Há quem ainda pense que é preciso deixar o conforto e a praticidade de lado para se vestir com estilo e elegância. A moda athleisure, que recebe essa denominação pela junção das palavras athletic (atlético) e leisure (lazer), está aí para provar que esse conceito é equivocado. Em alta há várias temporadas, essa estética ganha cada vez mais adeptos com seus visuais que unem peças esportivas com itens mais sofisticados.
O crescimento desse tipo de moda pode ser explicado devido a uma mudança na mentalidade da população que está valorizando mais o autocuidado. O que incentivou a introdução de hábitos mais saudáveis na rotina como optar por fazer o trajeto para o trabalho a pé ou de bicicleta por exemplo. Desse modo, o modo de vestir também precisou ser modificado para que não apenas priorizasse a estética, mas como também a funcionalidade das peças, permitindo uma maior liberdade de movimentação.
No entanto, o athleisure não é necessariamente uma novidade, sendo que na década de 90 e início dos anos 2000 muitos elementos da moda sportswear eram incorporados nos looks que contavam com diversas peças oversized na estética vigente da época que recebia bastante influência do hip hop, assim como do streetstyle de esportes como o skate e o surf. Com isso, pode ser percebida certa semelhança entre a moda da época e algumas tendências que estão em alta no momento.
Além disso, por consequência peças com modelagem mais ajustadas que não trazem tanto conforto para o visual perderam um pouco de espaço, um exemplo disso é o declínio do domínio completo da calça skinny, que durou um longo período. Apesar da peça ainda fazer parte do guarda-roupa de muitas pessoas, outros modelos mais larguinhos estão tendo um destaque maior no momento como a calça jogger jeans cujo estilo é bem esportivo se assemelhando a uma calça de moletom com elástico na cintura e na barra.
Esse é somente uma das maneiras de incorporar o estilo athleisure nos seus visuais, mas confira a seguir algumas ideias para se inspirar na hora de montar seus looks.
Croppeds
Esse item aparece com frequência em looks com a estética athleisure, especialmente aqueles feitos com tecidos com elastano lembrando os tops utilizados na academia. Os croppeds podem compor visuais com uma pegada um pouco mais esportiva ou até serem combinados com peças como sobretudos e calças de alfaiataria que trazem mais sofisticação para a composição.
Os modelos com o decote halter, que terminam bem fechado no pescoço, eram um verdadeiro sucesso na década de 90 e são uma ótimos para valorizar os seus ombros, dando um charme extra para qualquer look. Há também os modelos oversized com tecidos leves como algodão que são opções muito confortáveis, mas que não deixam de ser super estilosos.
Jaquetas
Os dois modelos de jaquetas mais utilizados na moda athleisure são a puffer e a bomber. Confundidos um com outro por algumas pessoas, ambos estilos possuem modelagem ampla, contudo a jaqueta puffer é mais pesada, pois é acolchoada, sendo ideal para climas mais frios. Enquanto a bomber pode ser utilizada em climas amenos, com seus detalhes de elástico nos punhos e no pescoço.
Outra diferença é que ao passo que o modelo puffer é geralmente feita com tecidos impermeáveis como o nylon, o bomber pode aparecer em uma gama maior de materiais. Em todo o caso, os dois estilos fazem a diferença em qualquer visual, existindo a possibilidade de serem utilizados para compor looks combinando com os mais variados itens, como croppeds, t-shirts, calças, saias, shorts e vestidos.
Moletons
Um dos itens mais confortáveis e práticos que existem, os moletons podem trazer muita personalidade para o visual, seja nos clássicos blusões, nas calças ou ainda em peças em que o material não é tão utilizado como casacos. Eles podem ser estampados ou lisos, de qualquer forma a modelagem oversized do item possibilita criar looks despojados e estilosos ao mesmo tempo.
Apesar de ser ideal para compor visuais casuais, é possível deixar o resultado final um pouco mais arrumado com acessórios e calçados mais sofisticados. Uma combinação inusitada, que pode entretanto dar certo seria utilizar o item com sapatos de salto, que não precisam ser desconfortáveis quando possuem a altura ideal.
Biker shorts
A peça, que foi criada originalmente para a prática do ciclismo, ganhou destaque entre as fashionistas com o combo biker shorts com blazer. A cara do estilo athleisure, essa combinação mistura sportswear com alfaiataria que é sempre uma alternativa para montar visuais elegantes, confortáveis e que parecem ter sido criados sem muito esforço.
Além dessa composição já aprovada no universo fashion, há outros jeitos mais descontraídos de utilizar a peça, desde combinações com moletons até camisas de flanela. Uma boa opção é trazer contraste para o visual com o item que é caraterizado por ficar super justo ao corpo e utilizá-lo junto com peças mais largas.
Leggings
Outro item que foi inventado para a realização de exercícios físicos, as leggings são muito versáteis, já que podem aparecer tanto em composições casuais como em visuais sofisticados. Inicialmente feita apenas de tecidos utilizados apenas para a prática de esportes como a Lycra, hoje em dia pode ser encontrada em outros materiais como o couro que dão uma aparência diferente para a peça.
A versatilidade do item também pode ser percebida pelo fato de poder ser utilizado em looks de inverno quanto nos de verão, ficando bem junto com sobretudos e blusões assim como croppeds e regatas.
Conjuntos
Pela praticidade de não precisar pensar como combinar as peças do look, conjuntos são muito utilizados no sportswear e foram trazidos para a moda athleisure como uma opção de streetstyle casual. Podendo conter duas ou três peças, existe diversas possibilidades de composição dos conjuntos, que podem ser formados por todos os itens comumente utilizados nesse estilo e já citados nessa lista. Normalmente feito com os mesmos materiais e cores em todas as peças, o visual pode ser que não seja do agrado de todos, entretanto para quem gosta do estilo do look todo combinando, com certeza vai encontrar um conjunto que seja a sua cara. Para conjuntos de duas peças, há sempre a alternativa de dar uma quebrada no visual com um casaco com um design diferente.