Você sabe o que é birô de crédito e como está sua situação diante dessas instituições? Estamos falando do Serasa, SPC Brasil e outras entidades que registram o histórico financeiro de pessoas e empresas no país.
O famoso “nome sujo” nada mais é do que o registro em um desses banco de dados após uma situação de inadimplência. Entenda a seguir como funciona o birô de crédito e como você pode aumentar seu score.
O que é um birô de crédito?
O birô de crédito é uma empresa responsável por registrar o histórico de pagamentos de pessoas e empresas. O termo vem da palavra francesa “bureau”, que pode ser traduzida como “escritório, gabinete, lugar onde se realiza um trabalho intelectual”.
Na prática, o birô de crédito é um grande banco de dados administrado por uma empresa privada. Sua função é registrar pagamentos em atraso e listar CPFs e CNPJs inadimplentes para dar mais segurança ao mercado. Por isso, essas empresas também são chamadas de órgãos de proteção ao crédito.
Se você atrasa uma conta, por exemplo, essa informação é registrada em um birô de crédito — o famoso “nome sujo”. No momento em que você paga a dívida, o registro é retirado e seu nome volta a ficar limpo no mercado.
Dessa forma, empresas que trabalham com crédito podem consultar os dados dos birôs antes de decidir sobre a concessão de empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, etc.
Para que servem os birôs de crédito?
Os birôs de crédito servem para oferecer mais segurança à concessão de crédito no país e ajudar pessoas e empresas a evitarem a inadimplência. Hoje, existem mais de 71 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil, segundo dados do Serasa.
Em um cenário como esse, as empresas precisam ter um banco de dados de negativados à disposição para mensurar o risco de conceder crédito e evitar novos casos de endividamento.
Dessa forma, as pessoas e empresas com bom histórico de pagamento são beneficiadas e as que não estão conseguindo honrar suas dívidas não aumentam o valor devido com novas ofertas. Portanto, toda a economia do país ganha com a ação dos birôs de crédito.
Quais são os principais birôs de crédito?
Os principais birôs de crédito ativos hoje no Brasil são o Serasa, o SPC Brasil e o Boa Vista. Existe ainda a Quod, uma empresa mais nova que utiliza a inteligência de dados para ajudar o mercado de crédito. Todas essas empresas seguem regras do Branco Central para manter o registro de pagamentos e proteger os dados dos consumidores.
Como aumentar o score nos birôs de crédito?
Existem várias formas de aumentar o score nos birôs de crédito e melhorar sua reputação no mercado. Quanto mais alta for a sua pontuação, maiores as chances de conseguir empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, além de ter acesso a juros menores nas propostas. Veja algumas dicas para melhorar seu score:
- Pague todas as contas em dia, sem atraso. Se preciso, crie lembretes e use o débito automático para não perder nenhuma data de vencimento
- Mantenha seu Cadastro Positivo ativo e libere o acesso às suas contas e cartões para mostrar que você é um bom pagador
- Evite ter muitos cartões de crédito, pois isso é lido como um sinal de descontrole financeiro
- Pague seus impostos sempre em dia, usando o PGDAS (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional) para emitir e quitar o DAS
- Pague sempre o valor total da sua fatura de cartão de crédito, evitando pagar o mínimo ou um valor parcial para não cair no crédito rotativo (uma das linhas de crédito mais caras do mercado)
- Não comprometa mais de 30% da sua renda com empréstimos
- Procure movimentar suas contas bancárias com frequência para mostrar sua atividade financeira
- Evite fazer muitas simulações de crédito, pois cada consulta de uma empresa ao seu CPF desconta pontos do seu score
- Tenha um relacionamento longo com instituições financeiras, mantendo suas contas ativas por anos.
Entendeu o que são os birôs de crédito e como você pode aumentar seu score para ter mais oportunidades? Mantenha seu nome limpo para garantir o acesso a empréstimos, cartões e financiamentos quando precisar!