Você quer aprender como escolher os melhores produtos para vender em sua loja online?
Você quer ganhar dinheiro extra, então você olhou para várias ideias de negócios online e decidiu que a criação de uma loja online é o caminho certo a percorrer.
O próximo passo é onde os iniciantes geralmente lutam mais: escolhendo quais produtos vender em sua loja online.
Neste guia definitivo, explicaremos como escolher facilmente os melhores produtos para vender online, seguindo nosso processo passo a passo.
1. Noções básicas de escolha de produtos para vender em sua loja de comércio eletrônico
Antes de começar a olhar para os produtos que você pode vender, há algumas noções básicas que você precisa ter em mente. Vamos ver alguns dos mais importantes primeiro.
1. Escolhendo sua plataforma de comércio eletrônico
Primeiro, você precisa escolher uma plataforma que deseja usar para vender seus produtos.
Escolher a plataforma de eCommerce certa é importante porque afetará sua escolha de produtos e como você faz negócios.
WooCommerce é a plataforma de eCommerce mais popular do mundo. É fácil de usar, e você pode usá-lo para vender todos os tipos de produtos, aceitando pagamentos usando vários gateways de pagamento.
No entanto, o WooCommerce não é a única plataforma lá fora. Existem algumas grandes alternativas ao WooCommerce que poderia ser melhor para você, dependendo do que você está tentando vender.
Se você não tem habilidades técnicas e quer uma maneira mais rápida de construir uma loja online, então você pode querer olhar para a Shopify. É uma solução totalmente hospedada que cuida de todas as coisas técnicas.
O problema aqui é que você estará pagando um pouco mais, e seus custos aumentarão à medida que você fizer mais vendas.
2. Envio
O transporte tem um enorme impacto no sucesso de uma loja de comércio eletrônico.
Um estudo realizado pela Business Insider descobriu que os custos de envio mais altos são a causa número1 de todos os carrinhos de compras abandonados online.
Você obviamente gostaria de selecionar produtos que você pode enviar a custos mais baixos ou gratuitamente.
Se você planeja apenas vender produtos digitais (música, vídeo, software, ebook, etc.), então você não precisa se preocupar com o envio porque os produtos serão baixados pelos clientes online, e você pode rastrear esses downloads para ver o que vende melhor usando softwares.
3. Inventário
Deseja gerenciar o estoque e manter os produtos estocados? Para isso, você precisará de espaço de armazenamento e gerenciamento de estoque por meio do seu software de comércio eletrônico. Manter os produtos em estoque aumentará seu custo de negócios.
Por outro lado, o dropshipping resolve esse problema. Você pode selecionar produtos que são enviados diretamente pelo fabricante ou fornecedor.
4. Preço
Você precisará encontrar produtos onde possa oferecer um preço competitivo aos seus clientes. Se o produto que você está vendendo for mais caro do que o dos seus concorrentes, obviamente isso desencorajaria muitos compradores.
2. Tipos de produtos que você pode vender facilmente
Existem muitos tipos diferentes de produtos que você pode vender em sua loja online. Vamos reduzi-los em duas seções principais.
1. Produtos Comoditizados
Estes são produtos que todos precisam e são vendidos por muitas pequenas e grandes lojas sem qualquer diferença de qualidade. Por exemplo, produtos do dia a dia, como sabão, detergente, cereais e muito mais.
Esses produtos são feitos por algumas das maiores marcas do setor de varejo e estão disponíveis amplamente, com pouca ou nenhuma diferença de preço.
Isso torna mais difícil para você competir com gigantes como Amazon, Walmart, Target, etc. Eles podem oferecer esses produtos a custos mais baixos, frete grátis e outras vantagens.
Isso exclui um grande número de produtos para você.
2. Produtos de nicho
São produtos únicos ou feitos à mão, disponíveis em estoque limitado e de fornecedores específicos. Pense em sabonetes caseiros, camisetas inovadoras, cerâmica, itens de presente, software e inúmeros outros produtos.
Como esses produtos não estão amplamente disponíveis, eles oferecem uma vantagem competitiva.
Existem até plataformas únicas, como lojas Etsy, onde você pode encontrar pequenos fornecedores que fazem produtos bonitos e adorariam fazer parcerias com outras lojas.
Você também pode encontrar fornecedores no exterior usando sites como AliExpress ou Alibaba.com. Esses fornecedores podem fazer esses produtos de nicho de acordo com suas especificações e entregá-los a você.
Os produtos de nicho estão disponíveis em quase qualquer categoria de produto imaginável. Você encontrará toneladas de ideias únicas enquanto faz sua pesquisa de produto.
3. Fazendo pesquisa de produto por conta própria
Não adivinhe sobre a seleção de produtos para vender online. Faça backup com dados para que você saiba que há uma demanda por esses produtos e os clientes estão procurando por eles.
A primeira ferramenta que você vai usar para sua pesquisa é a Amazon.
É a maior loja de comércio eletrônico do mundo com milhares de produtos. Felizmente, também é um tesouro de dados gratuitos que você pode raspar para ajudar a tomar suas decisões.
Não só seu mecanismo de busca está cheio de sugestões de preenchimento automático, mas suas categorias de produtos podem ser usadas para finalizar produtos de nicho que são populares com um conjunto menor de consumidores.
Vamos supor que você queria vender brinquedos de criança. Você pode restringir sua pesquisa a categorias de brinquedos muito específicas, como “argila e massa” ou “kits de artesanato”.
Mude para a visualização ‘Melhores Vendedores’ para encontrar os produtos com melhor desempenho na Amazon em cada categoria.
Isso exclui os produtos mais populares que estão disponíveis em todos os lugares e têm alta concorrência, mas inclui itens populares o suficiente para que você possa manter em estoque e provavelmente vender.
O SEMRush é outra ótima ferramenta que você pode usar para coletar dados de concorrentes ou de qualquer loja de comércio eletrônico que desejar.
Ele mostra onde essas lojas de comércio eletrônico estão recebendo a maior parte de seu tráfego, quais produtos eles estão promovendo por meio de anúncios pagos, quais são seus produtos mais vistos e muito mais.
Ele também mostra os anúncios de listagem de produtos do seu concorrente do Google. Você pode ver os anúncios de listagem de produtos, palavras-chave e outros dados com melhor desempenho.
Aqui estão algumas outras ferramentas que você pode usar para coletar dados de produtos de outros sites.
- Ahrefs – Uma poderosa ferramenta de pesquisa de concorrentes que mostrará o que é popular nos sites de seus concorrentes.
- AdPlexity – Uma ferramenta popular de pesquisa de comércio eletrônico que ajuda você a coletar dados de comércio eletrônico de toda a web, de concorrentes ou de qualquer outro site.
- AmazeOwl – É uma ferramenta de pesquisa de produtos da Amazon disponível como um aplicativo de desktop gratuito.
4. Use as Personas do Cliente para Encontrar Ideias de Produtos
Uma persona de cliente é um perfil fictício de um cliente ideal que você deseja atingir. Você cria esse perfil respondendo a perguntas simples sobre um comprador ideal.
Este é o seu público-alvo e personificá-los ajuda você a entendê-los melhor quando você está fazendo pesquisa de produto.
Se você tiver uma loja existente, poderá usar o rastreamento de comércio eletrônico no Google Analytics para criar uma persona de comprador ideal.
Se você está apenas começando, então use o seu melhor palpite para construir uma persona do cliente. Este exercício ajuda você a entender as necessidades do seu cliente, as perguntas que ele pode ter e que tipo de produtos ele gostaria de comprar.
Para saber mais sobre a persona do comprador, consulte este guia sobre como criar uma persona de comprador concreta com modelos e exemplos prontos.
5. Encontre produtos que você é apaixonado
Como os conselheiros de carreira dizem: “Escolha um emprego que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”.
Da mesma forma, escolher produtos pelos quais você é apaixonado ajuda você a vendê-los de forma mais eficaz. Para isso, não se esqueça dos códigos de barras GTIN.
Estes podem ser produtos que você pessoalmente ama e recomenda apaixonadamente para sua família e amigos. Por que não recomendar e vendê-los a outras pessoas online?
Estes podem ser produtos relacionados a um hobby ou atividade que você é apaixonado. Nada impulsiona mais paixão quando você constrói algo útil e quer que os outros o usem.
Seguir sua paixão permite que você analise profundamente os produtos e encontre ideias que ofereçam valor real aos seus clientes.