A utilização de lona para tanque de peixe é imprescindível para quem atua com a piscicultura, que é um ramo considerado como extremamente promissor dentro do agronegócio.
Aqui no Brasil, esse tipo de prática tem potencial enorme para gerar renda nas mais variadas regiões, considerando a grande faixa litorânea do país e também todos os recursos hídricos presentes no nosso território.
A piscicultura é hoje um ramo no qual muito produtor, independentemente do tamanho do seu negócio, tem interesse em adentrar.
Um dos pontos mais importantes é a construção dos tanques e a aplicação das lonas para esses reservatórios, o que irá ajudar bastante na criação dos peixes.
Entretanto, muitos não fazem ideia de como isso funciona, não importa se estão chegando agora ou se já possuem interesse nesse ramo há algum tempo.
Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar como funciona a lona para tanque de peixe na piscicultura. Quer saber mais a respeito do assunto?
Acompanhe o texto até o final!
Entendendo a piscicultura!
Um grande número de produtores, como mencionamos antes, possui um enorme interesse em adentrar no ramo da piscicultura.
Entretanto, nem todos conhecem bem sobre este setor e, por isso, é imprescindível entender melhor antes de começar a pensar em fazer investimentos.
Um dos pontos de destaque no setor da criação de peixes na atualidade é o uso de soluções sustentáveis para tornar os resultados melhores.
Isso significa a aplicação da geomembrana de polietileno para garantir que a superfície dos tanques de peixes será totalmente impermeabilizada, o que se faz essencial para garantir o bem-estar desses animais.
Para entender mais sobre isso, é necessário saber de que são feitas essas lonas, seus benefícios para a piscicultura, entre outros pontos.
Mais para a frente, nós vamos falar de todos eles, mas vamos começar explicando o que é esse ramo do agronegócio.
O que significa a piscicultura?
A piscicultura nada mais é do que o cultivo de peixes, sendo essa uma atividade que já é praticada pelas pessoas há muitos séculos, mas aqui no Brasil ela começou a destacar-se nas últimas décadas.
Aliás, no nosso país esse tipo de atividade acontece, majoritariamente, nas propriedades em zonas rurais, principalmente nas fazendas que contam com seus próprios açudes ou com represas.
Essas atividades costumam atrair pessoas interessadas também porque costumam envolver pouquíssimas mão de obra, além do fato de que ela não entra em conflito com quaisquer outras atividades no local.
A piscicultura, ao invés disso, pode ser vista como algo bem positivo e um ótimo complemento para a propriedade ao reciclar os subprodutos e os resíduos do local, para transformá-lo em proteína do tipo animal.
Aqui no Brasil, o cultivo dos peixes teve como base principal espécies vistas com exóticas, caso da tilápia, sendo que elas se reproduzem nos tanques específicos e assim é possível ter um bom controle sobre o cultivo.
As espécies exóticas, aliás, costumam ser muito indicadas para o cultivo nas propriedades rurais, tendo um grande potencial para a produção dos peixes com alta qualidade e com baixos custos.
Lona para tanque de peixe: Entenda qual delas é a ideal
A lona para tanque de peixe, ou ainda geomembrana, é utilizada sobre os viveiros e reservatórios onde vivem esses animais.
Ela precisa ter certas características bastante específicas para que consiga exercer a sua função, que é manter os peixes com vida e desenvolvendo-se adequadamente.
Portanto, fora a sua função de impermeabilização, ainda há outras funcionalidades para a lona para tanque de peixe, como:
- Ajuda a garantir que a temperatura no tanque irá manter-se sempre ideal para criação dos peixes
- Não deve ter em sua composição materiais que sejam tóxicos
- Deve auxiliar na conservação dos gases presentes na água
- Deve ser muito resistente para que consiga evitar a contaminação
- Ajuda a elevar a durabilidade para uma maior garantia do sistema como um todo
Assim, se você comprar uma lona que tem todas essas características, é possível que a mesma consiga cumprir com o objetivo principal que se espera.
Ou seja, ela deve garantir uma boa qualidade da água, para assim ter um ambiente bom para que os peixes possam viver e ainda realizar a impermeabilização do local.
O que é essencial para se tornar um piscicultor?
Os produtores que desejam começar a trabalhar com a piscicultura, muitas vezes, acreditam que esse é um projeto simples, bastando construir um tanque e colocar as espécies de peixes no local para ter seu criadouro.
Entretanto, a piscicultura é um ramo que exige extremo cuidado na hora de se colocar em prática, visto que desse modo você conseguirá garantir que sua criação vai ser mesmo produtiva.
Alguns fatores que vão impactar nos resultados que você vai obter com a piscicultura são os seguintes:
- Oferecer uma ração que seja de alta qualidade para os peixes
- Separar os casais para que ocorra a reprodução dentro de 15 até 30 dias
- Alimentar os peixes de maneira frequente
- Ter um tanque que seja reservado para desenvolvimento das ovas em seu 1º mês de vida
Com essas dicas simples, mas extremamente importantes, você rapidamente vai conseguir desenvolver o seu negócio na criação de peixes em sua propriedade.
Como escolher a geomembrana?
Bom, após explicarmos o que é a lona para tanque de peixe, surge uma outra questão: como escolher a melhor opção?
Como existem muitas alternativas do mercado, nada mais comum do que as pessoas que estão começando agora na criação dos peixes terem dúvidas sobre qual delas escolher.
Como é um produto que está diretamente relacionado com o cuidado com animais e como vai ter um contato direto com o solo, o mais importante é atentar-se ao material do qual a lona é feita.
O polietileno é visto como sendo a melhor opção, inclusive, representando mais de 50% de todas as lonas existentes hoje no mercado.
O uso desse material tem como objetivo, justamente, uma maior preocupação com o meio ambiente e também com a regulamentação pela qual passou esse setor em nosso país.
Além disso, também é fundamental que você procure conhecer bem quem é a empresa fabricante da lona em questão.
Você deve sempre optar por uma empresa que produza lona para tanque de peixe que tenha um selo de qualidade importante e que garanta o cumprimento de todas as normas e as regulamentações exigidas nesse setor.
A nossa dica sempre é que você opte por uma empresa que já seja conceituada e experiente no mercado, para ter a certeza de que os produtos estão de acordo com o que os clientes e o meio ambiente precisam.
A marca deve contar com uma capacidade alta de produção e com um sistema de logística que garanta a entrega do produto em dia e íntegro, tudo isso mantendo o ótimo custo-benefício.
Conclusão
Como visto aqui, é muito importante entender os vários aspectos da piscicultura, para que assim você consiga colocar em prática a sua criação da maneira adequada e tenha uma ótima produção.
Neste texto, trouxemos dicas de como funcionam as lonas usadas em tanques de peixes, que possuem diferentes finalidades, sendo a mais importante delas a impermeabilização do local para trazer segurança aos animais.
O que achou do conteúdo sobre como funciona a lona para tanque de peixe na piscicultura?