Para que você tenha uma loja que atraia clientes, principalmente agora que estamos no fim do ano, é essencial que esta esteja bem organizada.
Com tanta concorrência principalmente nessa época do ano, todo diferencial é importante para que você consiga ganhar muitos clientes.
A organização da loja é um enorme atrativo para os consumidores, sendo assim ter um ambiente agradável e organizado é primordial para chamar atenção dos clientes.
Sendo assim, vamos apresentar algumas dicas de como você pode fazer a organização da sua loja de forma que o ambiente fique visualmente atrativo e prático.
Utilize painel canaletado
Para organizar os produtos da loja, uma ótima dica é utilizar o painel canaletado para deixar a mercadoria exibida.
Para utilizar o painel correto, é necessário considerar o tipo de produto comercializado na loja, o designer do espeço, e a ideia que a loja quer transmitir para o consumidor.
As vantagens de usar esse tipo de painel, é que eles são baratos, eles podem ser instalados tanto em grandes espaços, como também em espaços menores, e também podem ser utilizados como decoração.
O painel canaletado é bem funcional e versátil, facilmente adaptado as necessidades do espaço no qual ele está instalado.
Organize a vitrine
Equilíbrio é tudo. Se uma vitrine muito simples não chama atenção do cliente, aquela vitrine muito cheia de objetos e produtos também pode transmitir a ideia de bagunça.
Para manter uma vitrine organizada e chamativa, é necessário escolher tanto o produto como também as informações corretas a serem expostas.
Evidencie mercadorias que estão de acordo com a demanda da temporada. Por exemplo, se estamos no Natal, o ideal é colocar itens que são procurados nessa época do ano.
A decoração da vitrine também é um fator muito importante para atrair os clientes, porém é necessário que se faça na medida certa, para não cometer exageros.
Informações importantes como promoções ou descontos dever ser incluídas na vitrine com o objetivo de chamar a atenção do consumidor e incentivá-lo a adentrar a loja.
Manter a vitrine sempre limpa também é um diferencial para que sua loja transmita a ideia de organização e credibilidade.
Cuide da Iluminação
Após organizar a vitrine, é muito importante que você utilize a iluminação de acordo com a ideia que você quer passar.
O ideal é que você utilize luzes que te ajude a deixar o produto o mais visível possível para ser visto com todos os detalhes o que está sendo oferecido aos clientes.
É recomendado que seja utilizada lâmpadas fluorescentes, mas as lâmpadas refletoras por exemplo podem ser utilizadas, desde que instaladas com a distância correta.
Pense no espaço
Não utilize muitos produtos na vitrine por exemplo, pois dá um aspecto de bagunçado, passando a ideia de que a loja não tem credibilidade.
Sendo assim, busque analisar o espaço, como também os produtos com o objetivo de definir os itens mais relevantes a serem organizados na vitrine.
Busque aqueles itens mais atrativos e que deixem o ambiente da vitrine bonito, para que a mesma atraia a atenção do potencial cliente.
Se preocupe com a decoração da loja
A decoração do interior da loja também é um detalhe muito importante para que ela seja atrativa para quem está passando pelo local.
Porém, assim como a vitrine, é muito importante que você evite os excessos de informação, adicionando somente o que for relevante para a loja.
A iluminação também é um fator de extrema importância para que sua loja seja um ambiente interessante e aconchegante.
A circulação pela loja tem que fluir, dessa forma, cuidado com o excesso de produtos espalhado pelo ambiente, evite que os mesmos dificultem a circulação tanto do consumidor, como dos funcionários.
Faça uma distribuição correta dos produtos
Ao organizar corretamente os produtos disponíveis dentro da sua loja de roupas, você facilitará tanto a vida do cliente como também a do funcionário.
É muito importante também que você tenha o controle do estoque na sua loja, pois uma vez que algo está exposto na vitrine, deve ter em estoque para suprir as demandas dos clientes.
Outra dica importante é colocar produtos similares e complementares próximos um do outro, pois, dessa forma, irá incentivar o consumidor a levar mais de um item.
Na parte dos caixas, uma dica é alocar itens de última hora, ou seja, aqueles que o cliente ver e resolve comprar enquanto faz o pagamento do produto principal.
Organize a loja por áreas
Separe os itens por áreas onde o consumidor costuma chegar primeiro, geralmente na entrada da loja, e a área onde o consumido passa sem perceber.
Estabelecendo e dividindo essas áreas, é mais fácil distribuir os produtos, onde os mais relevantes ficarão bem na entrada, facilitando a visualização do cliente.
Uma loja organizada e bem estruturada é muito importante para atrair clientes, como também para fidelizar os mesmos, de forma que esses frequentem o estabelecimento várias vezes.