Cantora disse que sinais surgiram com ondas de calor intensas

A cantora sertaneja Naiara Azevedo, 35, dona do hit “50 reais” revelou ter sido diagnosticada com menopausa precoce aos 28 anos. Segundo a artista, os primeiros sinais surgiram com ondas de calor intensas, que a fizeram buscar atendimento médico. Em tratamento, Naiara

A artista revelou em entrevista que tudo parecia estar “descompensado” e acontecendo ao mesmo tempo. Ela foi indicada a um ginecologista que, depois de fazer uma investigação a diagnosticou com menopausa precoce.

Ela explicou que demorou a procurar ajuda por não menstruar há anos, sem imaginar que os sintomas poderiam estar ligados a uma questão ginecológica. No relato, Naiara disse que já não menstruava há muitos anos, mas não foi logo a um ginecologista.

Além do calor excessivo, Naiara também relatou enfrentar insônia, ganho de peso rápido e alterações de humor, o que a fez buscar respostas. Menopausa não é reversível, mas é tratável, explicam os especialistas.

Após exames apontarem a queda significativa dos hormônios, a cantora descobriu que há histórico da condição em sua família. Dentre as causas da condição estão: cirurgia de retirada dos ovários, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal, hipotireoidismo, lúpus, endometriose, tabagismo e doenças genéticas.

Em termos hormonais, a menopausa precoce se assemelha à menopausa natural. Os ovários produzem muito pouco ou nenhum estrogênio. A ovulação cessa completamente ou quase completamente. Contudo, às vezes, os ovários começam a funcionar novamente por um curto período e podem liberar um óvulo, o que torna a gravidez possível. Os ovários ainda contêm milhares de óvulos. A menopausa precoce não implica que a mulher esteja envelhecendo prematuramente. Significa apenas que os ovários não estão mais funcionando normalmente.

Recomendações

  • Manter o acompanhamento ginecológico regularmente
  • Evitar o ganho de peso e o sobrepeso
  • Praticar atividade física regularmente
  • Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo

Tratamentos:

O mais indicado é sempre procurar tratamentos que sejam indicados por um profissional qualificado e que seja de sua segurança.

Mas, bastante pessoas atualmente também optam por trabalhar com o método da Fertilização in Vitro que é uma metodologia de reprodução assistida que pode ajudar mulheres com menopausa precoce.

Share.