Viver os anos 2000 foi uma verdadeira experiência, e com as comidas não poderia ser diferente! Edições icônicas de alimentos que marcaram a história, doces típicos e embalagens diferentes do que vemos hoje em dia fazem parte da memória afetiva de adultos e crianças.
Não é incomum perguntar a um jovem adulto do que ele se lembra da sua infância e ele citar as bolachas trakinas, por exemplo. Os alimentos criam memórias importantes e despertam a nostalgia de quem sabe que viveu um período único. Relembre abaixo 6 comidas que fizeram sucesso nos anos 2000!
Suco de “brinquedo”
Não tem como falar dos anos 2000 sem mencionar o suquinho de “brinquedo”. Apesar do nome, a bebida era bem real, com diferentes sabores — mesmo que as crianças usassem as cores para identificar cada gosto. A embalagem transparente ajudava a deixar os pequenos ainda mais atraídos pela tonalidade e forma do produto.
Carrinhos, telefones, personagens, frutas… Os formatos variavam bastante, atendendo aos mais diferentes gostos. Depois de beber o suco, as crianças aproveitavam a embalagem para brincar. Foi assim que surgiu esse nome popular que marcou toda uma geração.
Trakinas de limão
As bolachas trakinas são sinônimo de infância para muitas pessoas. Mas quando você pensa nelas, qual sabor vem à mente? A resposta costuma ser chocolate ou morango, a menos que você tenha vivido os anos 2000. Nesse caso, o sabor de maior destaque era o limão.
Além do sabor do recheio, outro fato que chamava a atenção era a cor da bolacha, que era literalmente verde! Após um tempo, o sabor saiu de circulação, mas ainda hoje é possível encontrar uma versão “atualizada”, a trakinas de tortinha de limão.
Moedinha de chocolate
Outro clássico dos anos 2000 são as moedinhas de chocolate. Quem não se lembra de pedir para o pai ou para a mãe uma moedinha de verdade para trocar por esse doce? O preço acessível e a embalagem que brincava com a imaginação eram os principais atrativos para as crianças.
A moedinha não era a única a fazer sucesso, os guarda-chuvinhas de chocolate e as bolas de futebol do mesmo sabor também disputavam espaço. Era muito comum receber os 3 tipos de chocolates de lembrancinhas em festas infantis e comemorações escolares.
Push pop
Pirulitos por si só já lembram muito a infância, mas o push pop lembra a infância de quem cresceu nos anos 2000. Coloridos, divertidos e doces, essa comida entretia as crianças e deixava os pais sem ter para onde correr nos mercados e lojas.
A principal lembrança do pirulito icônico era a bagunça feita na hora de comer. Afinal, as crianças não sabiam girar a embalagem só um pouco, elas giravam até todo o conteúdo estar para fora e faziam a maior confusão.
Iogurte de saquinho
Os sucos não eram o único alimento a ter uma embalagem não convencional nos anos 2000. Iogurtes também podiam ser encontrados em embalagens de plástico bem maleáveis ou ainda nos clássicos “saquinhos”. A criançada adorava e se divertia na hora de beber.
Era bem simples: bastava cortar a ponta do saquinho e beber na própria embalagem. Hoje em dia muitos refletem sobre a higiene desse tipo de consumo, mas na época ninguém refletia tanto sobre a embalagem e era muito comum encontrar adultos e crianças consumindo esse produto.
Casquinha com cobertura de chocolate
O sorvete por si só já é um alimento muito popular em todas as faixas etárias. Quando falamos em casquinha então, o preço baixo, a facilidade de encontrar e a praticidade do consumo fizeram com que a popularidade crescesse ainda mais.
Nos anos 2000, esse alimento teve um plus: a casca de chocolate durinha em volta. Era comum que nas maiores redes de fast food as casquinhas fossem mergulhadas no chocolate depois de prontas, conquistando um sabor único e memorável!