Escolher uma bike infantil para seu filho é uma tarefa que depende de muita atenção. Não pense que é apenas escolher pela cor preferida! É preciso pensar muito além para conseguir fornecer segurança e conforto ao pequeno.
Diante disso, é necessário pensar em outros pontos importantes, como o tamanho da bicicleta por altura, a segurança que o aparelho oferece à criança, entre outros fatores.
Esses aparelhos proporcionam horas de divertimento e outros diversos benefícios para saúde infantil, como no desenvolvimento ideal da coordenação e equilíbrio. Além disso, andar de bicicleta é considerado uma atividade física completa.
Por isso, é fundamental apostar nos modelos de bicicletas infantis para cada fase da vida que sejam seguros, de alta qualidade e cheios de estilo. Há uma infinidade de opções com temáticas bem divertidas do mundo dos pequenos que vão conquistar os mais variados gostos.
E para te ajudar a optar pela bike ideal para o seu filho, separamos as seguintes dicas para você. Confira!
1. Confira o tamanho de bike infantil
Para isso, é preciso identificar o tamanho do aro conforme a idade da criança, seu peso e altura.
Essa parte, é o local que se coloca os pneus e suas câmaras de ar. Seu diâmetro é aferido por polegadas. A escolha do aro de bicicleta por idade é o ideal para se fazer. Por isso, confira a tabela indicativa de tamanhos:
- 4 – 5 anos (até 25 kg e de 95 a 110 cm de altura): opte por tipos de bike com Aro 14’’;
- 5 – 8 anos (até 30 kg e de 110 cm a 120 cm de altura): opte por uma bicicleta Aro 16’’;
- 8 – 12 anos (até 50 kg e de 120 cm a 150 cm de altura): opte por uma bicicleta Aro 20’’ e com sistema de marchas e freio;
- 8 – 12 (com 135 a 155 cm): escolha uma bicicleta Aro 24’ com sistema de marchas e freio’.
Para crianças com mais de 18 meses e menos de 4 anos, é indicado uma sem pedal. Esses modelos são chamados de bicicletas de equilíbrio, muito indicados para as crianças mais novinhas desenvolverem o equilíbrio. Dessa forma, ficam mais confiantes no aparelho e se familiarizem com uma bike.
Como cada baixinho apresenta um desenvolvimento diferente, outra forma de escolher a bike é utilizando a altura do cavalo. Essa medida representa a altura da perna da criança por dentro.
Para medir, basta colocar uma fita métrica por dentro da perna até chegar aos pés. Para isso, a criança deve estar descalça, com os pés pouco afastados e próxima a uma parede.
2. Verifique a altura do banco
Também chamado de selim, deve ser adequado ao peso e tamanho da criança. Por conta disso, grande parte das bicicletas oferecem modelos capazes de alterar o tamanho e a posição.
Além disso, os pais devem optar por modelos de selim feitos em materiais confortáveis e leves. Lembre-se que são os bancos os maiores responsáveis pela segurança e confiança na hora de pedalar.
3. Observe a altura do guidão
Além de comprar uma bicicleta por altura, é preciso também verificar o guidão. O ideal é que ele esteja próximo à altura dos ombros de quem utiliza a bicicleta. Uma altura inadequada dificulta o controle do aparelho e também torna o ato de pedalar desconfortável por conta da postura incorreta.
4. Atenção com as manoplas do guidão
A altura do guidão não é a única coisa que deve ser observada. É preciso também saber escolher as manoplas, acessórios responsáveis por receber as mãos da criança enquanto pedalam com a bicicleta. Os pais devem investir em manoplas que sejam macias e com diâmetro pequeno.
O ideal é que esse acessório comporte toda a área das mãos e que fiquem ajustadas de maneira confortável. São elas as responsáveis em manter as pedaladas firmes e seguras.
5. Opte pelo banco adequado
O banco deve ser específico para bicicleta infantil, com um tamanho adequado e que comporte todo o peso do baixinho que utiliza a bike.
A dica é sempre investir em um selim de qualidade, pois assim é possível obter maior segurança na sustentação do peso de todo o corpo.
6. Analise as marchas
Esse item pode influenciar na experiência das crianças com o aparelho. Elas são responsáveis por deixar a bike mais leve ou pesada durante o uso. Por isso, esse sistema é ideal para ciclistas com mais idade, que já utilizam uma bicicleta Aro 20 ou superior, indicadas a partir de 7 anos.
Para esses casos, é necessário buscar por uma bike infantil que tenha um acionamento de modelo giratório, por ser considerado o mais intuitivo para as crianças. Por isso, além de escolher o tamanho da bicicleta por idade, escolha o seu sistema e as principais peças que influenciam sua utilização.
7. Priorize pelos freios seguros
O ideal é buscar pelo freio V-Brake, que funciona através da pressão realizada na alavanca do guidão. Quando as duas alavancas são pressionadas, os freios conseguem suspender as duas rodas simultaneamente. Caso utilize apenas uma alavanca, só uma roda pausara.
Com os mais variados tipos de bike também existem as diversas opções de freios, sendo fundamental optar por opções seguras e que funcionem da forma adequada.
Por isso, lembre-se de verificar suas funcionalidades, principalmente o conforto das alavancas. A criança não deve encontrar dificuldades ao utilizá-la.
8. Aposte em correntes de boa qualidade
A corrente é uma das principais peças de uma bicicleta infantil. Elas são as responsáveis em transmitir energia das pedaladas para as rodas. Para que a volta de seu filho seja totalmente segura, a corrente deve ser de boa qualidade.
Além disso, o ideal é sempre verificá-la antes de utilizar a bicicleta. Casos de rompimentos ou outros problemas podem causar acidentes e grandes sustos no ciclista.
9. Pense nos acessórios
Os acessórios também devem ser pensados antes de investir em uma bicicleta infantil. Com eles, as crianças conseguem se divertir com maior segurança. Conheça os indispensáveis:
- Capacete: O capacete evita que pequenos acidentes com a bicicleta se tornem em algo mais sério. Por isso, deve-se optar por um capacete de qualidade e do tamanho ideal para a cabeça da criança;
- Garrafa: Andar de bicicleta pode ter grande gasto de energia. Por isso, é fundamental ter uma garrafa de água por perto para o momento de hidratação. Para isso, se faz necessário o uso de garrafinhas de água e um bom suporte para colocá-las
- Buzina: As buzinas, além de divertidas, são considerados objetos para sinalizar e evitar acidentes em lugares com muitas pessoas ou até mesmo carros;
- Rodinhas: Para crianças que estão começando no mundo da bicicleta e ainda não conseguem manter o devido equilíbrio, uma alternativa é colocar rodinhas laterais. Com elas, as crianças criam confiança em cima de uma bicicleta e ganham autonomia.
Com essas dicas, será possível montar uma bike segura e ideal para seu filho. Agora, o que resta é escolher quais serão as cores e o design da bike, para a criança se apaixonar ainda mais nessa incrível atividade física. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!