Hoje em dia, com a popularização da internet, muitas das estratégias de marketing usadas por empresas de todos os tamanhos são concentradas no mundo online. Nesse contexto, o grande objetivo dessas estratégias é fazer com que cada vez mais clientes sejam capazes de encontrar a página online da empresa e, por isso, saber como gerar tráfego para loja virtual é um dos assuntos mais importantes no dia de hoje. Assim, se você deseja saber como fazer isso e quais são as principais técnicas utilizadas por especialistas da área, confira o artigo abaixo!
O que é tráfego?
O tráfego online nada mais é do que a quantidade de pessoas que visitam a sua página (ou da sua loja) na internet. Correlacionado ao Marketing Digital, falamos em tráfego para abordar as diferentes estratégias usadas para atrair mais visitantes para uma determinada loja virtual. Nesse contexto, é muito importante que você saiba como gerar tráfego para a loja virtual.
Isso porque, atualmente, falamos em dois tipos de tráfego: o tráfego pago e o tráfego orgânico e os dois são extremamente importantes e precisam ser levados em consideração na hora de montar a estratégia da sua loja. Dessa maneira, separamos neste artigo algumas das principais estratégias que são usadas atualmente para você conseguir maior engajamento na sua página.
Como gerar tráfego para loja virtual?
Responder a essa pergunta de como gerar tráfego para loja virtual nem sempre é uma tarefa fácil, pois, para as estratégias de marketing que tem essa finalidade darem certo, elas precisam ser estudadas para atender as necessidades de uma empresa. Nesse contexto, antes de qualquer coisa, é muito importante que você conheça muito bem o seu negócio e a página que você possui.
Dessa maneira, abaixo, separamos algumas dicas que você pode utilizar com esse propósito:
Conheça o seu público
Para atrair um maior número de pessoas para a sua página na Web, antes de mais nada, você precisa entender quem são essas pessoas. Isso porque é preciso desenvolver estratégias que façam com que o seu público de interesse procure pela sua página (e goste do que encontra). Por exemplo, se você tem uma loja de artigos de beleza feminino que custam um pouco acima da média, então o seu público alvo pode ser de mulheres na casa dos 30 anos de idade que possuem vida financeira estável e gostam de autocuidado. Assim, você pode criar estratégias para atrair esse grupo ao invés de ficar atirando no desconhecido.
Aposte na produção de conteúdo
Por mais que você tenha um bom serviço e ofereça produtos bons e com preço justo, o que vai atrair mais gente para a página da sua loja são os conteúdos que você posta no dia a dia. Isso porque, continuando com o exemplo da loja de artigos de beleza feminino, suponhamos que você passe a postar informações sobre conteúdos de beleza, auto cuidado, coluna de opinião sobre um assunto relevante e coisas do tipo, as pessoas que se interessam por esse tipo de conteúdo vão passar a acompanhar a sua página e, assim, as chances de essa pessoa se tornar cliente são ainda maiores.
Não esqueça de usar o SEO ao seu favor
O SEO nada mais é do que Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), ou seja, são técnicas usadas para que as pessoas possam encontrar os seus posts e o seu site quando pesquisarem por determinadas palavras chaves no Google (ou em outros mecanismos de busca). Nesse contexto, apostar no SEO é muito importante, pois não adianta nada ter milhares de posts em sua página da Web se os internautas não forem capazes de encontrá-las. Além do mais, um site que aparece em primeiro lugar nos mecanismos de busca é tido como confiável e recorrente.
Aposte no SEM
Muito além de atrair muita gente para o seu site através dos mecanismos de tráfego, você precisa ter como atrair as pessoas certas, ou seja, as pessoas que possivelmente vão se converter em clientes para o seu negócio.
Nesse contexto, o SEM (que em tradução livre significa Marketing em Mecanismos de Busca) pode te auxiliar a fazer isso, pois, além de incluir a otimização para dispositivos de buscas, envolve também links patrocinados. Ou seja, todas as vezes que o cliente procurar por alguma palavra-chave específica, antes de aparecer os resultados orgânicos do Google, a empresa coloca alguns “resultados pagos” (o famoso tráfego pago). Assim, você vai ter o seu site aparecendo no topo todas às vezes que algum possível cliente pesquisar por alguma palavra-chave em específica (por exemplo, caso você venda um receptor do tipo Athomics Inspire Qi, ao usar essa técnica, o cliente que pesquisar por “onde comprar um receptor de TV ou coisas do tipo, o seu anúncio vai ser o primeiro que ele verá no Google ou em buscadores semelhantes).
Invista em Design
Por fim, o design é uma das partes mais importantes de um site. Se você deseja ter tráfego no seu site, você precisa investir em ferramentas de pesquisa, conteúdo, entre outras coisas. Porém, se você deseja ter tráfego e ainda quer converter os internautas que encontram o seu site em clientes para a sua loja, você precisa investir bastante no design do seu site.
Isso porque as pessoas, especialmente hoje em dia, período em que acontecem diversos golpes online, ficam com receio de fazer compras onde não conhecem. Nesse contexto, um site bem feito, com textos de português gramaticalmente corretos, com imagens que possuam uma boa resolução de qualidade, com links organizados, entre outras coisas, podem ser o grande diferencial para que as pessoas passem a acreditar no seu negócio como sendo algo que é digno de confiança e, assim, façam negócios com você;
Tenha uma ferramenta chamada paleta de cores, onde você conseguirá mudar o layout e criar uma identidade visual da sua marca por meio das cores.
Considerações Finais:
De uma forma geral, trouxemos neste artigo as principais técnicas utilizadas para criar tráfego para o site da sua loja virtual. Nesse contexto, é muito importante que você, antes de adotar qualquer uma delas, estude como é a melhor forma de aplicá-la na sua realidade, pois, assim, as chances de a técnica conseguir ter sucesso serão bem maiores e você poderá obter mais lucros.
Veja também: Tráfego para e-commerce: O que é e como funciona