Aprender italiano pode ser uma atividade bastante agradável quando você opta por praticar assistindo ao consagrado cinema italiano. Detentor de clássicos históricos, os inventores da pizza estão marcando o mundo cinematográfico atual com obras fascinantes.
E se você deseja desfrutar do universo dos 24 frames italiano, nada melhor do que uma lista de filmes imperdíveis para você selecionar aqueles que preferir. Vamos lá? Então, sem mais delongas, conheça 7 filmes italianos!
1- Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette) – 1948
Nossa lista não poderia começar de outra forma que não com este filme. Ladrão de Bicicleta é um clássico atemporal dirigido por Vittorio De Sica.
A história se passa logo após a Segunda Guerra Mundial, com a Itália devastada e o povo na miséria. Bruno Ricci consegue um emprego, depois de muitas tentativas, como colador de cartazes nas ruas. No entanto, o trabalho exigia uma bicicleta para locomoção. Com muito esforço, Ricci e sua mulher, Maria, conseguem dinheiro para adquirir uma e, assim, o personagem inicia seu novo emprego.
Acontece que a bicicleta é roubada logo em seu primeiro dia, dando início a um drama intenso e cativante que mostra não só a procura pela bicicleta, mas todo o trágico contexto do país devastado por anos de conflito.
2- A Doce Vida (La Dolce Vita) – 1960
Dirigido por Federico Fellini, o filme franco-italiano teve sua estreia no Festival de Cannes de 1960 e logo se tornou um sucesso de crítica.
A história gira em torno das aventuras de Marcello, um jornalista que escreve para tablóides sensacionalistas. Quando a atriz hollywoodiana Sylvia Rank visita o país, Marcello acaba ficando fascinado por ela. Entre festas e eventos promovidos pela elite artística e financeira da cidade, o protagonista descobre um novo sentido para sua vida, em um processo de autoconhecimento.
Considerado uma crítica social à época, o filme mantém-se atual mesmo nos dias de hoje. Sua repercussão o levou a faturar prêmios como o Oscar de Melhor Figurino Preto e Banco, e indicações como o Prêmio BAFTA. O longa configura entre os 1000 melhores filmes de todos os tempos, lista criada pelo The New York Times em 2004.
3 – Cinema Paraíso (Cinema Paradiso) – 1988
Outro longa franco-italiano, Cinema Paradiso é uma comédia dramática dirigida por Giuseppe Tornatore.
Ao saber da morte do projecionista Alfredo, Salvatore Di Vita, um cineasta bem-sucedido retorna à sua cidade natal, onde relembra sua infância e a saudosa relação com Alfredo, seu mentor e inspiração para seguir carreira no cinema.
A obra foi muito bem recebida pela crítica e audiência, além de ter faturado prêmios como Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Prêmio César de Melhor Poster e o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes.
4- A Vida é Bela (La Vitta è Bella) – 1997
Provavelmente o filme italiano mundialmente mais famoso, A Vida é Bela é dirigido e estrelado pelo brilhante Roberto Benigni, um dos maiores expoentes do cinema italiano.
O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Guido Orefice é um judeu-italiano dono de uma livraria judaica durante o período fascista. Quando ele é capturado e enviado para um campo de concentração juntamente com seu pequeno filho, Giosué, Guido utiliza de toda sua inteligência e bom humor para fazer com que a criança acredite que estão em um jogo.
A comédia dramática traz luz ao terror do nazi-fascismo cometido contra judeus e outros grupos étnicos durante o conflito, que resultaria na morte de 60 milhões de pessoas. A obra foi inspirada nos relatos do próprio pai de Benigni, que passou dois anos em um campo de trabalhos forçados alemão durante a guerra.
A emocionante obra cativou o mundo e a crítica, faturando, no Oscar de 1999, as estatuetas de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e mais outros 20 prêmios. No troféu de Melhor Filme Estrangeiro, o longa italiano concorreu diretamente com o brasileiro Central do Brasil.
5- A Grande Beleza (La Grande Belezza) – 2013
O cinema italiano retornaria aos holofotes de Hollywood com a obra de Paolo Sorrentino, que conquistou o Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de mais outros 16 prêmios.
O filme retrata o escritor, jornalista e crítico de teatro Jep Gambardella. Aos 65 anos de idade, durante o aconchegante verão romano ele reflete sobre sua vida. Em meio ao sucesso e à badalação entre os círculos sociais mais importantes do país, Jep rememora seu passado e seu romance de grande sucesso, “O Aparelho Humano”.
Escrito ainda em sua juventude, essa tornou-se sua única obra, visto que não concluiu nenhum outro livro depois. O fato se dá não só pela sua preguiça, mas também por um bloqueio criativo que dura décadas. Agora na terceira idade, Jep reflete sobre as decisões que o levaram até ali, admitindo a si próprio o título de rei dos mundanos.
6- Gomorra (Gomorrah) – 2008
Ainda que não tenha sido premiado como outros dessa lista, Gomorra tornou-se um clássico e importante marco do cinema italiano no século 21. Dirigido por Matteo Garrone, o longa é baseado em um livro do escritor Roberto Saviano.
O filme é dividido em narrativas paralelas de pessoas que não estão conectadas entre si, mas que se cruzam no cenário do crime na Itália, especialmente da máfia Camorra, que tem atuação em Nápoles e na região da Campanha.
O drama policial retrata, com intensidade, o submundo de violência e poder dos mafiosos, mas sem dar margem à glamourização tão característica de Hollywood. É um retrato real e triste de como diferentes pessoas podem cair nas teias do crime.
7- Suspiria – 1977
Suspiria, do diretor Dario Argento, é a prova de que o cinema italiano também tem espaço para o terror. A obra é baseada no ensaio de Thomas de Quincey, Suspiria de Profundis.
Ambientada em Berlim Ocidental, o filme narra a história de uma estudante norte-americana de balé que ingressa em uma prestigiosa academia na Alemanha. O que ela não percebe, é que o lugar é uma fachada para coisas sobrenaturais e sinistras.
Em meio aos assassinatos, desaparecimentos e surtos de loucuras dos integrantes da academia, a aluna tenta sobreviver aos horrores, mas se vê envolta por eles num caminho sem volta.