Você conhece o método de cold calling? Essa técnica de venda está bastante atrelada ao SDR, e quando feita corretamente tem um enorme potencial não só para converter vendas mas também para mapear um grande território de possíveis futuros clientes.
Se você ainda não adotou o cold calling como técnica de venda então leia o artigo abaixo e dê um upgrade em suas vendas!
O que é o cold calling?
Cold calling é um método de vendas muito importante para a vida útil de qualquer empresa, principalmente para o setor de SDR. O método consiste em equipes de vendedores treinados e de outros gestores da área de vendas que realizam ligações para pessoas que ainda não conhecem seu negócio.
Com o cold calling você entra em contato com um cliente totalmente novo que nunca teve uma interação direta como cliente com sua empresa. Esse método busca não só converter vendas, mas também ilustrar o cenário e conseguir informações úteis que podem aprimorar outros negócios no futuro.
O cold calling é telemarketing?
Há quem confunda o cold calling com telemarketing e acham que ambos são na verdade a mesma coisa. Mas eles são bem diferentes: enquanto o telemarketing busca realizar ligações praticamente aleatórias em grande número oferecendo seus produtos, o cold calling na verdade não dá importância para o volume e sim para a eficiência.
Tenha em mente que o cold calling de modo algum é aleatório. As ligações são feitas por um motivo bastante específico e para clientes que são estudados e escolhidos previamente por terem uma alta compatibilidade com a empresa. Ou seja, são clientes parecidos que têm o mesmo perfil daqueles que compram os produtos oferecidos pela empresa.
Além disso, o cold calling tem função dupla. Ao mesmo tempo que serve para converter vendas, ele também busca conseguir informações e formar um mapa de vendas com essas ligações, algo muito importante para o SDR.
Como realizar um direcionamento para cold calling pode gerar bons resultados?
Embora exista um sentimento um tanto universal de que o mundo das ligações podem estar acabando, isso não é exatamente verdade quando o cold calling é realizado de modo eficiente. Com os clientes previamente conhecidos, com informações úteis, o cold calling é feito para as pessoas certas, ou seja, com alto potencial de se tornarem clientes ativos da empresa.
Outra vantagem do cold calling é que estar conversando com um cliente coloca o vendedor em uma posição muito mais fácil para observar e reparar no mesmo, em como ele reage em tempo real a certas informações, propostas, etc.
O que é o SDR?
Falamos constantemente na importância do cold calling para o SDR. Mas o que de fato é o SDR?
SDR é a área de uma empresa que trabalha estudando os possíveis clientes e consumidores. A analogia com o cold calling é óbvia, e ambos os serviços devem estar combinados e feitos de maneira conjunta.
Qual a importância do SDR?
Entendido corretamente o conceito do SDR, a importância desse segmento para a empresa é evidente. Sem um SDR efetivo e bastante sério a empresa corre o risco de estar estagnada sem conseguir atrair novos clientes e investir em um mercado que ainda não entrou.
O SDR serve justamente para abrir as portas para novos clientes dentro da empresa, e levar o seus serviços ou produtos para aqueles que ainda não conhecem mas tem sérias chances de consumir.
Como o SDR pode otimizar os resultados do cold calling?
Unindo as estratégias e conhecimento do SDR com o cold calling sua empresa ganha em dois campos: usa o que o SDR já sabe para realizar um cold calling efetivo e usa as informações do cold calling para agregar o conhecimento do SDR.
Viu como é importante ter um cold calling sólido em sua empresa? Não perca tempo e já coloque essa ferramenta de vendas a seu serviço!