Você sabe como preencher um currículo corretamente? Para entrar no mercado de trabalho, mandar bem nesse documento é fundamental. Leia nosso texto e se prepare!
Entrar no mercado de trabalho é um grande desafio porque, além de muitas vezes contarmos com poucas oportunidades, a concorrência também é grande. Para conseguir uma boa vaga, é fundamental mostrar um perfil interessante. Para isso, fica uma grande pergunta: como preencher um currículo corretamente?
O currículo é o documento que faz um intermédio entre o candidato e o recrutador, portanto, ele é importantíssimo para conseguir um emprego. Confira a seguir o que deve conter nele, além de dicas de como deixá-lo mais atrativo.
Qual a importância de um currículo bem preenchido?
Se a primeira impressão é o que fica, ter um bom currículo é fundamental para o mercado — afinal, é aqui que o candidato terá seu primeiro contato com a empresa. É nesse momento que você poderá falar de suas qualidades, se destacando dos demais e ganhando a chance de realizar uma entrevista.
O que deve conter em um currículo?
Apesar de caber algumas diferenças — e até mesmo um pouco de espaço para inovar —, a estrutura do currículo é bem definida e conhecida. Mesmo sem um modelo obrigatório, alguns itens sempre estarão lá. Conheça quais são:
1. Dados pessoais
É o que identifica o profissional, além de indicar as formas de contato. Devem ser inseridos:
- nome completo;
- idade;
- endereço;
- telefones; e
- email.
Não é preciso indicar o RG e CPF, sendo importante pensar no que a empresa realmente precisa saber nesse primeiro contato. O endereço pode ir até o bairro ou a rua, não precisando indicar o número.
2. Objetivo profissional
Aqui você deve indicar o que você almeja, sendo o mais direto possível. Nem sempre será necessário inserir o objetivo e, quando for colocar, o ideal é colocar a vaga desejada, sem inventar nada abstrato.
3. Experiências
Nas experiências, é necessário falar sobre os empregos que você já teve que te ajudarão no cargo que está concorrendo. Para cada uma, é preciso indicar:
- nome da empresa;
- cargo;
- atividades desempenhadas;
- período; e
- resultados, se possível.
4. Formação
São as qualificações técnicas, como cursos superiores e técnicos, mesmo que ainda em andamento. Coloque o nome do curso, a instituição de ensino e o ano de formatura ou a sua previsão. Não é necessário falar do ensino médio, afinal, ele já é um pré-requisito para quem está na faculdade.
5. Habilidades
Por fim, conte outros diferenciais que te fazem a pessoa certa para a vaga! É hora de mostrar suas hard e soft skills, como idiomas, softwares, habilidades pessoais e interpessoais. Lembre-se de trazer aquilo que de fato é útil para o cargo.
10 dicas de como preencher um currículo corretamente
Agora que você já conhece o que deve ser apontado, é preciso saber como preencher um currículo corretamente. Para isso, trazemos a seguir 10 dicas para aperfeiçoá-lo. Confira quais são:
1. Mantenha o currículo bem estruturado
É fundamental que seu currículo seja atrativo e bem organizado, por isso, respeite uma estrutura para as informações. A ordem de alguns itens pode ser trocada, como experiências e formação, mas é importante que o recrutador ache de forma rápida aquilo que precisa.
2. Aproveite os modelos prontos
Você não precisa inventar a roda, que tal pegar um modelo pronto na internet e preencher com suas informações? A quantidade de opções é tão grande que é possível juntar o que há de melhor em cada um, criando o seu de uma forma mais adequada.
3. Seja objetivo
Com a quantidade de documentos recebidos, a análise da empresa sobre os currículos precisa ser rápida, muitas vezes até mesmo superficial. Não faça muitos rodeios porque você correrá o risco de ter o currículo descartado, mesmo com um perfil bom. Além de ajudar no trabalho do recrutador, a objetividade é uma das melhores habilidades profissionais.
4. Organize em tópicos
Ainda para deixar a leitura mais rápida, a ideia é sempre apresentar as informações em tópicos. Seu documento se torna mais dinâmico, deixando o entendimento mais claro. Evite trabalhar com parágrafos longos, nos quais as informações podem ser perdidas.
5. Não deixe o currículo muito extenso
Além de ser direto no que irá colocar, é preciso não exagerar no tamanho do currículo, mesmo que ele indique diversos itens. O ideal é trabalhar com uma ou duas páginas, ficando atento para não exagerar na informação e nem deixá-la incompleta, lembrando que o recrutador precisa ler e entender o que você quer passar.
6. Inclua as melhores informações para a vaga
Se você não pode colocar tudo, como escolher o que entrará no seu currículo? É simples, aponte aquilo que é relevante para a vaga desejada, seja nas experiências, nos objetivos, na formação ou nas habilidades. Se você for tentar vagas em áreas diferentes, mantenha um documento com todas as informações e prepare um currículo específico para atender às demandas de cada oportunidade.
7. Utilize o LinkedIn e outros sites de emprego
Com a internet, fica cada vez mais comum participar de processos seletivos por meio de sites específicos. É interessante, nesses casos, deixar esses currículos sempre completos. O LinkedIn também é uma ótima alternativa, pois também é uma rede social ótima para construir network.
8. Compense o que falta com outras expertises
Para quem ainda está na graduação e/ou nunca trabalhou, é normal ficar inseguro com a concorrência. Se te falta algo, é fundamental compensar com outras qualidade. No caso de não ter experiências formais, insira atividades práticas na faculdade ou voluntárias que sejam relevantes.
9. Deixe atualizado
É importante estar sempre atento às oportunidades, não podendo perder tempo. Seu currículo precisa estar com as informações atualizadas, principalmente se estiver disponível na internet. Confira se a idade, o endereço e as formas de contatos estão corretos, além de sempre incluir experiências e habilidades novas.
10. Não minta
Seja sempre sincero no currículo, você precisa se apresentar da melhor forma possível. Os recrutadores são pessoas treinadas, se você chegar em uma entrevista com um currículo com informações falsas, eles certamente descobrirão lá.