Um conteúdo, pode ser considerado a essência das mídias sociais. Criar conteúdo para esses canais exige muita estratégia e principalmente planejamento, para assim conseguir que os seus seguidores confiem na sua marca.
No entanto, é fundamental que todas as empresas tenham presença nas redes sociais.
Como uma ligeira estratégia de marketing digital, mas lembre-se que não pode acontecer das suas mídias se tornarem locais para postagens aleatórias e sem nexo.
E além da estratégia, é possível também contar com serviços de consultoria digital.
Neste artigo, iremos mostrar algumas das etapas fundamentais para que a sua empresa produza conteúdos relevantes para as mídias sociais.
Acompanhe e saiba como!
O que são conteúdos para mídias sociais?
Conteúdo é a essência do marketing dentro das redes sociais, baseada em conteúdos relevantes como artigos, ebooks e posts, sem promover de maneira explícita a marca.
Contudo, a empresa auxilia seu público-alvo a resolver seus problemas e consequentemente se tornar uma autoridade no assunto.
A produção desse conteúdo tem como objetivo criar engajamento e atrair pessoas.
Em cada canal a sua audiência será diferente, um conteúdo com sucesso no facebook pode não ser igual no Instagram.
Tenha em mente que cada mídia tem a sua linguagem, formatos, público e tendências.
Como criar conteúdos que engajam
As mídias sociais auxiliam no desenvolvimento de uma identidade.
O ideal é focar em assuntos pertinentes ao segmento, e não sobre o que você quer falar.
Seu conteúdo precisa ser para os seguidores.
Outro ponto importante na hora de engajar conteúdos é estimular uma relação rápida com o público e o material vinculado.
Conteúdos ricos fazem com que o visitante passe mais tempo no seu site.
Quando isso acontece, a sua relevância nos canais de busca aumenta.
Como fazer um planejamento de conteúdo para mídias sociais
Antes de começar qualquer planejamento é preciso construir uma estrutura para sustentar as ações feitas nas redes sociais.
Essa estrutura precisa atuar com estratégias de comunicação bem pensadas e a dedicação em analisar de forma cautelosa os resultados.
Garantindo, assim, que os objetivos estão sendo atingidos.
Esse passo a passo pode te ajudar a desenvolver um bom planejamento:
- Defina os objetivos e os indicadores de performance;
- Identifique o público-alvo;
- Escolha as redes sociais;
- Estabeleça a frequência;
- Elabore um cronograma;
- Faça testes e monitore as ações;
- Analise os resultados.
Quais tipos de conteúdo são mais populares nas mídias sociais
Todo o sucesso conquistado em mídias sociais dependem exclusivamente do conteúdo publicado.
Alguns tipos de conteúdo conseguem criar experiências relevantes para o seu público.
Claro que, a produção de conteúdos eficazes contam com alguns desafios para as pequenas empresas.
É considerado competitivo, demorado e deve agregar valor.
Os mais comuns são:
- Artigos sobre “Como fazer”;
- Listas;
- Artigos sobre “O que” e “por que”;
- Vídeos;
- Storytelling;
- Conteúdos para inspiração;
- Materiais para engajamento.
Você deve estar se perguntando, como fazer isso? Não é mesmo?
O ponto principal é ter conhecimento do público-alvo, entender os gostos e desejos da sua audiência e realizar testes.
O caminho conta com muitas tentativas, falhas, acertos e mudanças.
Não existe segredo, apenas constância para o sucesso.
5 dicas para criar bons conteúdos para as mídias sociais
Conseguir likes e seguidores nas mídias sociais é bem fácil.
Com os investimentos certo, tudo acontece.
Porém, o objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento de longa duração com as pessoas através dos conteúdos.
Entretanto, as marcas precisam optar por agirem como amigos próximos e seguir regras importantes.
Listamos algumas dicas para criar bons conteúdos nas suas mídias sociais e construir um relacionamento sólido com o seu público, alcançando engajamento nos meios digitais.
#1 Defina a buyer persona
Trata-se da descrição de um personagem que representa o cliente ideal para a empresa.
Durante essa descrição, é possível analisar necessidades, dores, dúvidas, interesses e o comportamento desse personagem.
#2 Defina o tom de voz
O tom de voz da marca é a definição de palavras uniformes, atitudes e valores nos pontos de contato com o cliente.
É através da voz que a marca expressa valores, é a forma com que a empresa anuncia seus valores, identidade e posicionamento no mercado.
#3 Determine os objetivos dos conteúdos
É o passo principal para definir e orientar decisões, determinando qual caminho seguir para alcançar os objetivos.
Esses desejos podem ser:
- Engajamento;
- Mais vendas;
- Leads;
- Tráfego.
Levante o objetivo do negócio e faça uma curadoria de conteúdo para entender quais pautas se adequam a ele.
#4 Invista em formatos diferenciados
Cada mídia social conta com um público e linguagem exclusiva.
Conheça as características de cada rede social para saber se o seu persona está lá e assim aposte nela.
Escolha apenas as principais, ok?
#5 Leve em conta a jornada de compra do consumidor
Nada mais é do que o caminho que um potencial cliente faz antes de finalizar uma compra.
Essa jornada pode ser mais rápida quando existem ideias de brindes.
Itens grátis fazem o consumidor concluir a compra com mais rapidez.
Quando houver dúvidas sobre os conteúdos o mais indicado é não postar.
Observe sempre a audiência para que você não pise fora realizando um comentário ou uma postagem contraria a opinião da maioria dos consumidores.
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