O uso de imagens de satélite de alta resolução grátis na agricultura no Brasil passou a ser amplamente utilizado nas regiões sul e sudeste do país nos últimos dez anos. Desde 2019, muitas empresas de agro-tecnologia tornaram a tecnologia ainda mais acessível aos consultores e produtores, de modo que foi possível utilizar imagens de satélite em todo o Brasil, o que coincidiu com uma melhoria na qualidade da tecnologia.
Os dados de observação da Terra são extremamente importantes para a agricultura, em diferentes níveis, desde o estado até o bairro individual. As imagens de satélite com alta resolução fornecem todas as perspectivas das áreas agrícolas.
Através de imagens de satélite de alta resolução espacial, os cientistas podem determinar a umidade, o movimento do solo e as mudanças nas superfícies, as infestações por insetos, a saúde das plantas, as redes de drenagem, e também mostram áreas problemáticas com inundações e secas.
Transição Para Agricultura De Precisão
A captura de imagens de satélite de alta resolução gratuitas do espaço é em si uma ferramenta extremamente útil, mas se nós combinamos os dados de satélite com pontos de monitoramento terrestres, podemos obter modelos precisos do que está acontecendo em todo o setor agrícola. Este processo é chamado de sensoriamento remoto.
Com o desenvolvimento da tecnologia moderna, o processo está constantemente melhorando e as técnicas de sensoriamento remoto estão crescendo rapidamente. O sensoriamento remoto é usado em muitas aplicações diferentes, especialmente útil para agricultura de precisão no gerenciamento de fazendas. Assim, é mais fácil para o agricultor calcular a taxa de fertilizantes ou a quantidade ideal de irrigação para a área.
O uso destes métodos permite aos produtores agrícolas de todo o Brasil alocar insumos escassos ou caros de forma mais precisa e inteligente e, ao mesmo tempo, priorizar e maximizar os lucros.
Exemplos De Aplicações De Sensoriamento Remoto Em Agricultura De Precisão
Previsão Do Tempo
Todos os envolvidos na agricultura precisam de dados climáticos e meteorológicos. Os agricultores tomam decisões de gestão de culturas, eles planejam a irrigação de forma sensata e econômica. Os dados via satélite ajudam a se preparar para desastres naturais.
Usando o sensoriamento remoto em agricultura de precisão, a cobertura espacial pode ser realizada para prever com sucesso as próximas condições climáticas. O agricultor não só recebe previsões precisas para atender suas necessidades, mas também recebe previsões de produtividade de safras e será capaz de reduzir custos indesejados.
Avaliação Do Estado Das Colheitas
O uso de sensoriamento remoto para avaliar o estado das plantas é indispensável na agricultura. O estresse nas plantas pode ser detectado por meio de tais técnicas de sensoriamento remoto. Através de uma variedade de índices e de mudanças fisiológicas, observamos as alterações causadas pelo estresse nas plantas.
Os agricultores precisam monitorar regularmente o crescimento das plantas a fim de tomar as medidas apropriadas. Com um conjunto de dados, empresas e indivíduos envolvidos na agricultura determinam se um fator de estresse pode afetar a produção e até que ponto.
O crescimento e as fases de desenvolvimento das culturas são afetados por vários fatores, desde a umidade do solo, data de plantio ou data da semente, temperatura do ar, até mesmo a duração do dia. Todas as condições e produtividade das plantas em crescimento são afetadas por esses fatores.
As altas temperaturas podem afetar negativamente a produção da cultura durante a polinização e, conhecendo as condições climáticas exatas, os agricultores podem prever as etapas da polinização.
A seca não só reduz a renda dos produtores, mas em períodos difíceis de crise, as pessoas podem ficar sem alimentos, pois a terra torna-se imprópria para o crescimento do gado ou das plantas, e também leva a uma incapacidade de cultivar a terra.
O monitoramento da seca utilizando imagens de satélite com alta resolução tem sido amplamente utilizado. Para determinar a seca agrícola são usados muitos índices de vegetação, como coeficientes de reflexão, NDVI, PVI, índices de vegetação convertidos.
Gestão Da Água De Irrigação
Ao utilizar a tecnologia de irrigação por taxa variável, os dados de sensoriamento remoto podem ajudar a identificar mudanças no campo, assim como usar a água eficientemente.
O estresse hídrico causado por condições excessivamente úmidas e secas pode ser reduzido através do uso de irrigação a taxas variáveis. É claro que esta situação garante rendimentos uniformemente altos em todo o campo e o agricultor poderá reduzir as perdas de água e nutrientes.
Há numerosos indicadores e abordagens para o gerenciamento preciso da água usando sensoriamento óptico, térmico e de microondas. Certamente um mapa da umidade e temperatura do solo usando um sistema de assimilação de dados de terra de alta resolução como uma ferramenta computacional já está disponível e há muito tempo foi desenvolvido.
O objetivo do cálculo é fornecer umidade e temperatura do solo com uma resolução espacial de 1 km em tempo real em quatro profundidades de solo e zonas radiculares de vegetação. Todas as etapas no desenvolvimento da detecção remota desempenham um papel importante na compreensão das características do solo de cultivo.
Todas as informações obtidas em combinação com GPS proporcionarão excelentes resultados, que serão muito úteis na agricultura de precisão.
Batedor De Culturas Para Detecção De Doenças
O método tradicional de reconhecimento de culturas exige muito esforço e tempo e visa encontrar, em poucos lugares, folhas danificadas, coletar insetos ou contar ervas daninhas. É difícil, usando esta abordagem, determinar a causa e a extensão do problema. As desvantagens não são apenas um grande desperdício de tempo, mas também que o agricultor pode simplesmente perder áreas do campo que requerem tratamento.
A detecção remota é o uso de dados terrestres, aéreos ou espaciais. Estes dados ajudam a detectar pragas e doenças, estresse vegetal e muito mais. Em geral, plantas saudáveis dão maior refletividade no infravermelho próximo e menor refletividade na região visível, enquanto o oposto é verdadeiro para plantas infestadas. O sensoriamento remoto facilita muito o controle oportuno de várias pragas.