As criptomoedas vieram para ficar e já têm um lugar no mercado imobiliário, são muito valiosas e tendem a crescer ainda mais ao passar dos anos.
Antes de falar especificamente sobre transações imobiliárias envolvendo cripto ativos, a primeira coisa a fazer é explicar que esses ativos existem apenas no mundo digital.
Ao contrário do real, nossa moeda nacional, eles não têm forma física.
O segundo ponto é que o Bitcoin é apenas uma criptomoeda que existe, a mais famosa, porém, existem milhares delas.
Negociando imóvel por criptomoedas
As criptomoedas são chamadas de “moedas digitais” justamente porque a ideia por trás delas é ser uma alternativa às moedas tradicionais, conhecidas como moedas fiduciárias.
Portanto, a ideia é que eles possam atuar tanto como reserva de valor quanto como troca de valor, em outras palavras, podem atuar como forma de pagamento.
O mercado imobiliário certamente não pode ficar de fora. Mesmo como forma de diversificar as formas de pagamento oferecidas, grandes imobiliárias já estão se adaptando para aceitar criptomoedas.
Dito isso, não apenas você pode comprar imóveis com criptomoedas, como também está se tornando mais comum.
Na verdade, a transação em si pode ser muito simples. Se a moeda digital é valiosa, há quem está disposto a comprar e quem está disposto a dar, há quem vende e quem aceita esse meio de pagamento, o cenário está pronto.
Entre os corretores imobiliários que atuam como intermediários, aceitar Bitcoin e outros cripto ativos continua sendo uma forma de ter ativos no portfólio da sua empresa que podem valorizar no futuro.
Sem contar que isso moderniza as empresas que aceitam esse pagamento inovador.
Tokenização de imóveis
Quando falamos em investir no mercado imobiliário tokenizado e outras formas de capitalizar na onda de criptomoedas, a principal forma que chama a atenção é a tokenização.
Tokenizar algo é basicamente criar uma representação digital, ou mesmo dividi-la em partes, que se tornam tokens.
Os tokens também ganham vida graças à tecnologia blockchain que possibilita a existência das moedas digitais.
A propriedade e suas escrituras são tokenizadas por meio de criptografia para que possam ser divididas.
As pessoas que desejam comprar uma propriedade, mas ainda não possuem o valor total ou não podem financiá-la, agora podem optar por comprar uma parte dos tokens da propriedade.
Usando tokens de propriedade, a pessoa torna-se proprietária de uma parte da propriedade igual ao valor pago em fichas.
Se o valor do token for 20% do total de ativos, legalmente, essa pessoa possui 20% da casa. Se a casa for alugada, a pessoa tem direito a 20% do aluguel.
Então a grande sacada aqui é que a tokenização abre a possibilidade de um novo uso de fundos para investir em imóveis: você não precisa necessariamente possuir todo o valor ou passar pelo processo de financiamento (e juros) para começar a ter um canto para ser seu.
Se a propriedade tokenizada for apreciada, o valor do token segue. Então, quem gosta de investir em imóveis pode se interessar por essa possibilidade.
Mesmo que seus tokens sejam apenas uma parte da propriedade, você pode optar por comprar mais frações de seus tokens porque tem recursos para isso, eventualmente possuindo 100% da propriedade e tendo a oportunidade de alugar seus pontos.
Se todos os proprietários de uma parte da casa concordarem, há também a opção de uma pessoa morar na casa e pagar apenas o aluguel da parte que não lhe pertence.
Vantagens e desvantagens das criptomoedas nesse mercado
Os maiores riscos do uso de criptomoedas na compra e venda de imóveis estão relacionados a dois fatores principais: a transferência de valor e a volatilidade do mercado de cripto ativos.
Se você decidir comprar ou vender propriedade com criptomoeda, certifique-se de usar um método de transferência seguro.
Hoje, muitas pessoas têm carteiras digitais de criptomoedas em exchanges justamente porque não precisam cuidar da segurança por conta própria, o que exige conhecimento técnico.
Evite transações P2P (diretas, sem intermediários). Embora haja custos envolvidos no meio, o nível de segurança é bastante melhorado.
Agora, em relação à volatilidade, o risco aqui é que o valor mude muito rapidamente.
Assim, por exemplo, quando você troca uma casa por bitcoin durante a noite, os números mudam. Aliás, de um dia para o outro. É necessário estar atento a isso.
Por outro lado, as vantagens são consideráveis. Surgiu uma nova maneira de transacionar imóveis, usando tokens para também comprar um imóvel, e recebê-lo em criptomoeda pode ser uma reserva de valor interessante.
Sempre que uma agência oferece uma forma alternativa de negociação, todo o mercado ganha. Este é o caso ao pagar por imóveis com criptomoedas ou se tornar tokens.
Como foi dito, o surgimento do próprio token traz uma variedade de opções, o que pode ser bem interessante.
Este é um mercado emergente e crescente que continua promissor.