Em decorrência da pandemia, muitas pessoas começaram a trabalhar no conforto de sua casa e, ainda que acarrete em diversos benefícios, não há como negar que também possui os seus contras.
Afinal de contas, trata-se de uma modalidade de trabalho que exige bastante do trabalhador, inclusive a necessidade de ter um ambiente adequado.
Diante disso, é comum que muitas pessoas queiram saber como criar um escritório ideal para trabalhar em casa.
Mesmo porque, se não tiver um ambiente adequado para desenvolver os seus trabalhos, a produtividade não é a mesma.
Então, se você quer saber como criar um escritório ideal para trabalhar em casa, basta continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que precisa saber a esse respeito.
Quais são os itens que merecem atenção em um home office?
Uma das coisas que você precisa saber sobre como criar um escritório ideal para trabalhar em casa é a respeito dos itens que não podem faltar em seu home office.
A partir do momento que se decide montar um escritório em casa, é preciso manter alguns itens, os quais serão capazes de melhorar a sua produtividade.
Fora isso, ainda é preciso considerar a saúde do profissional, bem como a praticidade no momento de desenvolver as suas atividades.
Então, dentre os itens que devem ter seu home office, podemos destacar os seguintes:
Cadeira
A verdade é que muitas pessoas não dão a devida atenção a esse item, mas é fundamental ter um certo cuidado.
Em primeiro momento, há os que acreditam que qualquer cadeira serve, mas não é bem assim que acontece.
Quando se fala de trabalho, isso acaba envolvendo longas horas sentado na mesma posição. Então, muito além do conforto, é preciso pensar na saúde.
Portanto, ao escolher a sua cadeira para escritório, não deixe de observar tanto o conforto quanto a ergonomia do seu item.
Isso é importante para evitar qualquer tipo de lesão a longo prazo em sua coluna.
Mesa
Quanto a isso, a mesa pode variar segundo a necessidade de cada profissional, mas também é preciso considerar o espaço que se tem disponível.
No entanto, independente desses fatores pessoais, é preciso levar em consideração também a ergonomia deste item.
Quanto a esse respeito, é preciso ficar atento em relação a sua altura. O ideal é que a mesa comporte as mãos e braços na altura correta do corpo.
Em relação às pernas, elas devem ficar livres, à vontade, por baixo da mesa. Assim, acaba ajudando na circulação sanguínea.
Mas, nesse contexto, também não há como deixar de mencionar a importância de investir em uma mesinha para notebook com cooler. Dessa forma, você garante não só a saúde do seu notebook, como a sua própria.
Afinal de contas, a mesinha é capaz de regular um tamanho que seja mais confortável fazendo com que a tela fique na altura dos seus olhos.
Parede
Sim, a parede é um item que você deve ter atenção, haja vista que está diretamente relacionado com a decoração do ambiente.
A forma com que se decora o ambiente é vital para a sua produtividade. Quanto mais aconchegante, confortável e harmonioso for o seu local de trabalho, melhor.
Agora, quando se refere a utilizada, você pode investir em nichos e prateleiras, as quais podem servir tanto para decorar quanto na armazenagem de objetos.
Para facilitar ainda mais a praticidade e a estética, a utilização de Portas Automáticas de Rolo pode ser uma excelente alternativa. Essas portas oferecem uma abertura e fechamento suave, ocupando menos espaço e adicionando um toque moderno ao ambiente. Além disso, a automação permite maior comodidade no controle de acesso ao local de trabalho.
Como criar um escritório ideal para trabalhar em casa
Agora que já conferiu alguns itens que você deve ter uma certa atenção, é hora de obter algumas dicas mais focadas.
Então, em relação a como criar um escritório ideal para trabalhar em casa, podemos citar as seguintes dicas:
1. Defina um espaço adequado para montar o escritório
Sua casa tem um cômodo extra, como um quarto de hóspedes? Se sim, então essa é uma excelente oportunidade para transformar em um home office.
No entanto, não são todas as pessoas que têm um espaço para fazer um escritório, ainda mais aqueles que foram pegos de surpresa com essa modalidade.
Se esse for o caso, fique tranquilo! Afinal de contas, é perfeitamente possível montar um mini escritório no quarto, por exemplo.
Com um bom projeto, tudo se torna possível. Inclusive, uma das tendências de decoração que surgiu na pandemia foi o cloffice.
Trata-se de uma ideia que procura juntar dois conceitos em um só. Closet + Home Office. Sim, é um projeto que procura adequar um ambiente de trabalho em seu guarda-roupa.
2. Escolha os móveis mais adequados
Os móveis mais adequados irão variar do tanto de espaço que tem disponível em seu ambiente, mas lembre-se de sempre prezar por aqueles que são ergonômicos.
Tenha em mente que o seu escritório deve ser algo agradável, que lhe dê prazer de ficar durante todo o período de trabalho.
Porém, não pense que para ter conforto é preciso investir grandes quantias de dinheiro. É totalmente possível montar um escritório gastando pouco.
Caso opte por montar um home office em algum canto da sala, a dica é apostar por móveis que sejam multifuncionais, que tenham tampas retráteis.
Dessa forma, acaba tornando o espaço desmontável, algo que não irá interferir tanto assim no espaço que seu ambiente de trabalho ocupa.
Não se esqueça também que um ambiente muito chamativo, com diversos detalhes, pode gerar distrações, atrapalhando de forma direta o desempenho do seu trabalho.
3. Lembre-se dos equipamentos eletrônicos e da parte elétrica
O seu home office deve ser limpo visualmente, sem qualquer poluição visual. Do contrário, isso pode levar você a se distrair.
Por isso, uma das coisas que você deve saber é sobre como esconder os fios da televisão, computador, notebook e demais equipamentos eletrônicos.
Além disso, tenha em mente que será necessário comprar algumas máquinas que são bem presentes nas empresas, tais como:
- Tablet;
- Notebook ou desktop;
- Impressora;
- Aparelho de fax;
- Telefone etc.
Para aumentar ainda mais o seu rendimento em qualquer situação, considere também adquirir um ventilador, ar-condicionado, umidificador de ar ou até um aquecedor.
Outra dica é tentar não misturar os equipamentos de trabalho com os pessoais. Mas caso não seja possível, apenas tente organizar as atividades de forma separada no aparelho.
4. Crie um ambiente de conforto
Uma das coisas que deve saber sobre como criar um escritório ideal para trabalhar em casa é justamente sobre a importância de criar um ambiente que seja confortável. Afinal de contas, isso é importante para garantir o bem-estar, algo que influencia de forma direta no aumento da sua produtividade.
Nesse sentido, além de uma boa cadeira, uma mesa ergonômica e uma iluminação adequada, outros elementos também podem fazer a diferença. Um exemplo disso é a escolha do Portão Automático de Enrolar para garantir a segurança e a praticidade no acesso ao seu home office.
Então, dentre algumas dicas para criar um ambiente confortável, podemos citar as seguintes:
- Posicione a mesa virada para a janela, pois ajuda a diminuir o estresse;
- Mantenha as janelas e portas abertas, a fim de criar a livre circulação de ar;
- Utilize sons ambientes que possam relaxar e estimular a concentração.
A fim de melhorar o fluxo de pessoas dentro do cômodo, a dica é usar prateleiras, para aproveitar melhor os espaços e evitar esbarrar em algum objeto que possa vir a quebrar.
5. Invista em iluminação natural e artificial
Assim que for montar o seu escritório em casa, considere usar uma iluminação natural. Afinal de contas, isso permite fazer com que a pessoa se mantenha mais desperta.
Além disso, a incidência solar ainda é capaz de deixar o ambiente mais arejado e confortável. Tudo isso sem citar o fato de ajudar a diminuir a sua conta de luz.
Agora, durante à noite, a dica é usar LED e luminárias, que além de serem mais econômicas ainda ajudam a dar mais foco.
6. Decore e organize o ambiente
Outra coisa que precisa saber sobre como criar um escritório ideal para trabalhar em casa é a respeito da forma mais adequada para organizar e decorar o ambiente.
Por isso, a dica é sempre pensar nas cores que são mais adequadas. Nesse sentido, a dica é optar pelas claras e frias para as paredes.
Fazendo isso, irá trazer a sensação de que o espaço é maior e ainda vai trazer mais tranquilidade.
Considere também usar espelhos na decoração, pois também contribuem na sensação de profundidade ao ambiente.
Ademais, como refletem a luz natural, acaba aumentando a claridade e sensação de conforto.