Saber como se vestir para uma entrevista de emprego pode fazer toda diferença durante o processo.
Isso porque as roupas que utilizamos falam muito sobre nós, sendo um verdadeiro cartão de visita.
Com base nesse fato, fica a indagação: qual a primeira impressão que você deseja passar ao empregador? Em processos seletivos, casos em que o tempo geralmente é limitado, qualquer oportunidade de dedicar-se a uma boa marca pessoal pode ser bastante valiosa.
Como se vestir para uma entrevista de emprego?
Pensando em te ajudar no processo seletivo que pode ser decisivo na sua carreira, organizamos 5 dicas para auxiliar na escolha das melhores roupas e acessórios. Veja!
1. Conheça a empresa
Antes de tudo, estude sobre o dress code da empresa. Para quem não sabe, isso se trata de um código de vestimenta, ou seja, uma relação que engloba itens de vestuário que são indicados e os que não podem ser utilizados – ou precisam ser evitados.
Imagine o seguinte: uma pessoa se candidatou para vaga de recepcionista em três empresas distintas. Uma delas é uma agência, a outra um escritório de contabilidade e a última um laboratório de exames.
Por diversas razões, cada uma delas conta com um dress code totalmente diferente da outra, mesmo sendo a mesma vaga.
Por exemplo, se você vai comparecer em uma entrevista para uma vagas de emprego em ribeirão preto, o ideal é estar bem informado sobre a atuação da compania.
Ter conhecimento desta informação dará a oportunidade de se vestir de maneira mais adequada ao cotidiano das pessoas que já atuam naquele local, além de demonstrar que você buscou saber sobre a empresa tendo bastante atenção aos detalhes.
2. Pesquise sobre a vaga previamente
Uma única empresa pode possibilitar ajustes no dress code dependendo da vaga. Isso é normal, pensando que as vagas representam setores distintos e que funcionam de formas bastante específicas. É uma entrevista para vaga de estágio ou CLT? Qual é o grau de conhecimento?
Procure saber também sobre o cotidiano da vaga. É normal que setores que atuam com atendimento ao cliente demandam uma atenção maior aos detalhes: a empresa pode sugerir que quem tem cabelo grande deixe ele preso, por exemplo.
Em contrapartida, se o profissional não precisar ter contato diariamente com o público externo, esse aspecto pode nem ser levado em conta.
3. Adéque a roupa ao seu estilo
Caso você perceba que a empresa em que está fazendo o processo seletivo tem um código de vestimenta totalmente diferente do seu estilo, não se preocupe.
Isso é normal, afinal de contas, somos seres humanos com gostos e individualidades que diversas vezes não se encaixam em padrões corporativos.
O interessante é que sempre somos capazes de adaptar esses padrões ao estilo pessoal – seja utilizando algum sapato, acessório, prendendo o cabelo de maneira que fique sua cara etc. Deixe a sua criatividade fluir!
Esse aspecto pode promover uma boa impressão no momento da entrevista, pois isso irá te diferenciar dos demais candidatos e mostra um lado pessoal interessante para o empregador.
É muito importante compreender esse processo de como se vestir para um processo seletivo como algo leve.
É comum ter esse tipo de ajuste, afinal de contas, cada local é único e conta com suas próprias regras.
Mas é fundamental achar um bom equilíbrio para que você não se sinta desconfortável.
4. Não utilize roupas chamativas
Tentar chamar atenção pode sair muito caro. Por esse motivo, evite utilizar peças que tenham muita informação: texturas exageradas, brilhos, estampas casuais ao extremo. Cores vibrantes também não são indicadas.
Sabe aqueles estilos de roupa que você utilizaria em um aniversário, jantar ou momento de lazer em geral? Evite-as. São ocasiões distintas e que demandam por vestimentas diferentes.
A ideia em um processo seletivo é apostar em tons mais neutros e não deixar brecha para chamar atenção do empregador de forma negativa.
5. Prefira peças de roupas mais formais
Ao nos referirmos sobre as roupas formais, não necessariamente estamos falando para você se vestir de maneira “sem graça”.
É possível vestir-se formalmente, mas com bastante criatividade e alegria.
Para isso, evite utilizar roupas bem apertadas, com decores muito ousados, que deixem a parte do corpo bem aparente – bermudas em rapazes, por exemplo.