Como cuidar do biquíni para que ele dure vários verões, neste texto você irá descobrir exatamente isso, separamos as melhores dicas para você.
Para muitas mulheres pode ser difícil encontrar um maiô ou um biquíni que vista bem e dê conforto durante idas à praia ou à piscina.
Por isso, quando se encontra o modelo ideal, a vontade é que ele dure por muito tempo, para ser usado em vários verões.
Para isso, é preciso de bastante atenção, afinal, itens de moda praia não devem ser tratados como qualquer peça de roupa.
Além de possuírem materiais diferentes em sua composição, biquínis e maiôs são mais expostos a fatores externos, como sal, cloro, suor e calor, do que lingeries, por exemplo.
Portanto, saber como cuidar do biquíni da melhor forma possível é um passo para garantir sua longa duração, principalmente quando se trata de peças de qualidade – que tendem a sobreviver por mais tempo.
De olho na etiqueta do biquíni
Analisar a etiqueta do biquíni é a maneira mais indicada para descobrir como cuidar do produto. Apesar de ser um passo muitas vezes ignorado, por meio dessas informações é possível saber como lavar o produto, qual a melhor forma de secar e ainda se é permitido usar ferro de passar ou alvejante.
Alegislação brasileira obriga empresas do ramo de têxtil a inserirem etiquetas em suas peças, abordando instruções específicas, com letras legíveis e afixação em local padrão, tornando mais fácil para o consumidor encontrá-la. A norma é do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Embora cada produto tenha sua própria etiqueta, devido à diversidade de matérias-primas utilizadas na produção, há alguns cuidados gerais comuns a diversos itens de moda praia.
Como lavar o biquíni
Muitas pessoas têm o hábito de chegar da praia ou da piscina e tomar um banho. Assim, é comum achar que a maneira mais prática e rápida de higienizar o biquíni é no chuveiro. Porém, essa ação está longe de ser a mais benéfica para a peça.
No geral, a etiqueta que acompanha itens de moda praia recomenda que o produto seja lavado à mão. Além disso, a temperatura da água não deve passar de 40ºC, já que o calor pode danificar o elástico da peça.
Para a lavagem, o ideal é apostar em produtos neutros – como sabonetes e sabão de coco. Detergente, sabão em pó, detergente outros variados podem agredir a peça.
Nesse caso, o uso de alvejante – representado por um triângulo na etiqueta do produto – também deve ser evitado.
Outro fator negativo em relação à lavagem no banho é que esse hábito também está relacionado a colocar o biquíni no banheiro para secar.
O ambiente úmido do cômodo traz condições ideais para reprodução de bactérias e fungos que podem prejudicar a saúde genital da mulher. Portanto, a hora de secar a peça também merece atenção.
Cuidados para secar o biquíni
Assim que a peça for lavada, a dica é colocar logo para secar. Qualquer armazenamento fechado, sem circulação de ar adequada, enquanto o biquíni estiver molhado, pode prejudicar o tecido.
Por isso, a indicação é deixar a peça ao ar livre, sem exposição direta aos raios solares – ou seja, na sombra ou em horários estratégicos, como entre 6h e 8h ou a partir das 17h.
Além disso, de acordo com a etiqueta presente na maioria dos itens de moda praia, o ferro de passar não é recomendado. As altas temperaturas do aparelho podem estragar a peça, prejudicando sua elasticidade e sua coloração.
Boas práticas para cuidar do biquíni
Atenção na hora de lavar e secar o biquíni é primordial, entretanto, é preciso ter cuidado em alguns momentos durante o seu uso também.
É ideal retirar o excesso de cloro ou sal ao longo de toda a exposição, por isso, a pessoa deve tomar duchas entre os mergulhos. Uma outra vantagem é que, assim, a lavagem final tende a ser mais rápida.
A mulher também deve tomar cuidado com o local em que está sentada. Texturas ásperas, como calçadas, podem rasgar a peça. Para isso, a dica é sempre ficar em cima de toalhas e cangas, que evitam o contato direto do biquíni com o solo.
Por fim, um passo importante, que muitas vezes é negligenciado, é não encostar substâncias químicas no tecido. Na lista também entram o protetor solar e o bronzeador.
Portanto, a forma indicada é passar o produto antes de vestir o biquíni e não encostar o líquido na peça durante a reaplicação.
Texto escrito por: Rodolfo Milone, Assessor de imprensa