Você sabia que a homeopatia pode contribuir para o bem-estar pessoal?
Nem todos entendem a importância que a terapia homeopática tem sobre o autoconhecimento e a saúde, o que impacta na maior qualidade de vida e bem-estar do indivíduo.
Por isso mesmo, resolvemos falar um pouco mais aqui da importância desse tipo de tratamento neste sentido. Acompanhe!
O que é a homeopatia? Entenda aqui!
A homeopatia é um tipo de tratamento que foi desenvolvido no século XVIII por Samuel Hahnemann, um médico alemão que buscava a cura do corpo de uma forma natural.
Atualmente, essa terapia já é reconhecida pela OMS como um tratamento complementar para prevenir e recuperar de doenças, bem como promover a saúde.
Aqui no Brasil, já são 4 décadas que ela é reconhecida como uma especialidade médica e desde 2006 é oferecida pelo SUS para toda a população.
Na questão holística, a homeopatia trata o paciente como sendo um todo, ou seja, ele não atua por partes, apenas naquela que encontra-se doente. Utilizando, principalmente, de fontes naturais. Um exemplo é a thuya, uma planta, que ajuda no tratamento de gripes e resfriados.
Isso porque se entende que o corpo e mente é um só e que precisa estar em harmonia para que o indivíduo esteja saudável e sem doença.
A partir disso, quem é adepto dessa especialidade médica pode obter benefícios como a prevenção de doença, o funcionamento regular do organismo e a promoção da saúde.
A homeopatia e o princípio da semelhança
A base da homeopatia é o princípio da semelhança ou similitude, que diz que os semelhantes curam os semelhantes.
A partir dessa premissa, começou a se fazer experimentações ministrando certas substâncias que causam sintomas de doença em pessoas saudáveis, e depois usando-a em doses menores para tratar o problema.
A homeopatia, então, funciona de uma maneira inversa à medicina tradicional, que busca trabalhar com os efeitos contrários aqueles da doença.
O tratamento homeopático trabalha com a ideia de que o que é semelhante poderá curar, então se algo causa uma doença, é também a resposta para a sua cura.
O uso da homeopatia no tratamento dos transtornos emocionais
Um ponto importante da homeopatia é que ela ajuda no tratamento dos transtornos emocionais, algo que é fundamental para o bem-estar pessoal.
Aliás, a homeopatia sempre considera os aspectos emocionais na questão das queixas clínicas, algo que dificilmente a medicina tradicional faz.
Afinal, nessa especialidade médica alternativa entende-se que é necessário pesquisar todas as questões do indivíduo para compreender o que está causando uma doença.
Além disso, quem é adepto deste tipo de tratamento preventivo consegue evitar e curar uma doença em estágios avançados quando ocorre um tratamento desde as etapas iniciais.
A utilização dos medicamentos homeopáticos
Os medicamentos na homeopatia são produzidos utilizando-se substâncias que são extraídas dos animais, vegetais e minerais, mas antes elas passam por uma grande diluição.
Essa diluição é fundamental para tirar os riscos da substância e torná-la benéfica ao organismo humano.
Isso é feito a partir de processos como a diluição e a agitação, que vão tirando os efeitos nocivos da substância. Os medicamentos são então passados em doses bem pequenas ao longo de todo o tratamento.
Conclusão
Como você viu, a homeopatia é uma especialidade médica que tem como objetivo o tratamento do organismo como um todo ao invés de atuar por partes, o que significa focar na parte mental e corporal como um só.
Neste texto, mostramos como essa prática médica é capaz de promover a saúde e contribuir para que o indivíduo sinta um maior bem-estar, inclusive com o uso preventivo dela.
Conheça mais aqui sobre a thuya e como ela pode auxiliar em sua vida!
O que achou do conteúdo de hoje sobre o autoconhecimento e saúde: a contribuição da homeopatia para o bem-estar pessoal?