As chapas de aço servem para moldar diversos tipos de produtos, elas podem virar peças e acabamento para eletrodomésticos e eletrônicos. Já na construção civil quase todo modelo de peça ou estrutura vai utilizar chapas de aço.
As principais vantagens das chapas de aço são sua alta resistência à corrosão, durabilidade e flexível na confecção de produtos. Quando bem utilizadas, servem para decoração de ambientes externos e internos
Como é produzido uma chapa de aço
O processo de fabricação de chapas de aço envolve a roleta de minérios e depois sua fundição que gera ferro gusa, todo esse procedimento tem como objetivo eliminar impurezas como terra e depois se obtém a matéria-prima para produzir os aços.
Após isso, o material passa pela aciaria, onde o ferro gusa será transformado em aço. O processo final é a laminação que transforma o aço em bobinas e depois em chapas. O único tipo de chapas que não passa por laminação são as grossas que não podem ser transformadas em bobinas.
Tipos de Chapas de Aço
– Chapas de Aço Expandida: durante sua produção o material passa por um repuxamento e depois é cortado. Esse modelo de chapa é utilizado em pisos, antenas, grades e divisórias.
– Chapas de Aço Fina a Quente: sua composição química faz com que esse tipo de chapa apresenta propriedades mecânicas. Elas são muito utilizadas na indústria e na confecção de estampagens.
– Chapa de Aço Fina a Frio: durante sua confecção é passada por bobinas laminadas abaixo de 100° C, isso as tornam maleáveis e apresentam acabamento de primeira. Essas chapas são utilizadas na construção civil, automóveis e eletrodomésticos .
– Chapas de Aço Grossa: esse modelo da chapa é utilizado na produção de equipamentos rodoviários, agrícolas, indústria naval e na construção civil.
– Chapas de Aço Xadrez: essa chapa é feita através de uma técnica de laminação quente. Sua principal característica é ser antiderrapante, isso a torna ideal em pisos. Geralmente esse tipo de chapa é usado na confecção de rampas, escadas e pisos de ônibus.
– Chapas de Aço Galvanizada: sua versatilidade a torna muito utilizável em diversos segmentos. Esse tipo de chapa é muito utilizada em dutos de ar condicionado e sistemas de isolamentos térmicos.
– Chapas de Aço Zincada Galvanizada: sua produção envolve a utilização de materiais nobres como o zinco, isso faz ela se tornar uma material extremamente resistente. Elas são muito usadas na fabricação de telhas e tubos para os diversos segmentos.
O que é o processo de galvanização
O processo de galvanização serve para fazer a junção de elementos de aço e fazer revestimento com zinco. De forma resumida o aço é banhado a zinco, fazendo o material ter boa resistência contra corrosão.
Passo a passo da galvanização:
– Desengorduramento: aqui o aço passa por lavagem para retirar gorduras, depois é lavado com água para que os processos seguintes não sejam contaminados.
– Decapagem: aqui o aço vai ser banhado em ácido clórico para que seja feita a remoção dos óxidos. O material é lavado novamente para evitar contaminações.
– Fluxagem: nesse processo as soluções de cloreto de zinco e cloreto de amônio são utilizados para proteger o material contra oxidação que pode ocorrer durante a decapagem e o banho de zinco.
– Secagem: aqui o aço é secado a 60°C numa estufa.
– Banho de zinco fundido: o aço será banhado em altíssima temperatura para que seja revestido.
– Passivação: esse processo garante que o material tenha durabilidade e resistência.
Existem diferenças entre aço galvanizado e inoxidável?
Após conhecer sobre o processo de galvanização e como ele faz o revestimento do aço para dar proteção contra corrosão. Já o aço inoxidável passa por processos diferentes em sua confecção, ele passa pela combinação de diversos elementos químicos. Isso o torna alta resistente a oxidação (ferrugem). Por isso, ele é muito utilizado em tubulações.
No fim, a diferença entre o aço galvanizado e inoxidável vai ser sua utilização, por exemplo, na construção civil os galvanizados vão estar presentes em telhas e chapas, já os inoxidáveis são utilizados em tubulações e canos.
Onde encontrar as chapas de aço
As chapas de aços possuem diversos modelos e composições, portanto achar elas não vai ser uma tarefa fácil. Para encontrá-las o ideal é procurar uma distribuidora siderúrgica, ela vai precisar ter grande experiência no segmento e ter seus processos de produção certificados, para que seus produtos tenham alta qualidade.
Parte dessa produção só vai acontecer se a distribuidora tiver profissionais treinados e capacitados, pois, o trabalho com metal passa por diversos processos.
Além disso, a empresa produz chapas de aço precisa oferecer bons preços, isso vai exigir boa pesquisa do cliente, as chapas são variadas e terão preços diferentes conforme os processos que passaram. Vale lembrar também que cada distribuidora siderúrgica vai ter uma tabela de preço diferente.
Por último e não menos importante, a empresa escolhida vai precisar ter uma boa logística para suprir as demandas e ter um excelente atendimento.
Além disso, a empresa que trabalha com cantoneiras de ferro vai precisar de um processo que envolva controle, conferência, logística e claro atendimento qualificado.