Você sabe o que é, e como atua uma assessoria de comunicação?
Saber se comunicar é uma necessidade de qualquer pessoa, profissional ou empresa. Afinal, a comunicação é a forma básica de relacionamento humano e social.
Simplesmente não podemos existir como sociedade sem comunicação. E para as empresas saber se comunicar bem, com clareza, pode ser a diferença entre uma estratégia bem-sucedida e um fracasso.
Não importa o que seja: quando uma mensagem é enviada, ela precisa ser clara, pois é necessário que seja bem entendida por quem vai recebê-la.
E há muitos atores diferentes envolvidos em uma cadeia de comunicação organizacional: colaboradores, líderes de equipe, gestores, fornecedores, clientes, e assim por diante.
Então, onde entra a assessoria de comunicação em tudo isso? Será que ela pode melhorar a comunicação interna da empresa?
É sobre isso que eu vou falar com você hoje. Vamos começar por esclarecer uma dúvida comum para muitas pessoas.
Assessoria de comunicação versus assessoria de imprensa: qual a diferença?
Para muitas pessoas a assessoria de comunicação e assessoria de imprensa são dois nomes diferentes para a mesma coisa. Mas, na prática não é bem assim.
É verdade que assessoria de comunicação compartilha com a assessoria de imprensa, algumas funções. Por exemplo: lidar com a reputação pública da empresa e fazer a ponte entre o público, a organização e os meios de comunicação.
No entanto, a assessoria de comunicação vai cuidar também da chamada comunicação corporativa. Ou seja, da boa comunicação dentro do ambiente organizacional.
Então, há diferença entre ambas. Afinal, enquanto a assessoria de imprensa foca nas relações públicas e se baseia mais no jornalismo, a assessoria de comunicação vai lidar com questões mais amplas, como vemos a seguir.
Entenda melhor as funções da assessoria de comunicação
A assessoria de comunicação também é conhecida como departamento de comunicação em algumas empresas. E suas principais funções incluem:
- Cuidar da boa circulação de informações dentro da organização;
- Garantir que todos os setores, departamentos e níveis hierárquicos da empresa tenham um bom entendimento;
- Cuidar do jornal interno (caso haja) e da forma como as informações circulam na organização;
- Formular políticas de relacionamento interpessoal que favoreçam o clima organizacional;
- Elaborar estratégias de conteúdo e engajamento para lidar com o público em geral;
- Transformar o conteúdo da sua marca / empresa em uma pauta de interesse midiático para promover sua divulgação;
- Fazer comunicados a imprensa, realizar e organizar entrevistas coletivas (quando for o caso).
Portanto, a assessoria de comunicação precisa estar em constante contato com outros departamentos da empresa, como Recursos Humanos e o Marketing,
Isso é necessário para que o assessor de comunicação possa ter acesso às informações que são necessárias sobre as ações de marketing e os colaboradores da empresa. Ambos peça chave para o bom desempenho de suas funções.
Quem é qualificado para exercer o cargo de assessor de comunicação?
Com tantas responsabilidades o cargo de assessor de comunicação não pode ser exercício por qualquer pessoa. Pois, é necessário reunir alguns conhecimentos que incluem:
- Mídias e meios de comunicação em geral;
- Gestão de pessoas no ambiente organizacional;
- Marketing e publicidade;
- Relações de trabalho;
- Tecnologia e linguagens de mídias, etc.
Então, o profissional que assume a assessoria de comunicação precisa ter um bom preparo e normalmente é formado em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade ou Comunicação Social.
Para as empresas, isso significa que é preciso escolher com cuidado o profissional que cuidará da sua assessoria de comunicação.
Muitas vezes, inclusive, vale a pena investir na criação de um departamento interno próprio para a função.
Independente disso, alguns cuidados são necessários na hora de contratar uma assessoria de comunicação, como vamos ver a seguir.
Como contratar corretamente sua assessoria de comunicação?
Uma boa assessoria de comunicação pode deixar seu ambiente corporativo mais leve, com um bom clima organizacional. Portanto, você também um maior rendimento e produtividade dos seus colaboradores.
Mas, por outro lado, se a assessoria contratada não for eficiente, ou não tiver os conhecimentos necessários, a sua organização pode ser prejudicada.
Afinal, não apenas seu clima organizacional pode piorar, como a imagem pública da sua empresa pode ser afetada por estratégias mal conduzidas pela assessoria.
Isso significa que é preciso contratar corretamente sua assessoria de comunicação. E para isso alguns cuidados são importantes.
Confira.
Não escolha a primeira agência de assessoria ou assessor que encontrar
Mesmo que você esteja com pressa, e precisando muito de um bom serviço de assessoria de comunicação, não contrate o primeiro candidato que encontrar.
Faça uma pesquise e veja quem mais oferece esse serviço. Caso precise, peça indicações para seus contatos de trabalho, amigos, conhecidos e até familiares que possam ajudar.
O mais indicado é que você tenha ao menos duas boas opções para escolher, pois dessa forma você pode optar pela melhor.
Afinal, nem sempre o primeiro candidato que você encontrar é a assessoria de comunicação certa para sua empresa.
Peça referências e portfólio para contratar uma assessoria de comunicação
Não contrate um serviço de assessoria de comunicação sem conhecer de forma mais detalhada a qualidade do trabalho da agência ou profissional que você escolher.
Mas, antes, peça para ver o portfólio do candidato, e fique atento aos detalhes de serviços de assessoria anteriormente prestados por ele.
Então, você pode pegar os dados de contatos de clientes anteriores que foram bem atendidos e contatá-los.
Dessa forma, você pode tanto confirmar as informações anteriormente obtidas, quanto obter maiores detalhes sobre como os profissionais em questão trabalham.
Dificilmente um bom profissional do meio da comunicação não terá um portfólio para lhe apresentar. Então essa é uma das melhores formas de conhecer o trabalho de quem você está contratando.
Deixe claro os objetivos e metas do seu negócio
Quando estiver negociando com seu futuro serviço de assessoria é importante deixar claro, quais são as metas e objetivos do seu empreendimento.
Pois, dessa forma, você pode avaliar se o profissional ou equipe escolhida tem sintonia com as suas metas e entende quais são os objetivos da sua empresa.
Isso é um detalhe muito importante, tente em vista que seu assessor de comunicação cuidará das comunicações dentro e fora da sua empresa. Portanto, contratar alguém que compreenda bem o seu empreendimento é sem dúvida um pré-requisito.
Entenda que você precisa confiar dados e informações ao seu assessor
Você precisa confiar dados e informações importantes sobre a sua empresa a sua assessoria de comunicação.
E, é claro, algumas vezes podem ser informações sigilosas. Por exemplo: informações sobre o perfil de cada colaborador ou questões de gerência.
Mas, essas informações são necessárias para que a assessoria de comunicação realize seu trabalho da melhor forma. Tanto para trabalhar sua imagem pública, quanto para organizar as comunicações internas da sua empresa.
Então, escolha uma assessoria de comunicação que transmita confiança. Profissionais sobre os quais você sente que pode confiar essas e outras informações da sua organização.
Conheça como funciona o trabalho da assessoria de comunicação no dia a dia
Profissionais independentes e agências que atuam com assessoria de comunicação podem trabalhar de maneiras bem diferentes umas das outras.
Portanto, pergunte detalhes sobre o trabalho da assessoria no dia a dia com o cliente. Por exemplo: quanto tempo o serviço de assessoria escolhido dedica a cada cliente? E quais serviços são oferecidos?
Essas questões são importantes para que você determinar se a assessoria que você tem em mente realmente oferece o melhor custo benefício para a sua empresa.
Muitas vezes pode ser mais vantajoso procurar outro candidato. Pois, pode ser que a forma de trabalho desse profissional ou agência em específico podem não atender bem as suas necessidades.
Priorize profissionais que se mantenham atualizados e mensurem resultados
Os meios de comunicação são dinâmicos. Uma notícia pode se espalhar rapidamente.
Além disso, questões internas dentro da empresa e que impactam o clima organizacional, acontecem o tempo todo.
Portanto, quem vai cuidar da sua assessoria de comunicação precisa ter dinamismo e um bom jogo de cintura. Isso significa se manter sempre atualizado, tanto do que acontece na sua empresa, quanto do que envolve os meios de comunicação.
Mas, isso não é tudo. O profissional também precisa se manter atualizado sobre sua área de atuação e estar sempre buscando conhecimento.
Por fim, um bom profissional deve ser capaz de apresentar resultados mensuráveis. Por exemplo: um aumento na sua receita em decorrência de maior visibilidade perante o público.
Ou, ainda, um aumento no índice de popularidade e preferência do consumidor pelos seus produtos e serviços.
Dicas finais
Ter uma boa assessoria de comunicação traz muitos benefícios a empresas. E se engana quem pensa que somente grandes empresas podem se beneficiar disso.
Na verdade, médias empresas que lidem com um número significativo de informações internas, já se beneficiariam desse serviço na melhora do seu ambiente organizacional.
E, não se esqueça também, de que sua assessoria de comunicação deve ser capaz de administrar crises. E oferecer respostas rápidas, e adequadas, sempre que for necessário dialogar com o público ou com a imprensa.
Agora você já sabe o que é e como contratar corretamente uma assessoria de comunicação. Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião e deixe um comentário!