Olá! Venha conosco pois mostraremos dicas para mitigar os riscos de que a umidade danifique os móveis e possamos aumentar a vida útil deles.
É bem desagradável quando verificamos os danos que os móveis apresentam ao conviver com a umidade, não é mesmo? Isso pode ocorrer tanto com móveis antigos como com móveis novos, sempre que não temos o devido cuidado para preservá-los dessa situação.
Estejam em ambientes internos ou externos, em maior ou menor proporção, todos estão sujeitos a sofrer com a umidade. Dessa forma, é muito importante nos atentarmos para evitar esses tipos de situações ao máximo.
Especialmente, situações em que temos o controle para evitar que aconteçam. Quer saber mais sobre como evitar o contato com a umidade e prolongar o uso dos seus móveis? Então acompanhe aqui os próximos tópicos, onde vamos mostrar mais sobre o tema!
A influência da localização e dos tipos de cada ambiente
Quando falamos na ação da umidade nos nossos móveis, devemos levar em consideração, primordialmente, dois aspectos:
- a localização de nosso imóvel;
- a característica de cada ambiente da casa.
Ao tratarmos da localização, nossa referência vai para aspectos mais fora de nosso controle.
Por exemplo, os locais onde os imóveis estão mais sujeitos, e por tabela os moveis também, a ação da umidade, são os situados em locais como:
- montanhas;
- serras;
- casas cercadas de floresta e mato; e
- litoral/regiões costeiras.
Aqui, não conseguimos de maneira direta evitar que a umidade danifique os móveis. Porém, podemos seguir alguns conselhos que traremos mais adiante para minimizar os danos dela.
Ao mesmo tempo, cada ambiente da casa pode afetar também na vida útil dos móveis de seu contato com a água, com diversos graus de que a umidade danifique os móveis.
Tipos de móveis, cuidados e indicações
Após falarmos das características da localização e suas intempéries e, também, de cada ambiente de uma casa e suas peculiaridades, devemos falar também dos tipos de móveis mais comuns em uma casa.
Quando pensamos em que a umidade danifique os móveis, é importante analisarmos os tipos de móveis que possuímos para evitar ao máximo a sua ação.
Para móveis em áreas externas, por exemplo, é interessante investirmos em opções com revestimentos próprios.
Esses revestimentos, focados nesse tipo de ambiente, ajudam a aumentar o tempo de vida útil do móvel e evitar que a umidade danifique os móveis de uma maneira mais forte.
Por isso, é de suma importância termos em mente essa característica ao adquirir móveis para ambientes mais expostos.
Para a boa conservação de seu mobiliário atual, sugerimos algumas ações, como por exemplo:
- para evitarmos os resultados da umidade, como mofos, bolores, descoloração nos móveis, é relevante deixarmos os mesmos desencostados das paredes, assim permitimos que o ar circule;
- evitar derramar água em ambientes com móveis de madeira, pois são muito sensíveis à umidade. A saída é utilizar produtos próprios para essa superfície, munidos de uma flanela ou pano de microfibra seco;
- uma opção para retirar o mofo que já pode existir, é passar uma solução de vinagre com água morna em um pano, com certa periodicidade para manter o móvel afastado deste problema
Além disso, é interessante pensarmos de que forma realizamos a correta higienização. Tanto do móvel como do ambiente em que eles se inserem, conforme apresentaremos no tópico seguinte.
Maneiras de limpeza mais adequadas para o seu ambiente
Ademais, voltamos a falar da importância de um ambiente limpo, para evitar a proliferação de poeira e também de fungos causadores de bolores, mofo e outras ações decorrentes da umidade.
Além da solução que citamos para resolver o problema do mofo e o posicionamento dos móveis, podemos citar a correta limpeza da casa.
Evitando molhar sempre os móveis, pois, independentemente do material, estão suscetíveis a problemas.
Devemos procurar cobrir móveis que ficam mais expostos, em ambientes externos ou à ação do sol, por exemplo. Importante também evitar consumir comidas e bebidas em sofás, que podem gerar manchas, cheiro e até gerar problemas, como a umidade danificando os móveis.
Conclusão
A umidade em nossos ambientes de convívio se faz presente de várias formas. Não só em ambientes naturalmente úmidos, como banheiros, áreas externas em contato com chuva, como também nos demais ambientes da casa ou em que vivemos.
Isso se dá também, de uma maneira maior do que outra, pois é importante sempre realizarmos a limpeza dos ambientes e, por vezes, acabamos por utilizar limpezas a úmido.
Consideramos também a localização de nosso imóvel, podendo ser mais afetado ou não de acordo com onde se situa. Seja ele na cidade, ou cercado de áreas verdes e densas, ou até em praias e relevos montanhosos.
Portanto, esperamos que, a partir das dicas que expomos nesse artigo, você consiga manter seus móveis limpos e com maior tempo de uso, evitando que a umidade danifique os móveis.