez comparável com retorno maior. Algumas alternativas à caderneta de poupança que rendem mais e oferecem segurança e liquidez são:
- CDB (Certificado de Depósito Bancário), que pode ser prefixado ou pós-fixado, com várias opções de liquidez (prazo de vencimento)
- Títulos do Tesouro Direto, o programa de títulos públicos do governo federal. O Tesouro Selic é uma boa opção para quem busca baixo risco e liquidez diária
- Fundos de investimento de renda fixa, que funcionam como condomínios de investidores com um gestor profissional. Existem fundos que investem em títulos públicos, CDBs, cotas de outros fundos, entre outras opções
- Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA).
Ficou claro o que é o aniversário de poupança e por que você precisa ficar atento a essa data? Agora é com você: conheça as opções de investimento em renda fixa além da caderneta e encontre a aplicação ideal para os seus objetivos.