Todo mundo que comanda ou que já trabalhou em uma organização sem fins lucrativos sabe o quanto é trabalhoso. Se trabalhar ou ter uma empresa, onde você tem o objetivo de ganhar dinheiro com ela é algo trabalhoso, imagina então algo que não vai te trazer um lucro financeiro?
Claro que a ideia de ter uma organização do tipo é ajudar alguma causa, e a sensação de fazer parte dessa ajuda é gratificante, mas isso não torna mais fácil ou menos desgastante.
Na verdade, todas as pessoas que trabalham nesse meio sempre relatam o trabalho que dá para conseguir recursos, ligar as causas ao governo para que ele possa ajudar também, procurar os direitos dos grupos que essa instituição defende.
E como dizem, é uma luta por dia, então esses grupos estão sempre anunciando o quanto precisam de ajuda, seja por denúncias contra pessoas que fazem mal ao o que eles defendem, doações financeiras ou de coisas específicas como comida, ou mesmo apenas mais destaque, para que mais pessoas saibam da existência da organização e do trabalho que eles fazem.
Essa última inclusive é de longe a mais importante. Visibilidade É tudo para uma instituição não lucrativa, já que quanto mais visibilidade, mais luz sobre a causa, mais pessoas vão estar dispostas a ajudar e vai ser mais fácil captar recursos para a causa.
Mas trazer visibilidade para esse tipo de instituição não é fácil, e não é exatamente como fazer isso com uma empresa, você não tem um produto para oferecer, o que pode tornar tudo bem mais desafiador.
Mas se você tem uma organização ou faz parte de uma não desanime, hoje vamos ajudar sua causa e dizer aqui qual a melhor forma de fazer marketing para uma organização sem fins lucrativos.
Deixe claro o objetivo da sua ONG
Só no Brasil existem 237 mil ONGs ativas, o que mostra que existe uma demanda alta por ajuda em diversos setores e diversas áreas do país. As ONGs são dos mais variados tipos, ajudando as mais variadas causas e por conta disso fica muito claro que é necessário visibilidade.
É parte importante dessa imobilidade fazer com que as pessoas saibam exatamente o que a sua ONG faz. Como já citado, existem muitas por aí, e as pessoas tendem sempre a ajudar aquela cujo tema ela tem mais afinidade.
Por exemplo, as pessoas que amam os animais e a natureza vão ter tendência a ajudar mais ONGs que trabalham com esse tipo de luta. Portanto, a melhor forma de você atrair as pessoas que já tem uma afinidade natural com a sua causa é usando o Marketing para poder divulgar exatamente qual é o objetivo dela.
Ter uma consultoria especializada
Outra coisa que pode ser de grande ajuda na sua causa é investir em uma consultoria especializada. Quando estamos falando de uma organização sem fins lucrativos, estamos falando de algo que necessita de muito networking, muitos contatos com empresas e setores dentro do governo para que você possa ter todo o suporte possível.
E existem empresas como a Yabá Consultoria, que presta justamente esse tipo de serviço, ajudando as ONGs a estarem em contato com empresas interessadas em ajudar e setores do governo que podem e muitas vezes que tem a obrigação de dar esse tipo de ajuda.
Encontrar os parceiros certos para esse tipo de situação não só vai garantir que eles ajudem a causa, mas vai permitir que eles próprios divulguem a causa também, o que pode gerar um movimento muito maior de pessoas querendo ajudar.
Basicamente falar com as pessoas certas pode dar uma luz ainda mais a sua Organização, que via permitirá que você encontre ainda mais meios de ajudar a causa que você ajuda na sua ONG.
Provar a honestidade da sua ONG
Algumas pessoas infelizmente tem uma certa suspeita em cima de organizações que se dizem não lucrativas, isso dado a um número considerável de organizações fraudulentas que buscam apenas o dinheiro das pessoas enquanto fingem ajudar um grupo ou causa.
Mas não é por isso que essas pessoas vão deixar de ajudar, elas apenas querem ter a certeza de que a ajuda que eles podem dar está indo realmente para o lugar correto.
Então o marketing em cima da idoneidade da sua organização também é muito importante. Uma boa forma de fazer isso é através das redes sociais. |Ter uma página no Facebook ou no Instagram pode permitir que você compartilhe mais sobre a rotina da sua ONG, mostrar o que você faz na prática com vídeos e fotos, deixando claro que o trabalho é sério.
Prestar contas pode ser importante também, postando notas fiscais de compras feitas em prol da casa, mostrando que tudo o que vocês têm recebido tem sido realmente usado para um bem maior.