Um dos pontos mais relevantes, que precisa ser levado em consideração, ao criar uma landing page é a experiência do usuário. É necessário saber que cada consumidor possui um perfil diferente e, portanto, necessidades completamente distintas. Ao divulgar um produto ou serviço, ambas as informações precisam ser observadas.
É por meio do UX que esse tipo de dado é observado e aplicado. Assim, visitantes e clientes com perfis semelhantes poderão ser agrupados e tornar o trabalho de marketing um pouco mais fácil do que o esperado. Confira, neste artigo, como fazer com que a experiência dos usuários seja melhor na sua página.
O que é UX?
O UX, também conhecido como UX Design, faz referência a todo e qualquer ponto de interação que funcione entre os serviços e produtos de uma determinada empresa até que cheguem ao seu usuário final. É dever dessa área fazer com que o usuário esteja no centro de toda e qualquer operação, sendo levado como figura máxima para o desenvolvimento.
O profissional responsável por essa área dentro de uma empresa deve levar em consideração a necessidade de aprender com os usuários, entendendo suas dores, levando em conta as suas opiniões e, também, descobrindo quais estratégias podem ou não funcionar em um determinado caso.
Ao longo desse processo, uma série de insights será gerada, permitindo que haja a criação de uma experiência cada vez mais relevante. Quando o UX é aplicado de forma correta em uma landing page de vendas, as chances de conversão acabam crescendo de maneira exponencial e garantindo resultados impressionantes.
Por que o UX é relevante para a sua landing page?
Antes de seguir para as dicas para landing page, é importante lembrar que o UX Design, quando aplicado a esse tipo de página, possibilita a articulação de um valor que é essencial para um determinado produto ou serviço, gerando uma maior quantidade de insights e entendendo, de modo ágil e eficaz, o pensamento do consumidor principal.
Dessa maneira, quando o serviço é realizado de maneira correta, a página pode conseguir uma maior quantidade de conversões, além de fazer com que haja uma divulgação orgânica por parte dos usuários que já acessaram previamente essa página de entrada. Sendo assim, a união entre UX e landing page é relevante e indispensável.
Dicas para melhorar a experiência dos usuários
Assim como já foi mencionado, a experiência dos usuários é de extrema importância para qualquer tipo de empresa ou página. Por isso, confira, logo abaixo, as principais dicas para permitir que os seus visitantes tenham uma boa lembrança da página que acessaram e retornem mais vezes.
Gere uma conexão
O ponto inicial para garantir que uma landing page, pautada em UX Design, obtenha sucesso é criando uma conexão. A experiência deve estar voltada para a essência humana, tomando como base as suas necessidades, dores e preferências. Por isso, a empresa deve estar focada neste quesito.
O usuário deseja ser compreendido pela empresa na qual escolheu investir, sendo necessário mostrar que o seu problema será solucionado ao adquirir algum produto, serviço ou, até mesmo, acompanhar as matérias do blog daquele site em específico. Assim, ele recomendará o conteúdo para mais pessoas, gerando um tráfego orgânico.
O ideal é que a landing page tenha um foco mais humano, com frases que tragam acolhimento para os seus visitantes. É necessário alinhar os objetivos da empresa com os serviços oferecidos para garantir coesão, coerência e, também, para permitir que os usuários se sintam representados pelo que é mostrado na página.
Deixe as distrações de lado
Diferente de uma página de blog ou de uma página de compras on-line, uma landing page tem como objetivo central direcionar os seus visitantes para um objetivo direto e simples, geralmente os induzindo a clicar em um determinado botão ou a realizar alguma ação expressa pela frase presente na página.
Sendo assim, quanto maior o número de distrações, mais distante o visitante estará de seu objetivo. Pensando nisso, o ideal é que os idealizadores da página consigam evitar qualquer coisa que não seja relevante para o consumidor. O foco deverá ser em apenas um CTA, o que exigirá a concentração de todas as informações apenas nele.
Comece a produzir vídeos
Os vídeos têm se tornado cada vez mais relevantes para monetizar conteúdos na internet. Por isso, fique atento às suas produções e traga informações úteis para os seus clientes, especialmente porque a maioria prefere assistir do que ler, levando em consideração a falta de tempo gerada pela rotina de trabalho dos usuários da internet.
É importante que o vídeo produzido não seja muito longo, mas que contenha todas as informações necessárias para que os usuários entendam do que aquela página se trata, quais os benefícios de adquirir o produto ou serviço exposto e, também, do porquê de poder confiar na empresa.
Aproveite o poder dos botões de CTA
Todos os visitantes estão de olho no CTA proposto pela sua página. E agora? Está na hora de tomar cuidado com as suas próximas decisões. É preciso investir em cores contrastantes e, também, em mensagens com sentido completo, personalizadas de acordo com a proposta da empresa, do produto e do serviço.
A prática mais efetiva das landing pages é, sem dúvida alguma, a escolha de cores do botão. Isso fará com que as conversões sejam geradas automaticamente. Neste ponto, um botão flutuante deverá entrar em cena, permitindo que os visitantes sejam acompanhados por ele enquanto rolam a tela.
Use sugestões visuais
As sugestões visuais também são muito importantes no processo de construção de uma landing page. Com foco no que os usuários veem, é possível induzi-los às compras e, também, à cessão de informações relevantes, como seu número para contato e, especialmente, o seu e-mail.
As sugestões visuais deverão apontar diretamente para o CTA da página, no local onde o visitante deverá realizar alguma ação em específico. Esses elementos gráficos precisarão ser fortes o suficiente para causar uma sensação de persuasão, além de evitar que o visitante fique confuso sobre o que deverá fazer.
Adicione um espaço em branco
Por fim, uma dica indispensável: adicione um espaço em branco em sua página. Isso irá fortalecer a experiência do usuário, permitindo que ele não se sinta desconfortável ou atingido por uma possível poluição visual. Então, modere no uso de símbolos e adicione apenas as informações relevantes.
Depois de descobrir todas essas dicas a respeito de como melhorar a sua landing page utilizando a experiência do usuário a seu favor, faça as modificações necessárias e garanta conversões poderosas.