Empresas de vários segmentos estão enfrentando grandes desafios para se manter competitivas em um cenário de intensa concorrência, e com o varejo farmacêutico não é diferente.
Dentre as estratégias utilizadas para se manter competitivo, tornar a gestão eficiente é uma das principais formas de ter uma visão macro e criar estratégias que sejam realmente efetivas.
Neste cenário, a automação de processos tem papel fundamental para que gestores e administradores possam otimizar a rotina da equipe, integrar os processos de venda, controlar o estoque, o fluxo de caixa e obter relatórios gerenciais decisivos na tomada de decisão.
Se estavam faltando motivos para você dar esse passo adiante rumo a automação, listamos 5 dicas para automatizar as tarefas da sua drogaria delivery.
1) Invista em um bom software
Um bom software é o primeiro passo para se livrar de processos manuais e das falhas que acompanham este processo.
Por meio dele, será possível realizar a gestão das vendas, controlar entradas e saídas, monitorar o estoque, obter relatórios sobre itens mais vendidos e os que estão parados há muito tempo no estoque.
Existem dezenas de opções de softwares para drogarias delivery, sendo que a escolha deve ser feita com base nas principais necessidades do seu estabelecimento.
No caso das drogarias delivery, vale a pena analisar as opções cujo sistema permite a integração com as vendas feitas pelo site e pelo WhatsApp, o que fará grande diferença no controle dos produtos vendidos e trará mais agilidade, inclusive na entrega.
2) Tenha domínio sobre tributos e finanças
Outro grande benefício da automação de processos é a concentração das tarefas e setores em uma única plataforma, que permite controlar as informações financeiras com maior precisão.
Dessa maneira, com a automação dos processos, todas as atividades passam a ser realizadas seguindo as políticas e as diretrizes estabelecidas pela empresa, reduzindo a chance de falhas e de problemas inesperados.
Gestores e administradores ainda têm acesso ao histórico das operações para consultas, análise, tomada de decisão e futuras auditorias, evitando possíveis multas fiscais devido a erros que poderiam ser facilmente identificados com o sistema.
Para finalizar, os softwares oferecem relatórios completos e automáticos, em alguns casos, separados por tema ou de acordo com o filtro selecionado, permitindo analisar o desempenho individual e da equipe, bem como dos produtos mais e menos vendidos da sua drogaria delivery.
3) Trabalhe a venda pelo WhatsApp
Com várias funcionalidades desenvolvidas para empresas venderem pela plataforma, o WhatsApp é hoje o principal canal de comunicação entre pessoas, e também um dos principais locais para fazer negócios.
É isso mesmo!
No WhatsApp Business, negócios de todos os tamanhos podem cadastrar produtos no catálogo, configurar mensagens automáticas para agilizar o atendimento, mensagens de ausência para não deixar o cliente sem resposta, além de toda facilidade para fazer pagamentos sem precisar sair da plataforma.
Todos esses benefícios representam uma grande oportunidade para as farmácias delivery explorarem as vendas online em canais que oferecem mais agilidade, maior contato com o cliente e mais personalização no atendimento do que o e-commerce.
Pela plataforma também é possível utilizar as ferramentas do PIX e os links de pagamento, possibilitando que o cliente selecione de acordo com a sua preferência na hora de finalizar a compra.
4) Invista em marketing
Trabalhar o marketing de forma contínua é fundamental para obter resultados satisfatórios. Por isso, não deixe para pensar em marketing apenas quando as vendas estiverem ruins.
Crie campanhas e defina estratégias de acordo com objetivos a curto, médio e longo prazo, sempre buscando tornar a sua drogaria delivery conhecida pelo público-alvo e presente na rotina, seja por meio de anúncios de ofertas ou de conteúdos especializados.
Você pode utilizar estratégias de geolocalização para alcançar pessoas em regiões determinadas da cidade, e criar anúncios personalizados por bairro, por taxa de entrega ou outros critérios estratégicos a fim de criar campanhas efetivas.
5) Atenção total ao delivery
Para as drogarias delivery, a etapa de entrega é decisiva para fidelizar os clientes e garantir que eles tenham uma experiência satisfatória desde o primeiro contato até o recebimento em casa.
Por isso, tão importante quanto contratar, capacitar e orientar o motoboy, é importante que os atendentes que recebem o pedido pelo WhatsApp ou pelo e-commerce estejam capacitados para conversar com os clientes.
Além do atendimento ágil, é fundamental que os atendentes sejam prestativos e explicativos, visando oferecer todas as informações necessárias para o atendimento no ambiente online.
Constantemente, também é fundamental atualizar rotas de entrega e estudar os melhores trechos para atender cada bairro ou região com rapidez.
Com o software correto é possível potencializar os resultados e aumentar o faturamento, a partir da definição de protocolos que antes eram inexistentes, mas que servem para padronizar os processos e torná-los mais ágeis.
A automação de processos representa um grande avanço na gestão de vendas, estoque e de atendimento das drogarias delivery.