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    Como administrar conflitos entre colaboradores em um supermercado?

    Redação Webcitizen30 de setembro de 2022
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    Qualquer ambiente ou local de trabalho está sujeito a passar por diversos problemas podem ser ocasionados por conta do convívio entre diferentes pessoas, isso é normal sempre aconteceu e assim permanecerá, é da natureza humana.

    Sabendo que os conflitos e até mesmo os desentendimentos fazem parte de uma rotina de trabalho não é nem um pouco raro vermos pessoas extrapolando tanto no quesito e na hora de lidar com desentendimentos ou então menosprezando os problemas que podem ser ocasionados.

    Saber como gerir e intermediar os conflitos não é uma tarefa simples principalmente porque deve-se levar em conta que cada indivíduo  possui as suas próprias características vírgulas crenças, valores, problemas e conceitos já estabelecidos.

    Porém, muitas das vezes em um ambiente coletivo é necessário deixar de lado as suas próprias crenças e interesses em prol de um bem maior. 

    E neste ponto que mora o conflito de interesses, uma vez que as individualidades de cada um pode entrar em rota de colisão com os outros colaboradores gerando impactos negativos por toda a cadeia de produção e trabalho.

    Trazendo este ponto de vista para um trabalho igualmente coletivo,  mas que está em evidência o tempo todo como em um supermercado, o problema pode se tornar muito maior.

    Basta pensar que todos os colaboradores de um supermercado estão o tempo todo expostos aos clientes  e um mal convívio interpessoal pode causar a sensação de falta de profissionalismo em sua empresa.

    Com isso, cabe a gestão 4.0  saber como intermediar os conflitos assim que eles surgem,  desenvolver boas estratégias para que os problemas não ocorram ou caso ocorram não se repitam de forma alguma  e assegurar que nenhuma pessoa se sinta prejudicada com o ambiente coletivo profissional.

    Apenas falando pode até parecer simples, intermediar, conversar  e comunicar, mas o processo prático é muito mais complexo  exigindo bastante das pessoas envolvidas e do responsável por resolver o problema.

    Acalme os ânimos

    Primeira coisa a ser feita em uma situação como essa é encontrar a melhor forma de fazer  com que os envolvidos se acalmem,  pois,  levando em conta apenas a parte emocional, não será possível pensar com clareza na situação.

    Para isso, separa os indivíduos que estão em conflito,  pois,  não é raro ver situações de simples discussões que se tornam agressões físicas ou verbais muito mais calorosa intensas do que deveriam,  com isso,  mesmo que identifique que algum  deles está com a razão intervém de forma imparcial e com o objetivo de fazer ambos se acalmarem no primeiro momento.

    Converse com os envolvidos

    Com os ânimos já acalmados e cada um dos envolvidos  devidamente separados, é hora de dialogar fazendo o uso da comunicação não violenta com cada um deles para saber o que houve, como ocorreu, quais foram os problemas e como podem ser resolvidos.

    Neste momento é muito importante que você saiba escutar muito bem o que cada um tem a dizer, de forma completamente imparcial, atenciosa e sem fazer nenhum tipo de juízo de valor.

    Em um ambiente de conversa como esse os ânimos estarão completamente mais calmos, serão mais sinceros e racionais capazes de reconhecer até mesmo os próprios erros.

    Entenda o seu papel

    Para que todo o conflito seja resolvido da maneira correta é preciso que você como gestor tenha ciência de seu papel, capacidades e limitações.  Não entrando nas questões técnicas mas sim,  sociais e no momento de intermediar um conflito.

    O gestor não deve de forma alguma agir ativamente em prol de pôr um fim na situação,  deve apenas fazer o Lobby entre os indivíduos, uma vez que,  para que a solução seja realmente consolidada é necessário que  que as pessoas que se desentenderam passem a compreender um ao outro através do diálogo, empatia e compreensão.

    Uma solução que seja forçada por um chefe ou gerente com toda certeza não vai durar muito tempo e também não será verdadeira.  Por isso, mais vale a pena deixar com que as coisas ocorram naturalmente do que tentar resolver logo após o desentendimento.

    Entenda a situação como observador

    Por estar fora do conflito e com as emoções muito mais calmas, pode ser um pouco mais difícil desenvolver empatia correta para lidar da melhor forma,  por isso antes mesmo de intervir você deve entender quais são as questões que estão em pauta. 

    Por isso leve em consideração sempre a pressão do ambiente profissional, as opiniões e pontos de vista e o estresse do trabalho.

    O mais importante é resolver completamente o problema leve o tempo que levar, uma vez que, a rivalidade em um ambiente de trabalho pode ser muito prejudicial não só para os dois indivíduos envolvidos mas para os demais colaboradores e objetivos da empresa.

    Deixar com que rixas de pessoas desentendidas permaneçam no ambiente no longo prazo vai causar uma divisão interna no local de trabalho.

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