Há uma grande variedade de equipamentos direcionada a indústria, laboratório, entre outros. Mas será que a coifa para laboratório é o item que você precisa dentro do seu ambiente de trabalho.
Para tirar as suas dúvidas, criamos um artigo com detalhes a respeito desse equipamento que é indispensável para quem manipula materiais químicos dentro de um laboratório.
O que é uma coifa de exaustão para laboratório
Coifa para laboratório é um equipamento usado para capturar e exalar vapores, nanopartículas e gases. Os exaustores geralmente estão localizados no topo de um edifício, e o ar é aspirado através de dutos interligados ao exaustor e descarregado para fora do local.
Um equipamento básico é composto por:
Folha de ar: Esse item está localizado na borda frontal do equipamento e é tem a sua aerodinâmica feita para guiar o ar para dentro da capela.
Janela de vidro: abre e fecha no sentido horizontal e vertical ou ambos. Tem a função de proteger quem está utilizando.
Face: Abertura por onde o ar é sugado na capela de exaustão.
Defletores: Se encontra na parte de trás da capela, levando o ar para a direção correta.
Duto de Exaustão: Esse item liga a coifa ao sistema de exaustão e tem a função de ser o lugar por onde os produtos químicos são transportados para o lado de fora do ambiente.
Como funciona uma coifa para laboratório?
Uma coifa para laboratório básica encontrada em um laboratório é equipada com folhas removíveis na frente e defletores na parte de dentro. Dependendo do modelo, a folha pode se mover para baixo e para cima, lados ou uma combinação de ambos. Portanto, a coifa para laboratório funciona como uma barreira entre o experimento e a pessoa que está manipulando.
Ranhuras e defletores guiam o ar de exaustão. Em muitos exaustores, eles podem ser ajustados para permitir um fluxo mais estável. É importante que a palheta não esteja fechada ou bloqueada, pois isso bloqueará o caminho de exaustão.
A estrutura de aerofólio ou rampa ao redor da superfície do capô permite um fluxo de ar mais uniforme ao longo do capô, evitando curvas fechadas que podem criar turbulência.
Qual a função da coifa para laboratório?
As coifas para laboratório propiciam ventilação de segurança para evitar a exposição a fumaças, vapores ou partículas no ar perigosas aos seres humanos e ao meio ambiente.
Elas são usadas principalmente em laboratório e fabricação para proteger os trabalhadores, mas também podem ser usadas para proteger materiais ou experimentos sob a coifa.
Os equipamentos são projetados para serem conectados a um sistema de exaustão remoto para expelir os compostos nocivos para fora do prédio.