A reforma de um telhado é o grande problema de uma obra. Principalmente por dar muito trabalho, mas se você está reformando sua casa, certamente se deparou com a pergunta: Será que compensa eu reparar ou reformar meu telhado?
Se você for fazer uma análise preventiva em seu telhado, e constatar graves problemas, opte por reformar completamente o seu telhado. Isso vai te ajudar a não ter problemas futuros com vazamentos e infiltrações.
Como reformar telhado gastando pouco?
Se você reformou a parte interna de sua casa e não quer ter problemas com danos ao seu acabamento interno, é necessário que você reforme seu telhado.
Nesta matéria citamos 5 dicas para você reformar seu telhado.
1 – Contrate uma empresa especializada
Se quer fazer um bom serviço em sua casa de reforma, é essencial que você contrate uma empresa especializada em reforma de telhados. Porém, atente-se para os seguintes pontos e verificar se ele possui os seguintes itens:
- Todos os Funcionários Registrados;
- A NR 34 e se os funcionários têm curso de trabalho em altura;
- Verificar se todos os funcionários passam por exames específicos de trabalho em altura;
- Portfólio de outras obras já executadas.
Algumas pessoas se perguntam o porquê verificar essas coisas, mas esquecem que caso ocorra algum problema com um profissional em sua residência, a pessoa é corresponsável pela vida deles. Sendo assim, fique atento e contrate uma equipe especializada para não ter de responder na justiça por acidentes.
2 – Contrate um engenheiro
Poucas pessoas optam por este ponto, mas é o ideal, antes de iniciar a sua reforma ou a reforma do telhado da sua casa. Procure um engenheiro de conhecimento para analisar a sua situação atual e especificar o cronograma de reforma do seu telhado.
3 – Troque as telhas
Verifique com o engenheiro se as telhas atuais precisam ser trocadas, ou se a estrutura atual suporta a substituição das atuais por telhas de aço termoacústicas, as famosas telhas sanduíche. Elas eram usadas só em grandes obras, mas hoje caiu no gosto do povo.
Este tipo de telha está sendo muito usada em casas por proporcionarem isolamento acústico, térmico e por necessitarem de pouca manutenção. Por terem uma camada no meio feita de isopor, ela acaba proporcionando isso para o seu imóvel.
4 – Troque calhas
Muitas pessoas acabam cometendo esse erro, e trocam apenas a madeira para telhado e as telhas durante a reforma. E não verificam o estado das calhas e rufos. Estes dois são essenciais para o bom funcionamento do telhado por longo prazo.
Procure trocar elas e dimensionar elas bem, possibilitando que elas sejam o captador de água do telhado e encaminhar corretamente para os locais de esgoto ou reaproveitamento de água da chuva. Os rufos devem ficar bem dimensionados para evitar infiltrações entre as paredes de alvenaria e telhas que forem instaladas em seu telhado.
5 – Sistema de captação de água da chuva
Se você está com uma pegada mais ambiental, poderá aproveitar o momento de reforma do seu telhado e instalar um sistema de captação de água de chuva. Se você fizer um desvio no seu telhado poderá armazenar esta água captada e uma cisterna.
Você poderá utilizar esta água para regar seu jardim, lavar seu carro ou o piso de sua garagem. Além de possibilitar a redução da sua conta de água, trará ótimos benefícios sustentáveis para sua vida, pois é um dos primeiros passos para integrá-la à natureza. Atualmente é bem rápido para se fazer a instalação de cisternas verticais, e não necessita-se de grandes investimentos.
Como funciona a subrecobertura de telhas ecológicas?
Atualmente, quando se reforma um telhado aproveita-se a pegada verde para utilizar telhas ecológicas em sobrecoberturas. Ele é instalado sobre o material antigo e assim a estrutura é totalmente aproveitada e diminui o custo total da obra além de proporcionar excelentes resultados em termos de design.
Como usar sobrecobertura para reformar o telhado?
Atualmente ela é muito utilizada para resolver problemas em fissuras e rachaduras, pois estas provocam infiltrações e goteiras. A troca total do telhado pode ser desgastante e cara, além de gerar uma grande quantidade de entulho a ser descartado.
As sobrecoberturas podem ser utilizadas para baratear os seus custos, com telhas ecológicas, por serem mais eficientes e práticas. Se você precisa remodelar uma cobertura de telhas onduladas por exemplo, e não quer ter um inconveniente com despesas altas, poderá utilizar ela para acelerar a reforma do seu telhado e deixar a obra completa.