Atração sobre o Rio de Janeiro levou quatro anos para ser concluída, em meio a esforços intercontinentais durante pandemia.
O Brasil tem lugares lindos que deixam qualquer um impressionado com tantas riquezas naturais, quem não se impressiona ao visitar melhores museus de Salvador Bahia, ou o Elevador Lacerda, ou comer aquelas comidas que só são encontradas naquela região, com o Rio de Janeiro não é diferente e falando de Rio de Janeiro, é tanta beleza que recentemente a Cidade Maravilhosa virou miniatura em museu temático na Alemanha.
A cidade do Rio de Janeiro agora figura como a primeira e única cidade da América Latina a ter uma miniatura para chamar de sua, no parque temático Miniatur Wunderland, ou “País das Maravilhas em Miniatura”, o mais famoso do mundo quando se trata de réplicas de cidades famosas, situado na cidade de Hamburgo, na Alemanha.
A maquete de 46 metros quadrados – a cidade do Rio possui 1.255 quilômetros quadrados – precisou de quatro anos e mais de 60 mil horas para ser concluída, em uma junção de esforços simultâneos entre artistas da Argentina e da Alemanha, e teve o custo de 1,5 milhão de euros, o que equivale a, aproximadamente, R$ 9,5 milhões.
É a primeira a ser construída fora das oficinas da empresa e inaugura a seção sul-americana do parque. A primeira exibição da réplica ocorreu no dia 2 de dezembro e teve participação do prefeito da cidade de Hamburgo, Peter Tschenscher, e do embaixador brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe.
A obra, iniciada em novembro de 2017 e concluída em dezembro de 2021, retrata os principais pontos turísticos da “Cidade Maravilhosa”, como o Cristo Redentor, o Corcovado, o Bairro da Lapa, o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana, a Marquês de Sapucaí e até mesmo a famosa Escadaria Selarón, no bairro de Santa Teresa, além das favelas do Rio, que despertam a curiosidade dos europeus.
O destaque vai para o sambódromo, que conta com 11 mil bonecos, distribuídos por seis arquibancadas, e, por meio do acionamento de um software, três carros alegóricos e dançarinos ganham movimento ao ritmo do samba.
Segundo um dos fundadores do parque, Frederik Braun, o trabalho em colaboração com a família Martinez, de Buenos Aires, se deu todo por videochamada e será exibido em filme, a ser lançado em 2022.
O parque temático foi eleito em 2021 como a principal atração turística da Alemanha, ficando à frente da cidade de Berlim, do Europa Park e do Castelo Neuschwanstein.
Sua área de 1.499 metros quadrados também abriga réplicas das cidades de Mônaco, Veneza, além de pontos turísticos de Alemanha, Áustria, Itália, Suíça e Estados Unidos. Inaugurado em agosto de 2011, custou mais de 36 milhões de euros e possui números expressivos e curiosos, como 269 mil bonecos e 479 mil lâmpadas de LED.
Também é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. Que tal conhecer pessoalmente o parque e passar uns dias em Hamburgo procurando hotéis ou apartamentos para alugar? Será uma viagem inesquecível!
(Crédito da imagem: divulgação istock)