Está precisando de dinheiro e não sabe a quem recorrer? Veja como fazer a antecipação do saque-aniversário, para pegar parte do seu saldo do FGTS.

Entenda o que é e como funciona essa linha de crédito que permite que você tenha acesso ao saque do FGTS de forma antecipada. 

Antigamente, para o acesso ao Fundo de Garantia acontecia apenas em caso de demissão sem justa causa e nos casos garantidos por lei, como doenças graves, por exemplo.

Mas desde de 2020 isso mudou! Venha saber como funciona e quem pode solicitar a antecipação do saque-aniversário. 

O que é saque-aniversário?

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi criado como forma de proteção ao trabalhador com carteira assinada. Esse valor é depositado todo mês pelo empregador e agora pode ser acessado através da antecipação do saque-aniversário.

Essa modalidade foi criada em 2020 para que o trabalhador tivesse a oportunidade de fazer saques anuais de parte do valor do FGTS.

Para entender melhor, antes um trabalhador que se mantivesse no mesmo emprego por 10 anos, só poderia fazer o saque em caso de aposentadoria ou demissão sem justa causa. Ou seja, ficaria com o dinheiro parado por todo esse tempo.

Com o lançamento do saque-aniversário é possível fazer saques anuais que permitem que o trabalhador use o dinheiro, mesmo que se mantenha na mesma empresa trabalhando.

Como fazer antecipação do saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário funciona como um crédito consignado, mas ao invés de ter o valor descontado da aposentadoria ou salário, o desconto é feito direto do saldo do FGTS. 

Com essa modalidade você pode antecipar até 7 parcelas, pagando mensalmente uma taxa. 

É uma forma de acessar seu saldo do FGTS ainda trabalhando. E qualquer pessoa pode solicitar, desde que tenha saldo do fundo de garantia. 

Vale a pena fazer a antecipação do saque-aniversário?

Dependendo do objetivo, fazer a antecipação do saque-aniversário pode ser bastante vantajoso. 

Confira algumas vantagens de antecipar o saque-aniversário:

  • Crédito rápido, sem tantas burocracias;
  • Liberdade de usar o dinheiro da forma que desejar;
  • Sem risco de inadimplência, já que o valor é retirado direto do seu FGTS;
  • Taxas de juros atrativas;
  • Você não terá mais uma dívida para pagar, uma vez que o valor sai do seu saldo do FGTS e não do salário;
  • Você pode antecipar várias parcelas do saque-aniversário, ao invés de pegar apenas uma por ano;
  • Poder pagar dívidas em atraso à vista.

Essas são apenas algumas vantagens, e claro, vai depender da sua situação financeira para saber o quanto vale a pena fazer a antecipação.

Caso você tenha uma dívida de juros altos, esse valor pode ser uma boa solução para zerar suas dívidas com cartão de crédito e cheque especial, por exemplo. E não só isso, o dinheiro pode ser usado para reformar sua casa ou realizar algum sonho que você tenha em mente.

Share.