O atendimento automático pelo WhatsApp é uma das maneiras que revolucionou a forma de comunicar com os clientes. Essa tecnologia permite uma comunicação rápida e eficaz, de forma online.
E o melhor, é que esse aplicativo é o mais popular do país, estando presente na maioria dos smartphones e sendo um dos mais acessados atualmente. Quer saber mais como essa tecnologia pode ser muito vantajosa para seu negócio? Confira o artigo!
Vantagens de implementar o atendimento automático pelo WhatsApp no meu negócio?
Existem inúmeras vantagens de utilizar o WhatsApp para atender automaticamente seus clientes. Reunimos as principais:
- Disponibilizar mais um canal exclusivo para seus clientes;
- Obter um perfil comercial;
- Autoatendimento rápido;
- Criação de um catálogo de produtos;
- Automatizar as mensagens;
- Mensagens personalizadas;
- Qualificação de leads;
- Aumentar o volume de pessoas que sua empresa pode atender;
- Análise de estatísticas;
- Integração com outros sistemas;
- Selecionar etiquetas que organizam as conversas.
Essas são algumas das vantagens trazidas por esse tipo de atendimento que pode, a longo prazo, trazer muito mais benefícios. E como se trata de um aplicativo, é comum que o aplicativo crie mais funções que venham incrementar ainda mais o uso de suas mensagens automáticas no futuro.
10 Dicas para fazer atendimento automático pelo WhatsApp
Para aprender de vez como conseguir criar um que funcione e traga resultados para sua empresa, veja abaixo dicas importantes que irão tornar seu atendimento pelo aplicativo completo e eficiente para trazer bons resultados para seu negócio:
1. Utilize o WhatsApp Business
Esse formato é o ideal para negócios, pois permite criar um perfil comercial e usufruir de diversas vantagens. Entre elas, é possível exibir informações importantes, como: e-mail, site e localização do negócio.
Outra vantagem é que o cliente não precisa sair desse canal para acessar outro para obter informações básicas sobre sua empresa, facilitando assim que o cliente permaneça com a comunicação e não se perca.
2. Faça a união entre a automação do WhatsApp e atendimento humano
Para melhorar ainda mais o atendimento e torná-lo mais eficiente, ferramentas de automação como o Zap Suite Automação de WhatsApp podem ser essenciais.
Essa solução permite a criação de fluxos automatizados de mensagens, garantindo que o cliente receba respostas rápidas e precisas.
Além disso, a automação facilita o acompanhamento contínuo, integrando o atendimento humano quando necessário, sem prejudicar a experiência do cliente.
3. Tenha uma linguagem apropriada no seu contato
As mensagens automáticas devem ser criadas de acordo com o tipo de público que costuma entrar em contato e, com isso, mesmo que seja uma mensagem automática, não parecerá tão artificial.
Lembrando de utilizar uma linguagem simples, natural e adequada com o seu público, a fim de atender as necessidades dos clientes de maneira rápida e assertiva.
4. Crie sua mensagem de saudação
A mensagem de saudação é a melhor forma de iniciar o contato com um cliente. Para isso, você precisa criá-la de maneira adequada, natural e com uma linguagem simples. Essa mensagem será automática, e vai ser enviada toda vez que o cliente entrar em contato com a empresa pelo aplicativo.
A dica é se colocar à disposição, mas também oferecer instruções para o cliente realizar pedidos, agilizando o processo de atendimento. Você pode adicionar arquivos de PDF e imagens através de links para facilitar o acesso do cliente aos produtos, cardápio, e muito mais.
Atenção para não cometer erros de português, além de deixar as mensagens claras e coesas. Vale também utilizar emojis e dar espaços entre as linhas para facilitar a leitura. E evite fazer uma mensagem curta ou grande demais!
Para te ajudar, separamos esse artigo com opções de mensagens de saudação para Whatsapp Business, com dicas para você vender muito pelo aplicativo. Confira!
5. Utilize respostas rápidas
É fundamental saber conduzir uma conversa, principalmente quando lidamos com o público. Uma dica é criar atalhos de respostas rápidas para as perguntas mais frequentes que seu negócio recebe, e assim, prever futuras dúvidas para agilizar o atendimento.
Pode ser utilizado tanto em mensagens de saudações, como no final do pedido, entre outros processos da empresa.
6. Também crie mensagens de ausência
Também é possível criar mensagens que informem a ausência da sua equipe, como quando o estabelecimento está fora do horário de atendimento estipulado no perfil comercial.
Esse tipo de atalho é muito importante para quem deseja sempre reter clientes. Afinal, com um atendimento automático, o seu comprador não se retira imediatamente e sabe que pode aguardar o retorno do funcionamento do estabelecimento.
7. Cuide do pós-venda
Com mensagens específicas, você pode programar o aplicativo para perguntar sobre a experiência da compra logo após todo o atendimento. Também é possível enviar pesquisas e formulários de satisfação para todos os seus clientes.
8. Faça uma análise de dados
O atendimento pelo WhatsApp só vai funcionar e dar certo se você melhorar cada vez mais o seu atendimento por meio do aplicativo e a única maneira de fazer isso é coletar e analisar dados.
Com o aplicativo, você também pode analisar métricas de conversas, desenvolver relatórios e gerenciar seus contatos.
A partir disso, você pode avaliar se seu atendimento está adequado ou não, além de definir melhorias, caso seja necessário. Lembrando que esses relatórios também podem ser usados para apresentar os resultados obtidos no atendimento pelo aplicativo.
9. Crie um SAC
Aproveite o aplicativo para criar um SAC, e assim facilite a comunicação com os seus clientes. Afinal, é um canal mais simples e prático para o público enviar as solicitações, sugestões ou reclamações, e a empresa de poder atender da melhor forma.
Inclusive, no aplicativo é possível enviar arquivos diversos, como imagens, PDF, etc, e também realizar vídeo-chamadas, o que pode agilizar o atendimento e comunicação.
10. Explore todos os recursos do WhatsApp Business
E por fim, uma dica fundamental para você ter um atendimento completo pelo aplicativo é explorar todos os recursos e ferramentas do WhatsApp Business. Existem variadas e úteis ferramentas que tornarão a sua experiência e a dos seus compradores, mais completa e prática.
Veja abaixo alguns exemplos de recursos:
- Ferramentas de anúncio;
- Grupos com seus compradores;
- Atendimento automatizado;
- Catálogo de produtos e serviços.
Estes são recursos muito úteis para você utilizar em seu WhatsApp Business e no seu atendimento automático. Utilize e explore esses recursos e ferramentas e veja suas vendas e o seu atendimento melhorarem exponencialmente!
Vale a pena investir no atendimento automático com o seu WhatsApp Business. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!