A gestão de clínica é fundamental para a evolução do seu negócio, afinal, somente dessa forma será possível oferecer um atendimento qualificado para o seu cliente e aumentar seu nível de satisfação.
Desse modo, hoje falaremos sobre a importância da gestão de clínica, além de darmos 6 dicas que te ajudarão a melhorar esse procedimento no seu consultório.
Por que é importante ter uma boa gestão de clínica?
A princípio, quando falamos em gestão, estamos nos referindo a ação de gerenciar pessoas e etapas com o intuito de se chegar a um objetivo. Em outras palavras, o gestor é o responsável por guiar todo esse processo para que no final a empresa consiga atingir as metas alcançadas.
O mesmo se repete nos consultórios, já que sem uma boa gestão de clínica você não consegue saber o que precisa ser feito para melhorar a experiência dos seus pacientes, nem mesmo estabelecer metas de desenvolvimento e expansão do seu negócio.
Em suma, sem uma gestão de clínica adequada, fica impossível saber se os serviços oferecidos no seu consultório são melhores que o da concorrência ou se de fato eles atendem às necessidades do seu público.
No próximo tópico, separamos 6 dicas essenciais para você aprimorar a gestão de clínica e ao mesmo tempo conseguir gerar vantagem competitiva no mercado.
6 passos para melhorar a gestão de clínica
1. Gestão de pessoas
Como gestor, é muito importante que você procure manter seus funcionários engajados e motivados na maior parte do tempo. Isso significa adotar medidas pontuais que os encorajem a manter a qualidade do serviço prestado e vestir a camisa da empresa nos momentos de dificuldade.
Para te ajudar nesse processo, destacamos alguns aspectos que você precisa levar em consideração ao gerir seus colaboradores:
- Feedbacks: Lembre-se de orientar seu time sempre que necessário, e também de elogiá-los quando estiverem performando acima do esperado.
- Comunicação: Invista em ferramentas de comunicação que te ajudem a eliminar objeções e ruídos internos.
- Criação: estimule seus funcionários a trazerem novas ideias e a fazerem parte da etapa de criação e desenvolvimento do seu consultório.
2. Tecnologia
Como se sabe, a tecnologia trouxe melhorias para as clínicas em diversas areas, passando pelos setores administrativos, gerenciais e assistenciais. Entretanto, ainda hoje é bastante comum vermos instituições de saúde utilizando equipamentos ultrapassados e que prejudicam a experiência do paciente.
Dessa forma, trazer novas tecnologias para a sua clínica e aderir a novos métodos de trabalho pode fazer toda a diferença. Um exemplo disso é a adoção do laudo à distância, que além da redução de custos ainda emite o laudo do paciente com muito mais rapidez.
3. Marketing especializado
Atualmente, encontrar uma Agência de Marketing Médico disponível no mercado não é uma tarefa complicada. Em síntese, essas agências são capazes de aumentar a presença da sua clínica no mundo digital e atrair novos leads qualificados com mais eficiência.
Porém, lembre-se de pesquisar por agências que possuam conhecimento nesse setor. Isso porque nem toda agência estará apta a realizar esse tipo de serviço, sendo necessário contratar profissionais do marketing que possuam conhecimento na área médica.
4. Software de gestão
Um software de gestão de clínica ajuda a sua empresa a realizar cada etapa do trabalho de maneira simples e automatizada, além de recolher todos os dados importantes e juntá-los em um único lugar.
O software de gestão de clínica também irá facilitar o atendimento dos pacientes e o agendamento de consultas, já que todas as informações necessárias estarão disponíveis a poucos cliques e em um painel altamente interativo e fácil de usar.
5. Treine seus colaboradores
Conforme já falamos nesse artigo, manter seus colaboradores engajados é muito importante para que a sua clínica alcance o sucesso desejado. Porém, para que seu time esteja apto a exercer suas funções com excelência, é preciso que você providencie cursos e treinamentos de acordo com cada setor.
Por exemplo, caso sua clínica tenha uma recepcionista, invista em cursos desse tipo para aprimorar a forma com que ela atende seus pacientes. O mesmo vale para as outras áreas da sua clínica que necessitem de treinamentos específicos.
6. Esteja de olho na satisfação do seu paciente
Mesmo que tudo esteja correndo bem no seu consultório, com seus funcionários trabalhando corretamente e o número de visitas crescendo cada vez mais, ainda assim, é necessário estar atento ao nível de satisfação do seu paciente.
Veja que, por vezes, o tipo de atendimento fornecido pode funcionar muito bem, embora não seja o mais adequado ao gosto do seu paciente. Desse modo, para solucionar esse problema e melhorar alguns aspectos importantes, adote ferramentas que avaliam o quão satisfeito seu público está com os serviços prestados.
Dentre as ferramentas mais famosas, podemos citar o Net Promoter Score (NPS), Churn Rate, Customer Satisfaction Score, entre outras.