Uma das situações mais constrangedoras é cobrar um cliente, não é mesmo? Isso porque, ele pode te interpretar errado e você pode até mesmo perder o cliente. Mas, saiba que existem formas de cobrar um cliente corretamente.
Para te ajudar a não passar por uma situação constrangedora ou perder um cliente, trouxemos várias dicas de como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp.
Ofereça brindes para clientes que pagam no prazo
Uma excelente forma de como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp é dizer que todos os clientes que pagam os boletos e pendências no prazo têm direito a brindes.
Isso porque, seus clientes terão um incentivo para pagar as contas no prazo. Além disso, essa é uma forma bastante acessível de mimar os seus clientes e evitar possíveis constrangimentos.
Visto que existem diversos brindes baratos, mas que passam uma ótima mensagem aos seus clientes. Mas, caso seu cliente não tenha pago no prazo mesmo com a estratégia dos brindes, você pode enviar uma mensagem e dizer que ele está prestes a perder o brinde.
Além disso, caso a ideia do brinde não tenha te agradado suficientemente, você pode oferecer descontos para a próxima conta para clientes que pagam no prazo.
Envie mensagem de cobranças
Além da opção de dar brindes para clientes que pagam no prazo, você pode formular mensagens de cobranças. Confira alguns exemplos de mensagens de cobrança para quem busca como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp abaixo.
- “[Olá, nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto está chegando! Pagando suas contas em dia você evita multas e juros.”
- “[Nome do Cliente], não foi possível confirmar o pagamento do Boleto na Loja X. Para emissão de cópia ou dúvidas sobre sua fatura, entre em contato conosco. Se você já pagou, desconsidere esta mensagem.”
- “[Nome do cliente], não registramos o pagamento mensal do seu plano de Internet. Informar que o atendimento poderá ser cancelado a partir do dia 10. Entre em contato conosco para obter uma cópia desta pendência e possíveis negociações.”
- “Oi [Nome do Cliente], como vai? Não conseguimos localizar o seu pagamento dos boletos da Empresa X. Você pode nos ajudar com isso? Se você já pagou, basta responder a esta mensagem com “Sim”. Se você precisar da segunda via do boleto ou outros pedidos, também podemos fornecer.”
Tenha cuidado com as palavras
Se você quer saber como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp, deve ter em mente que precisa ter cuidado com as palavras usadas.
Isso porque, palavras negativas como “já faz algum tempo que você está devendo” ou “você é um mau pagador/devedor”, podem fazer com que o cliente se sinta intimidado e constrangido.
Além disso, mesmo que o cliente não tenha razão, ele pode buscar ajuda judicial caso se sinta ofendido.
Por isso, você deve ter em mente que mesmo que a dívida seja alta, você precisa zelar pela imagem da sua empresa e/ou serviço e que seu principal objetivo é receber o valor da dívida e não ofender ou perder um cliente.
Por fim, você deve prestar bastante atenção no tom de voz usado na hora da cobrança. O ideal é que você use o mesmo tom de voz que usou para se comunicar com seu cliente anteriormente.
Isso porque, o cliente não se sentirá ofendido, mas pelo contrário, irá se sentir acolhido. Então, ele passa a se sentir mais à vontade para resolver as suas pendências na sua empresa.
Tenha uma forma de pagamento fácil
Muitas vezes, o cliente atrasa na hora do pagamento pela dificuldade na hora de realizar a ação. Isso porque, algumas empresas oferecem formas de pagamento mirabolantes e dificultosas que desanimam e estressam o cliente na hora de realizar o pagamento.
Por isso, você deve se atentar na forma de pagamento oferecida e se ela é de fato viável e prática. Sem contar que, atualmente, com as tecnologias, pagar um boleto ficou super simples e prático. Além disso, o Pix é uma das formas de transferência mais utilizadas hoje em dia.
Então, porque não se beneficiar com os avanços tecnológicos? Isso porque, dificultar na forma de pagamento, além de aumentar as chances do cliente pagar as contas com atraso, isso se torna um empecilho para seus clientes.
Negocie a dívida
Caso você tenha tentado todas as dicas anteriores, você pode tentar negociar a dívida educadamente. Isso porque, o seu principal objetivo é receber o pagamento para que sua empresa não fique em prejuízo.
Você pode oferecer descontos nos juros e até mesmo o reparcelamento. Contudo, você deve saber quanto o cliente pode pagar mensalmente para que a dívida não se acumule e vire uma bola de neve.
Além disso, uma outra dica é tentar entender qual a necessidade do cliente. Qual seria a melhor forma de negociar a dívida, formas de pagamento, etc. Desse modo, vocês conseguirão entrar em um bom acordo.