No Brasil, os trabalhadores registrados no modelo CLT, mais popularmente conhecida como carteira assinada, possuem benefícios conforme previsto nas leis trabalhistas. Dentre elas, vamos falar do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), um recurso que o indivíduo pode sacar e utilizar em algumas situações.
Com a pandemia, a vida de muitos brasileiros ficou mais difícil, e poder contar com esse direito trabalhista é uma maneira te tentar amenizar os problemas financeiros. Uma possibilidade para equilibrar as contas é solicitar a antecipação de algumas parcelas do saque-aniversário. Se você quer saber mais como antecipar o FGTS, continue lendo esse artigo!
Entenda mais sobre o FGTS
Este benefício funciona como uma reserva financeira para quem possui carteira assinada. A empresa é obrigada a depositar todo mês um valor referente a 8% do salário de seu trabalhador em conta exclusiva para esse objetivo. Essa conta é da Caixa Econômica Federal, a qual é a responsável por gerir esse fundo.
A principal função desse benefício é utilizá-lo em um momento de emergência para o trabalhador, isso é descrito na lei como uma forma de dar um suporte temporário para o indivíduo para a manutenção da qualidade de vida. Dentre as principais situações, a mais conhecida é a demissão sem justa causa ou saque-rescisão.
Também pode ser requerido na aposentadoria, em casos de doenças graves, quando o indivíduo possui idade igual ou superior a 70 anos, se existe uma necessidade decorrente de desastre natural, em casos de dependentes em razão de falecimento do titular, saque-aniversário, em períodos fora do regime de FGTS e para uso habitacional.
Mais recentemente se destacaram outras alternativas, como o saque emergencial, saque extraordinário e o saque imediato.
Como aderir à antecipação do FGTS?
Dentre as opções de saques, o saque-aniversário oferece uma oportunidade extra. O trabalhador que optar por essa modalidade, poderá receber uma parte do seu fundo do FGTS no mês em que faz aniversário. Porém, ao escolher por esse tipo de saque, ele perde o direito ao saque-rescisão pelo tempo escolhido.
Diante dessa possibilidade, muitos bancos oferecem como opção a antecipação do FGTS, ou seja, a pessoa pode escolher esse formato de empréstimo, no qual adianta algumas parcelas do saque-aniversário. Como troca, o valor antecipado será descontado diretamente da conta do FGTS pelo tempo determinado em contrato para quitar o crédito, em parcelas anuais em datas pré-definidas.
Então, você não vai precisar pagar as parcelas em boletos ou outras formas de pagamentos, pois já vão ser descontadas automaticamente em sua conta do FGTS. Por esse motivo, seu saldo ficará bloqueado no valor corresponde ao crédito até a finalização do pagamento de todas as parcelas.
Outro ponto é que existe uma garantia de recebimento da quantia, por isso, as taxas de juros cobrados são bem mais suaves do que as executadas em outros serviços de crédito. Além disso, a solicitação desse crédito não exige uma análise de crédito, sendo uma opção mais viável para os negativados ou as pessoas que possuem um score de crédito baixo.
Quanto ao valor, vai depender do saldo existente na sua conta, ou seja, não existe uma quantia definida. Como também, vai depender da instituição financeira que fará a concessão do crédito. Então, é importante se atentar aos limites de saldo, as taxas e as parcelas adicionais para verificar se realmente é uma boa solução.
É importante saber que atualmente todos os bancos e instituições financeiras estão autorizados a executar esse tipo de empréstimo, podendo conseguir boas propostas de taxas de juros baixos, de maneira bem prática pela internet mesmo.
Por exemplo, uma alternativa com juros atrativos, sem burocracia e de forma muito segura é fazer empréstimo com antecipação do FGTS no Serasa eCred, valendo até para pessoas com nome negativado, de maneira simples e rápida.
O melhor do empréstimo com antecipação do FGTS, é que não compromete a renda da pessoa, já que não precisa ser pago por prestações mensais. E ainda, pode ser contratado 100% pela internet, muito mais prático para você.
Quais são os requisitos para solicitar a antecipação do FGTS?
Existem algumas regras para pedir esse crédito, a qual destacamos a seguir:
- A pessoa precisa aderir à modalidade de saque-aniversário, que pode ser feito pelo próprio site do FGTS da Caixa, ou ainda, no Internet Banking Caixa, nas agências físicas, e pelos aplicativos “App FGTS” e “App CAIXA Tem”.
- É necessário ter acima de 18 anos ou ser emancipado.
- Possuir o saldo em conta do FGTS, seja ativa ou inativa, dentro da quantia mínima solicitada.
- Autorizar a instituição financeira a consultar seus dados do FGTS.
- E estar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em situação regular na Receita Federal.
Você também vai precisar ter uma conta no banco ou instituição financeira para seguir a contratação do empréstimo.
E aí, gostou de saber mais sobre como antecipar o FGTS? Aproveite e compartilhe com seus amigos para eles também conhecerem mais dessa opção!