Muitos brasileiros usam diariamente, mas desconhecem como funciona um cartão de crédito. Porém, é fundamental descobrir para usar da melhor forma esse serviço. Afinal, o cartão de crédito é uma maneira segura e prática de fazer compras e pagamentos. Confira a seguir tudo o que precisa saber!
O que é cartão de crédito?
Por definição, é possível atribuir o cartão de crédito a uma espécie de empréstimo que oferece um determinado valor para realizar compras, efetuar pagamentos à vista ou parcelamentos. Os cartões facilitam a aquisição de produtos ou serviços que seriam muito difíceis de obter através de um cartão de débito.
Além disso, o crédito é enviado com todas as especificações de funcionamento e, inclusive, no ato de solicitação você está ciente sobre taxas, juros e anuidades. Também é informado sobre a possibilidade de parcelamentos caso você não consiga mais pagar pelo que deve, e que constam estes dados no contrato apresentado no ato de contratação.
Caso você não tenha conhecimento sobre nenhuma das informações mencionadas no documento, entre em contato imediato com a financeira escolhida. É direito do cliente ter acesso aos dados necessários para entender se esta é a opção correta e se os valores cobrados são adequados.
Entenda como funciona um cartão de crédito
Compreender como funciona um cartão de crédito, permitirá que você faça um bom uso do valor fornecido pela instituição financeira para comprar o que for de seu interesse.
Por se tratar de um tipo de empréstimo, é indispensável ter atenção quanto ao uso em excesso porque pode se transformar em uma dívida muito alta, de difícil liquidação e que pode prejudicar a sua rotina financeira.
Entenda a seguir pontos importantes desse tipo de crédito:
Bandeira do cartão
A bandeira do cartão representa a empresa que processa as transações feitas pelo seu banco, além de ser a responsável por definir as principais regras de utilização. Existem muitas opções hoje em dia, como Mastercard, Visa, Elo, Hipercard e Diners Club, porém as mais comuns no Brasil são as primeiras mencionadas.
Limite do cartão
O limite do cartão é o valor permitido que você tem para gastar em diversas lojas físicas ou digitais, podendo também parcelar e fazer saques. Esta é uma quantia pré-definida pela instituição financeira que você escolheu para solicitar o crédito e que pode sofrer variações, de acordo com o seu perfil e pontuação na Serasa.
Cartão virtual
Pelo aplicativo do seu banco, você consegue criar um cartão virtual antes mesmo do físico ser enviado e entregue em seu endereço. Deste modo, você pode fazer compras online ao fornecer as informações de número, nome completo, CVV e data de vencimento.
Por estas razões, analisar como funciona um cartão de crédito torna-se um verdadeiro benefício, pois você consegue usar todas as funcionalidades oferecidas pelo banco facilmente e sempre que quiser.
Anuidade
A anuidade é uma cobrança que vem acompanhada da fatura todos os meses e é uma taxa referente à manutenção da conta e cartão. Geralmente, ocorre o parcelamento em até 12x para não haver a necessidade de pagar valores elevados.
CVV
É um código de segurança presente na traseira de todos os cartões emitidos pelos bancos. É através destes números que você consegue confirmar uma compra feita no crédito em lojas online.
Vantagens e programa de pontos
Há vantagens oferecidas pela bandeira do cartão, que consiste em aumentar a garantia estendida de um produto, obter assistência médica emergencial no Brasil e para viagens.
Os pontos são adquiridos através de compras feitas no crédito e fornecidos após pagar o valor integral da fatura. Deste modo, você consegue coletá-los para usar na compra de um produto mais caro ou juntar para adquirir uma passagem de avião para qualquer região do Brasil.
Juros do rotativo
É cobrado sempre que o valor inteiro da fatura não for pago. Muitos bancos cobram valores abusivos aos consumidores que tinham dificuldades para pagar o boleto do mês correspondente e começavam a entrar em dívidas.
Mas, qual a diferença entre cartão de crédito e débito?
O cartão de crédito pré-aprovado é um limite para ser usado mensalmente, enquanto o de débito usa somente os valores disponíveis em sua conta-corrente. Ou seja, com o saldo disponível você pode fazer pagamentos de boletos de água, luz, telefone, internet, imposto ou aluguel e IPVA, caso tenha um carro, e muito mais.
Além disso, o limite que consta no cartão de débito é a renda que você recebe todos os meses através de seu trabalho. Conforme você for usando, ocorre a redução até chegar em total 0, que pode ativar o seu cheque-especial, que também funciona como um empréstimo, mas é indicado usar apenas em último caso.
Como fazer um cartão de crédito?
De maneira online, baixe o aplicativo da instituição de interesse, abra-o e faça seu cadastro com as informações pessoais solicitadas. Tire uma selfie para garantir que é você mesmo pedindo o cartão e envie as fotos de frente-verso do seu documento com foto oficial, pois precisa passar por análise e validação.
Ao concluir este processo, você deverá aguardar o prazo determinado pela instituição para saber se houve aprovação e, assim, prosseguir às próximas etapas de cadastro e verificação contratual.
Recomendamos que você veja a nossa seleção com os melhores cartões de crédito do mercado para encontrar com mais facilidade a opção que se adéqua ao que você precisa!
Outra alternativa, é entrar em contato com a instituição financeira pelos seus canais de comunicação e solicitar atendimento para essa finalidade. Após é seguir as orientações para fazer o pedido do cartão.
Como pagar uma fatura de cartão de crédito?
É possível fazer de modo online, pelo aplicativo do cartão ou banco. É só selecionar a fatura pendente, verificar a quantia cobrada e escolher a forma de pagamento, seja por débito em conta, pix ou boleto. A partir daí, é só realizar o pagamento e pronto.
Pode-se também entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o boleto, seja em seus canais de comunicação, como o telefone ou numa agência física.
O que quer dizer “Melhor data de compra”?
O melhor dia de compra ocorre após o fechamento da fatura. Analisar como funciona um cartão de crédito possibilitará que o uso aconteça corretamente e que você não precise lidar com cobranças extras no mesmo mês que fez uma compra. Por este motivo, é importante aguardar o fechamento da fatura para não pesá-la e atrapalhá-la no processo de pagamento.
Por mais que esta modalidade de empréstimo seja muito comum no Brasil, é normal não saber como funciona um cartão de crédito corretamente. É interessante usar todos os benefícios oferecidos pela instituição financeira, desde os programas de pontos, até as vantagens da bandeira, que podem várias. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!