Você deseja melhorar o entendimento dos seus colaboradores sobre o funcionamento da sua empresa? Então você precisa investir na aplicação da cultura organizacional para melhorar o ambiente de trabalho e o empenho dos funcionários.
Uma política de cultura organizacional bem desenvolvida vai muito além do RH oferecer bons benefícios como cartão alimentação, ela consiste em todo um processo para conquistar e atrair os colaboradores.
Portanto, o texto a seguir apresenta tudo o que você precisa saber sobre a cultura organizacional, como se desenvolver e também os benefícios de sua implantação. É importante que as empresas não achem que investir nos colaboradores é um gasto.
O que é cultura organizacional?
Antes de entrar nos fundamentos principais da cultura organizacional, é importante entender o que de fato é e para que serve a cultura organizacional. De modo geral, se caracteriza pela maneira como a empresa se comporta com seus stakeholders, ou seja, públicos de interesse internos e externos.
Com isso, a cultura organizacional apresenta um conjunto de normas, valores e hábitos que a empresa acredita e deseja passar para colaboradores e clientes. Essa iniciativa possibilita que todos entendam qual a missão que a empresa se propõe a fazer.
Entretanto, a grande dificuldade da cultura organizacional é conseguir pôr em prática todos seus valores e normas. Para isso, é necessário um empenho de todos os colaboradores e até mesmo de clientes que possuem as mesmas ideologias.
Por que a cultura organizacional é importante?
Agora que você já sabe o que é a cultura organizacional, entender a importância dela para o crescimento e consolidação de uma empresa fica menos complexo. A cultura organizacional também é responsável por direcionar e unificar os objetivos de colaboradores e empresas.
Para poder implementar a cultura organizacional é importante que as práticas sejam condizentes com as teorias. Portanto, se é colocado flexibilidade de trabalho como um valor da empresa, é incoerente cobrar bater pontos, por exemplo.
Com isso, ter a cultura organizacional bem disseminada pela empresa favorece para uma melhor satisfação e reconhecimento dos colaboradores. Com isso, esse ambiente de trabalho saudável e estimulante provoca taxas menores de turnover e também estimula novos talentos a desejarem trabalhar na empresa.
Portanto, a cultura organizacional é importante para aumentar a produtividade e os resultados através de uma política clara e harmônica para todos os setores da empresa. É ela que transformará o ambiente de trabalho extremamente competitivo em um lugar de cooperação e amizade.
Como construir uma cultura organizacional
Para continuar entendendo sobre a cultura organizacional é importante conhecer 3 pilares que constroem e moldam a cultura de uma empresa. Vale destacar que eles podem ser alterados à medida que a empresa e o mundo evoluem.
1- Missão
O primeiro grande pilar para desenvolver uma cultura organizacional é desenvolver a missão da empresa. Ou seja, uma palavra ou frase que explique o motivo da organização funcionar. Portanto, é uma maneira de apresentar a identidade do empreendimento e a razão do negócio.
2- Visão
Após definir a missão da sua empresa é necessário construir a visão ou objetivo que a empresa deseja atingir. No entanto, é muito importante que essa meta seja alcançável e esteja alinhada à missão.
3- Valores
Por fim, o terceiro pilar e último a ser desenvolvido é o de valores. De modo geral, os valores aparecem como os princípios que precisam ser seguidos pelos colaboradores durante a rotina de trabalho.
Com isso, os valores devem funcionar como norteadores do comportamento dos colaboradores. Portanto, os valores tem o objetivo de apresentar ao público externo a imagem e reputação que a empresa deseja criar e transmitir.
4 Benefícios da cultura organizacional
1- Melhor ambiente de trabalho
A empresa com uma cultura bem implementada costuma proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho leve e saudável. Com isso, possibilita que todos tenham conhecimento sobre suas funções e sobre a importância de seu trabalho para o crescimento da empresa.
Portanto, profissionais com mais satisfeitos e expostos a menos estresses e problemas de relacionamento tendem a serem mais produtivos e também propiciar um ambiente de trabalho mais harmonioso e cooperativo.
2- Aumento da produtividade
Além disso, o bom ambiente de trabalho acaba por provocar o aumento da produtividade Em um efeito dominó, o bom ambiente possibilitará um aumento na produtividade da empresa.
Como você já deve ter percebido, a cultura organizacional tem como grande benefício apresentar melhores condições de trabalho, o que automaticamente favorece para o crescimento de todos os colaboradores e da empresa como um todo.
3- Melhores resultados
Com isso, a maior produtividade e assertividade durante o processo de produção provoca a possibilidade de atingir melhores resultados, seja em vendas quanto em criação de melhor imagem e reputação.
Com isso, é possível compreender que a cultura organizacional tem uma série de efeitos positivos para os diferentes setores da empresa e também colaboradores. Afinal, todos tendem a crescer em conjunto, adquirindo melhores relações e também resultados.
4- Retenção e atração de talentos
Você certamente não vai querer sair de um local onde você se sente valorizado e também possui bom ambiente de trabalho, certo? Com isso, a cultura organizacional beneficia tanto na manutenção quanto na contratação de colaboradores.
Afinal, uma empresa bem estabelecida passa a se tornar desejo de consumo para diferentes novos talentos, facilitando o processo de contratação e também aumenta a reputação da marca no mercado.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas sobre a cultura organizacional é possível entender que a cultura organizacional é essencial para o desenvolvimento e consolidação de uma empresa.
Portanto, caso queira melhorar os resultados da sua empresa, procure estudar mais sobre a cultura organizacional da sua empresa e desenvolvê-la para um melhor entendimento de todos os setores e colaboradores.
Por fim, é muito importante que a missão, visão e valores da empresa sejam muito transparentes para os diferentes públicos de interesse da empresa, ou seja, seus stakeholders. Isso vai evitar que ocorra falhas na comunicação interna e externa da organização.