Geralmente, os alunos devem ter entre 15 e 18 anos para se qualificar. No entanto, restrições de idade específicas do país anfitrião (superior e inferior) se aplicam.
Em alguns casos e para alguns destinos, podem se inscrever maiores de 14 anos. Com exceção dos programas para o Canadá e os EUA, os alunos do 12º ano podem se inscrever para um programa de curto prazo, semestre ou ano, contanto que a data de partida seja logo após a formatura. É importante que os alunos se inscrevam enquanto ainda estão na escola secundária.
O que é um programa de intercâmbio?
Originalmente, foi uma viagem que dois estudantes de lugares diferentes fizeram, “trocando” países um com o outro para experimentar a vida quotidiana de outra cultura e assim promover o intercâmbio de conhecimentos.
Hoje em dia, este conceito evoluiu e uma bolsa de estudo tornou-se algo mais abrangente. Além disso, já não é necessário que um estudante estrangeiro venha ao Brasil para que um brasileiro vá a outro país, pode ser considerado um intercâmbio qualquer viagem em que o principal objetivo daqueles que embarcam é adquirir conhecimentos interculturais através de experiências num outro país.
Quer seja para estudar no estrangeiro, trabalhar no estrangeiro ou simplesmente para viajar e ficar imerso noutra cultura durante algum tempo, o estudante de intercâmbio regressará sempre de um intercâmbio com mais conhecimentos do que quando partiu.
Como funciona o programa de intercâmbio?
Existem muitos tipos de programas e cada um tem a sua própria dinâmica. Um curso de intercâmbio no estrangeiro funciona da seguinte forma:
- O estudante inscreve-se num curso no estrangeiro através de uma agência de intercâmbio no Brasil.
- À chegada ao aeroporto, o estudante pode ser recebido por um serviço de transfer que o levará para o local de alojamento. Este serviço é opcional.
- Durante o curso, ficará com outros estudantes de intercâmbio com uma família na cidade escolhida ou numa residência estudantil.
- Dependendo do tipo de alojamento escolhido, as refeições podem ser incluídas.
- No primeiro dia de aula fará um teste de nível escrito e oral e, com base no resultado, será colocado na turma mais adequada.
- As aulas podem ser compostas por estudantes de todo o mundo.
- Os horários das aulas podem variar de acordo com o tipo de curso em que o aluno se matriculou.
- É medida que o nível linguístico do aluno melhora, ele ou ela será colocado numa turma de um nível superior.
É importante ressaltar, que durante o curso, a maioria das escolas oferece um programa de atividades, passeios, festas e viagens opcionais.
No final do período, o aluno recebe um certificado de frequência e uma nota média.
O processo de ir para o estrangeiro pode variar muito, dependendo do tipo de programa que escolher. As oportunidades de estudar no estrangeiro são inúmeras, e um dos passos mais importantes é falar com alguém que compreenda o assunto para que não perca nenhuma opção!
Um consultor de estudo acadêmico no estrangeiro pode ajudá-lo a encontrar o programa de intercâmbio ideal e guiá-lo em todas as fases da sua experiência: antes, durante e mesmo depois da sua viagem.
Com a ajuda de um especialista, evitará frustrações e acontecimentos imprevistos e poderá desfrutar muito mais da importante experiência que é um intercâmbio no estrangeiro.
PORQUE É QUE UM PROGRAMA DE INTERCÂMBIO É IMPORTANTE?
Há muitas razões pelas quais deve decidir fazer as suas malas e participar num programa de intercâmbio!
Aqui estão alguns deles:
- Estudar no estrangeiro pode ajudá-lo a aprender ou melhorar outra língua de forma mais rápida e eficiente
- Ao mergulhar na cultura de outro país ganhará uma visão mais profunda dos seus costumes e hábitos, melhorando assim a sua visão do mundo
- Optimize as suas férias com um intercâmbio, onde pode beneficiar de viajar e estudar ao mesmo tempo (há oportunidades a partir de 2 semanas)
- Acrescente valor ao seu CV com uma ou mais experiências internacionais, fazendo-o destacar-se no mercado de trabalho
- Faça novos amigos e conheça pessoas, não só do país que está a visitar, mas de todo o mundo
- Tornar-se mais independente, confiante e maduro para lidar com uma vasta gama de situações
Qual é o melhor período para fazer um intercâmbio?
- Durante a faculdade, muitos estudantes optam por colocar o seu curso em espera por algum tempo para experimentar a experiência de intercâmbio.
- Após a graduação.
- Durante as férias: um programa de intercâmbio de três ou quatro semanas pode também ser uma oportunidade para viajar e melhorar o seu CV.
- Transição de um trabalho para outro: Um intercâmbio durante este período pode oferecer novas perspectivas, acrescentar experiência internacional ao seu CV e até expandir as suas oportunidades de emprego para outros países.
- Quando a falta de competências linguísticas é uma barreira: aprender inglês ou qualquer outra língua num país onde é falado pode ser aprendido mais rapidamente, com fluência e segurança.