Uma dúvida muito comum é: até quando pode tomar remédio vencido? Será que pode dar algum problema ou ainda continuará tendo efeito?
Ainda existem muitos mitos rondando a questão da validade de remédios, mas saiba que existe uma legislação quanto ao prazo de validade, que geralmente é de dois anos.
Você já deve ter visto nas embalagens dos produtos que há a data de fabricação e validade, mas se eu tomar remédio vencido, posso passar mal?
Continue a leitura e descubra a resposta para essa pergunta e muitas outras!
Até quando pode tomar remédio vencido?
Antes de começar, de acordo com a Anvisa, todos os fabricantes são obrigados a estampar nas embalagens, as datas de fabricação (mês e ano) e de validade (mês e ano), bem como o número do lote do medicamento.
Para você entender melhor até quando pode tomar remédio vencido, vamos mostrar aqui as dúvidas mais frequentes, e com certeza, você vai encontrar a resposta que está procurando!
Posso passar mal se tomar um remédio fora da validade?
Na verdade, geralmente não tem problema tomar um remédio fora da validade, mas ainda não se sabe ao certo se serão totalmente inofensivos.
Um outro ponto é a necessidade de respeitar a data de validade em casos de remédios de uso contínuo e antibióticos, pois os efeitos podem ser graves.
Por exemplo, se você faz uso sistemático de algum medicamento, convém respeitar a data limite, caso contrário, o efeito poderá não ser o mesmo.
Essa data limite para o uso do produto é estabelecida pela indústria farmacêutica, com base em testes e experimentos.
Ou seja, após aquela data, elas não garantem mais a sua eficácia e segurança.
Por via das dúvidas, evite tomar remédio vencido!
Isso vale também para vitaminas?
Sim!
Até mesmo a melhor vitamina indicada para idosos conta com uma data de validade, porque os laboratórios não podem garantir a sua eficácia após esse prazo.
Ou seja, da mesma forma que qualquer outro medicamento, isso vale também para as vitaminas.
Colírios podem ser jogados fora mesmo dentro da validade?
Vamos supor que seu oftalmologista receitou um colírio para tratar de um determinado problema. Após terminado o tratamento, você pode sim jogá-lo fora.
Além disso, lembre-se que mesmo um colírio dentro da data de validade não deve ser usado por outro paciente.
Como descartar medicamentos vencidos?
E na hora de descartar qualquer tipo de medicamento, a dica é que seja em um recipiente adequado e se possível, coloque uma etiqueta indicando que se trata de um remédio.
Nada de jogar remédios no lixo comum, no vaso sanitário ou ralo da pia, porque os medicamentos contêm substâncias químicas que podem contaminar a água e o solo.
O ideal é direcionar medicamentos vencidos para postos de coleta credenciados pela Anvisa ou até mesmo em farmácias.
Você também não deve armazenar restos de produtos abertos, como xaropes, colírios, gotas nasais, isto é, medicamentos sob a forma líquida.
Isso porque, são mais instáveis, o que reduz sua vida útil, no caso de embalagem aberta ou violada.
Conclusão
Agora que a sua pergunta para até quando pode tomar remédio vencido foi respondida, preste muita atenção na data de validade e descarte adequadamente todos os medicamentos fora da validade!