As inovações tecnológicas estão mudando o mundo. Internet das coisas, inteligência artificial, biotecnologia e isso não é diferente com os celulares dobráveis.
Há alguns anos os celulares dobráveis ainda pareciam fruto da imaginação das pessoas, mas agora eles chegaram e estão se tornando uma tendência no mercado tecnológico
Em 2019 diversas marcas líderes de mercado fizeram o anúncio oficial sobre o desenvolvimento de novos modelos com corpo flexível.
Inclusive algumas marcas como a Huawei e a Samsung, por exemplo, já lançaram alguns modelos desse tipo que já estão disponíveis em alguns lugares.
Mas a verdadeira pioneira foi a desconhecida Royole chinesa que surpreendeu a todos inserindo no mercado aparelhos com a tecnologia FlexPai.
Aparentemente diversas marcas estão em busca do aparelho dobrável perfeito, mas na verdade ainda existe a dúvida sobre se o consumidor realmente vai querer adquirir esse tipo de aparelho visto que a sua funcionalidade ainda é bastante desconhecida.
E você, o que pensa sobre esse tipo de aparelho? Se ainda tem dúvidas sobre eles, continue lendo esse artigo para compreender melhor esse produto e seu mercado.
O pioneiro entre os celulares dobráveis
Apesar de a Royale ser uma startup, que está entrando agora no mercado, mas que fez história ao lançar o Flex Pai, o primeiro entre os celulares dobráveis a surgir no mundo.
Seu lançamento ocorreu ainda nos primeiros meses do ano de 2019 e o valor do produto era na época de 1.300 dólares.
Nesse modelo na verdade a dobra não é completa, visto que apesar do contato entre as pontas, sua parte central permanece um pouco afastada.
Outra característica que vale ressaltar é que quando o aparelho se encontra fechado, a tela fica voltada para o lado externo e suas duas partes funcionam independentemente.
Assim que o aparelho foi lançado, especialistas se preocuparam e fazer diversos testes de resistência e funcionamento.
No entanto ficou claro que a tela dobrável não se comportou da maneira esperada, ficando rapidamente danificada devido à manipulação constante, além de ter vincos e marcas devido à dobra e necessitando de conserto da tela de celular.
A seguir você verá também o posicionamento das outras marcas no que diz respeito aos celulares dobráveis.
Samsung Galaxy Fold
A sul coreana Samsung é uma das líderes do mercado de celulares no mundo todo, concorrendo diretamente com a gigante Apple.
Além disso os aparelhos Samsung estão disponíveis no mercado Brasileiro, e por isso esse é o modelo com maiores chances de se disseminar no país.
Em outubro de 2019 o Galaxy Fold chegou ao mercado por um valor de US$1980, que atualmente equivaleria a quase 10 mil reais, sem contar os impostos que poderiam ser adicionados.
As principais características desse produto é a sua tela principal de 7,3 polegadas e a secundária de 4,6 polegadas que aparece quando o aparelho é fechado.
Mate X da Huawei
Por enquanto o Mate X é um dos celulares dobráveis disponíveis no mundo, mas parece que o modelo será inicialmente restrito à China.
Em seu lançamento o valor era de 16.000 yuan, que equivale mais ou menos a 10 mil reais, novamente sem considerar taxas que poderiam ser cobradas.
Nesse caso o destaque do aparelho não se limitou apenas à sua tela, mas também ao desempenho do aparelho nas conexões com a internet.
Isso porque em alguns testes o modelo provou ter a maior velocidade de download e capacidade para se conectar a redes 5G.
Ademais o aparelho possui um belo acabamento e design, além de ser semelhante a um tablet por ter tela grande com 8 polegadas.
Mas ele possui também uma versão compacta, que apresenta duas telas de 6,6 polegadas cada uma. Mas de acordo com os testes realizados essa versão tem a desvantagem de que as telas ficam expostas.
De acordo também com a opinião dos usuários, o aparelho Huawei é maior e também mais fino quando comparado ao seu concorrente Galaxy Fold.
Por fim vale a pena fala de suas câmeras triplas, de 40, 16 e 8Mp, com excelente qualidade de imagem.
Microsoft anuncia Surface Duo
Com a forte tendência para o surgimento de aparelhos dobráveis a adormecida Microsoft ressurge no mercado após alguns anos.
Seu próximo lançamento será o Surface Duo, que promete misturar elementos característicos de um celular flexível com outras específicas de laptops.
O diferencial da marca é que para não haver a necessidade de usar plásticos pouco resistentes, o aparelho conta com duas telas separadas por uma borda bem fina.
Assim, quando for aberto o aparelho deve contar com a maior tela dobrável anunciada até agora: 8,3 polegadas.
Vale ressaltar ainda que o aparelho é Android, apesar de ter sido customizado para que lembrasse o tradicional Windows.
Posicionamento da Apple
Apesar de não ter feito nenhum anúncio oficial de um aparelho desse tipo, existe o registro de uma patente da marca que se refere aos celulares dobráveis.
Pode ser que a marca esteja esperando um tempo até que esse tipo de aparelho ganhe mercado antes e apostar em um modelo com tela dobrável.
Como você pode ver, diversas marcas estão buscando desenvolver aparelhos dobráveis. Resta saber apenas se esse tipo de smartphone realmente vai agradar aos clientes.
Leia também:
- Pensão alimentícia: como funciona [Atualizado 2020]
- Divórcio e Separação Extrajudicial
- Divórcio e dissolução de união estável
- Mãe se emociona com pensão para filha depois de anos de espera
- Inventário Extrajudicial
- Proteger iPhone de quedas e arranhões: Como fazer?
- Saiba um pouco mais sobre os principais modelos da Motorola