As casas inteligentes estão cada vez mais populares.
Isso se deve ao fato de que elas oferecem inúmeros benefícios para os moradores, como maior praticidade, economia e segurança.
Neste artigo, vamos mostrar 4 ideias de automação residencial que você pode implementar na sua casa própria.
Aproveite!
O que são as casas inteligentes?
As casas inteligentes são casas equipadas com dispositivos que permitem controlar e monitorar remotamente tudo o que acontece dentro de uma casa.
Os sistemas de “domótica” podem ser controlados através de aplicativos, comandos de voz ou outros dispositivos conectados à Internet.
Esses dispositivos permitem controlar sistemas de aquecimento central, iluminação, segurança e muito mais a partir de um local remoto.
Muitas vezes também são equipadas com sensores que podem monitorar o ambiente interno e externo da casa, desde a temperatura até a qualidade do ar.
Alguns dispositivos permitem controlar todos os aspectos da vida doméstica a partir de um único dispositivo.
Incluindo todos os equipamentos elétricos, sistemas de aquecimento e até mesmo luzes.
As casas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares como meio de facilitar a vida das pessoas, tornando-a mais segura e prática.
Além disso, elas também podem ajudar a economizar energia, uma vez que os dispositivos inteligentes permitem controlar remotamente os aparelhos elétricos e outros sistemas.
Essas moradias também estão equipadas com sensores que podem detectar incêndios, fugas de gás ou qualquer outro tipo de perigo potencial para a segurança das pessoas.
Isso significa que esses sensores podem alertar o proprietário para qualquer problema antes que ele se torne importante e, assim, evitando maiores estragos.
Por isso, as casas inteligentes estão se tornando mais comuns conforme a tecnologia vai avançando.
IoT e casas inteligentes
IoT é a sigla para “Internet of Things” (ou “Internet das Coisas”).
Trata-se de uma tecnologia que permite conectar objetos físicos à internet, permitindo que estes objetos se comuniquem entre si e com o mundo exterior.
É através dessa tecnologia que conseguimos controlar e automatizar todos os dispositivos de uma casa inteligente de forma totalmente remota.
Com isso, a IoT aprimorou recursos, propiciando monitores com displays inteligentes e hiperconectividade entre os aparelhos.
4 ideias de automação para as casas inteligentes
Agora que entendemos mais sobre como a tecnologia que torna tudo isso possível, vamos falar sobre 4 ideias de automação residencial para sua casa inteligente:
#1 Telas multi-uso
As telas multi-uso são dispositivos de última geração que funcionam como um centro de controle para todos os aparelhos da casa.
Elas permitem controlar as luzes, a segurança, o aquecimento e outros sistemas remotamente.
Já as mais desenvolvidas, com telas inteligentes e capacidades ampliadas, podem ainda ter funções específicas, como exibir informações sobre o tempo, notícias e outros.
Além disso, alguns destes dispositivos também permitem realizar tarefas de automação.
Como programar ou controlar a temperatura da casa, as lâmpadas de cada cômodo bem como os dispositivos de segurança.
O melhor de tudo é que elas são totalmente conectadas à internet, o que significa que você pode controlar os dispositivos da casa mesmo quando estiver fora dela.
#2 Assistente de Voz
A tecnologia de reconhecimento de voz está se tornando cada vez mais popular e apropriada para casas inteligentes.
Os assistentes de voz são dispositivos que podem ser controlados por comandos de voz e responder às suas perguntas.
Eles podem ajudar você a definir lembretes, encontrar informações como o clima ou resultados de jogos e até mesmo ligar para outras pessoas.
Alguns modelos também possuem capacidades de controle remoto, como aumentar e diminuir os níveis de som da TV ou ligar aparelhos elétricos.
#3 Lâmpadas inteligentes
As lâmpadas inteligentes são uma ótima opção para quem deseja programar a iluminação de sua casa.
Elas permitem que você crie diferentes cenários com iluminação predefinidas para cada ambiente.
Além disso, você pode programar as lâmpadas inteligentes para acender automaticamente à noite ou em momentos específicos do dia.
Para iluminar o caminho até o quarto, por exemplo.
Isso ajuda a economizar energia e ainda passa uma sensação de conforto.
Você ainda pode controlar as lâmpadas remotamente pelo aplicativo do seu dispositivo móvel, e assim regular o brilho e cor da iluminação de acordo com suas preferências.
#4 Ar-condicionado com wi-fi
Por fim, mais uma ideia incrível para automatizar a sua casa é a utilização de um ar-condicionado com wi-fi.
Assim você pode programar a temperatura ideal para cada ambiente da casa de forma remota, assim como ligar e desligar o aparelho e controlar sua potência.
Além disso, esses aparelhos inteligentes contribuem para a economia de energia.
Porque possuem mecanismos que detectam se há alguém presente na sala e assim desligam automaticamente o aparelho caso não haja necessidade.
Essas são apenas algumas ideias de automação para casas inteligentes.
Existem ainda outros dispositivos que podem ser conectados à internet e controlados remotamente.
Como as câmeras de segurança, fechaduras automáticas e sensores de movimento, por exemplo.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe também: Quanto custa para construir uma casa de fazenda?